Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Margarida

margaridas (Small)

Esta flor, que ornamenta jardins e outros espaços. Devido às suas várias espécies com diversas cores, forma um efeito muito belo onde quer que seja plantada, do jardim a um simples vaso.

A margarida foi em tempos dedicada a Artemis, deusa das mulheres. “crysanthemum” é o seu nome que provém da raiz grega chrisos (dourado) e anthos (flor).

Esta flor é originária das regiões caucasiana e siberiana e pertence à família das “compostas”, onde se incluem também as camomilas. É uma das famílias mais importantes das plantas com flor, onde se incluem cerca de 25000 espécies.

Existem muitas espécies passando das margaridas em forma de cachos, às de bola e pompons. As margaridas encontram-se distribuídas por quase todo o globo, desde as selvas tropicais até às altas montanhas, sendo mais abundantes nas regiões áridas ou semiáridas, porque se adaptam bem a todos os espaços.

É uma planta perene e herbácea, de caules erguidos e folhas verde-escuro. A flor possui “capítulos” com um disco central.

As flores são masculinas e femininas, e agrupam-se em grande número num receptáculo comum protegido por “brácteas”.
sua época de floração é de Abril a Outubro, o que a torna especialmente apetecível para ornamentar diversos espaços.
A sementeira deve ser feita entre Maio e Junho, em terra vegetal.

Na medicina tradicional é utilizada como diurético, anti-espasmódico e tónico, em tratamentos da tosse e da asma.

As suas flores podem ser utilizadas em infusões, aliviando a tosse, e pode fervê-las com colhas de caules e adoçar com mel.
Pode ainda ser usada como loção para feridas, nódoas negras e problemas de pele.

trio-de-florzinhas

Aloe-vera

Origem geográfica: África do Norte, Ilhas Canárias e Cabo Verde.
Dimensão máxima
: Até 80 cm de altura e 60 cm de largura.
Folhagem
: Persistente.
Tipo de solo
: Bem drenado.
Clima
: A aloé vera é cultivada em muitas regiões do mundo. Nas regiões onde as temperaturas podem descer abaixo de 5°C no inverno, é melhor cultivar a aloe vera em vaso e em casa.
Exposição
:  Sol.
Crescimento
: Rápido
Características e utilizações: A Aloé vera acompanha o homem há mais de 5000 anos. Seja qual for a época e o lugar, as utilizações são muito variados e não mudaram ao longo dos tempos.

O homem sempre reconheceu na aloé vera propriedades benéficas a nivel digestivo, dermatológico, culinário e cosmético. Foi a partir de 1968, graças à descoberta de um farmacêutico do Texas Bill Coats, que a cultura da aloe vera conheceu um desenvolvimento importante, sendo hoje em dia cultivada em numerosas regiões do mundo.

A Aloe vera pode também ser utilizada como uma planta de casa decorativa. Não há dúvida de que vai conseguir encontrar em sua casa um local para colocar uma planta de porte erguido e escultural. Vai também aprender a extrair a polpa para o seu uso pessoal. Finalmente, a planta aloe vera é uma planta eficaz contra a poluição entre os quais contra o monóxido de carbono, o benzeno e o tolueno.

Como cultivar a aloe vera:

A aloe vera é uma planta suculenta, o que quer dizer uma planta gordurosa adaptada aos ambientes áridos.
Por isso é preciso ter em atenção a frequência das regas, não deixando que o solo fique demasiado húmido, sobretudo no inverno.
O solo deverá ser bem drenado para evitar que a água estagne ao nível das raízes.
Para a plantação em vaso, vamos ajustar o tamanho do vaso ao tamanho da planta. Um vaso ou um canteiro de 15 litros deve chegar. Se as temperaturas descerem abaixo de 5 ° C, deve colocar a sua planta dentro de casa numa varanda ou num lugar com bastante iluminação.

A Aloe vera precisa de muita luz. No entanto é melhor evitar colocá-la atrás de um vidro para evitar que as folhas se queimem.

jardineira

Daphne-odora

Origem geográfica: China.
Dimensão adulta: Altura até 1 metro 50, largura até 1 metro 50 .
Folhagem: Persistente.
Tipo de solo: Todos.
Clima: Resiste até – 8°C, não suporta o gelo, prefere os climas temperados e amenos.
Exposição: Sombra e semi-sombra.

Toxicidade: Todas as partes deste arbusto são tóxicas.

Características e utilizações: Arbusto muito interessante pela sua floração durante o Inverno, de Dezembro a Março.
As flores brancas e rosa são agradavelmente perfumadas.
A folhagem verde, com orla amarela, ornamenta perfeitamente pequenos e grandes jardins.
Soberbo arbusto em maciço, a daphne pode também plantar-se isolada.

corujinhas

peperomia caperata

Peperomia Caperata é uma das variedades mais populares de Peperomia. Origina-se da floresta tropical do Brasil. Esta planta pequena (não mais de 8 centímetros de altura) tem folhas espessa, enrugada de cor verde-escuras.

Suas hastes florais lembram rabos de rato e são cobertas com amarelo minúsculo flores brancas.

Cultura: A Peperomia caperata deve ser cultivada à sombra e não aprecia frio intenso. Regar a cada 8 a 10 dias, dependendo da a época do ano. As plantas devem ser adubadas duas vezes por mês no verão com um fertilizante equilibrado diluído em ½  de acordo com o recomendado no rótulo.

A planta não necessita ser transplantada para outro vaso a menos que se torne demasiada grande para o mesmo. Precisa de um solo poroso, pois precisa de muito ar em torno.
A compostagem adequado consiste em 3 partes de turfa, 1 parte barro e 1 parte de areia.

Propagação: Peperomia são propagadas por divisão ou por estacas de folhas. Cortes a folha com um pouco de caule, mergulhe no hormônio de enraizamento, em seguida coloque a folha e caule em adubo,molhe e cubra com um saco plástico. Retire o saco plástico, de vez em quando para evitar que as folhas entre em decomposição.
Novas mudinhas começarão a partir da base das folhas.

barrinha de tulipas (Small)