Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




paisagismo
O paisagismo é a arte de desenhar um espaço verde. Veja os  elementos básicos do paisagismo e transforme o seu jardim em um espaço harmônico.

Arquitetura:
O principal elemento sobre o qual se desenha qualquer jardim é a arquitetura ou a estrutura. Para isso, avalie as características do terreno (lombadas, declives, escadas, caminhos, muros, etc.). Faça um esboço detalhando estes elementos e escolha espécies de plantas cujas características combinem com eles (plantas altas, pequenas, arbustivas, maciços, etc.)

Combinação de cores:
Pinte os espaços do esboço com cores harmonizando o conjunto. Depois, procure espécies com as características que você definiu no passo anterior e que, além disso, exibam as tonalidades desejadas.

Aromas:
Use espécies aromáticas em pontos estratégicos do jardim. Coloque-as perto dos caminhos ou das janelas da casa, para que o aroma tenha uma presença sutil, mas importante.

Água:
Destaque algum elemento hídrico, como uma fonte, uma piscina ou um curso d’água. Use plantas aquáticas e espécies típicas de várzea e de estuário. A água será um elemento acústico muito agradável e relaxante.

Pedras:
Coloque grupos de pedras junto dos maciços, escalinatas ou diferentes espaços do jardim, para dar um aspecto desestruturado e natural. Não forme figuras com as pedras, distribua-as de maneira aleatória.

Madeira:
Este elemento dá plasticidade ao jardim. Você tem várias opções para incorporar a madeira: deques, caminhos marcados com toras, cercas, troncos ocos usados como jardineiras, etc.

Luz e sombra:
Identifique os espaços do jardim que recebem luz e cultive espécies que devem receber sol direto nestas áreas. Valorize os lugares de sombra plantando espécies chamativas combinadas com algum dos elementos anteriores do paisagismo.

É muito importante que o projeto do jardim tenha harmonia com todo o espaço.

Mesmo que você more em uma área onde chove pouco e faz muito calor no verão, não deixe de ter o seu jardim. Basta seguir estas dicas.

1 – Observe quais são as plantas da região que crescem de forma natural. Elas serão a base do seu jardim, já que estão adaptadas ao entorno;

2 – Em vez de grama, que queima com excesso de sol e falta de umidade, adote cascalho;

3 – Se você está em uma região de vento forte, proteja as suas plantas com cercas, muretas ou aproveitando os cantos das paredes;

4 – Coloque na base das espécies plantadas elementos que retenham a umidade e a água da rega, como casca de pinheiro, pedra vulcânica ou cascalho;

5 – Instale um sistema de irrigação por goteamento para garantir a umidade do solo sem desperdiçar água;

6 – Se as plantas se acostumarem à escassez de água, elas desenvolverão raízes fortes e profundas em busca de umidade;

7 – Recorra aos cactos e suculentas, que quase não exigem rega;

8 – Se você quer arbustos que dão flores, os oleandros ou as aroeiras proporcionarão cor mesmo debaixo de sol forte.

Elementos artificiais como pérgulas, quebra-ventos ou cercas podem ser complementos decorativos para as plantas do seu jardim.

IpomoeaAlba

Nome Científico: Ipomoea alba
Nome Popular: Boa-noite, Dama-da-noite, Bona-nox
Origem: América Central e América do Sul
Ciclo de Vida: Perene

A boa-noite é uma trepadeira volúvel, de caule semi-herbáceo e seiva leitosa. Ela cresce sobre suportes ou sobre a terra, entrelaçando seus ramos verrugosos com frequência. Sua altura, pode alcançar de 5 a 30 metros. Suas folhas são cor verde-escura e seu florescimento ocorre durante o ano todo, em regiões de clima tropical, ou no verão, sob clima temperado. As flores são solitárias, perfumadas, grandes e abrem-se repentinamente ao entardecer, permanecendo abertas durante à noite e fechando-se aos primeiros raios de sol. O fruto contém sementes lisas, de cor branco-creme a marrom.

Esta belíssima liana é uma opção interessante para jardins. Os botões de flores, assim como a folhagem escura e viçosa, são decorativos de dia também e perfeitos para cobrir suportes leves ou estruturados, desde cercas de arames, até treliças, pérgolas e caramanchões. É uma  espécie muito rústica, e pode ser cultivada em vasos e jardineiras, assim como diretamente no solo. Ela não necessita de tutoramento ou amarrios, pois é capaz de subir sozinha sobre o suporte. Deve  ser evitado plantá-las próximas às janelas de quartos de pessoas mais sensíveis ou alérgicas (devido ao perfume exalado das flores). Como se propaga com muita facilidade, esta espécie pode se tornar invasiva em determinadas situações.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Apesar de ser uma espécie tipicamente tropical, a boa-noite pode ser cultivada também em locais de clima temperado, sendo plantada na primavera e apresentando rápido desenvolvimento. Não tolera geadas, mas resiste à curtos períodos de seca ou encharcamento. Multiplica-se por estaquia e por sementes.

barrinha de flores

baoba
Os baobás (Adansonia sp) são árvores que podem chegar a mais de 20 metros de altura. Em condições adequadas, você pode cultivá-los em vasos e transformá-los em bonsais.

- Prepare a terra misturando uma medida de terra preta e a mesma medida de húmus. Se não tiver húmus, substitua por terriço;

- Plante duas ou três sementes em um vaso ou pote pequeno e cubra com 1,5 cm da terra preparada. A efetividade da germinação é aleatória, por isso é recomendável plantar mais de uma semente;

- Regue regularmente umedecendo um pouco o solo durante os primeiros dez dias, tempo em que os brotos devem começar a nascer;

- Quando as plantas tiverem entre 10 e 15 cm de altura, transfira cada uma para um vaso maior;

- A terra dos vasos para onde as plantas serão transferidas deve ter uma drenagem maior do que a anterior. Para isso, acrescente uma medida de areia de rio;

- Coloque o vaso em um lugar que receba sol direto e seja protegido de ventos;

- Regue regularmente e diminua a quantidade de água durante os meses mais frios. Os baobás são resistentes às secas.

Se você mora em lugares onde há geadas ou neve, nessa época coloque os baobás em lugares fechados. Estas plantas não aguentam temperaturas abaixo de zero.

birds