Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




transplantar

Quando tratamos de jardinagem, o termo transplantar se refere a mover uma planta com raiz e tudo para outro lugar, seja de um jardim para um vaso, de um vaso para outro vaso e assim por diante.

O transplante deve ser feito com muito cuidado, pois se feito da maneira errada pode vir a causar danos a planta, e ela pode vir a morrer.

Quando for retirá-la de onde ela está, preste atenção apanhar toda a raiz, e não arrebentá-la.

Deve ser uma ação rápida, pois a planta não pode ficar ao chão sem terra alguma.
Prepare o local onde irá receber a nova planta e passe rapidamente para este.
Deve ser uma terra já toda adubada e própria para o plantio.
Regue normalmente e ela crescerá saudável.

formiguinha

fungo
Os fungos são seres vivos muito comuns em jardins e plantas em geral. São fundamentais para a ecologia do planeta, atuando lado a lado com as bactérias no processo de reciclagem de matéria e são muito importantes na fabricação de produtos muito consumidos no mundo inteiro, como o álcool etílico, queijos e pães.

Muitos tipos são comestíveis, funcionam como fermentos e são fonte do princípio ativo da penicilina. Existem algumas espécies de fungos, os micorrízicos, que trazem benefícios para o jardim se forem cultivados junto com outras plantas. Veja como cultivar estes fertilizantes naturais.

Por isso veja passo-a-passo como cultivar os fungos:
Compre esporos de fungos micorrízicos (mycorrhizal) em alguma loja de plantas.
Os esporos são as células reprodutoras que germinarão, dando origem a novos organismos. Estas células minúsculas em geral são cor de mel, mas podem variar entre amarelo pálido e marrom escuro ou café.

Existem várias técnicas para introduzir os cogumelos no jardim:
Irrigação:
dissolva os esporos dentro de um regador com água e, em seguida, molhe as plantas.
Semeadura: espalhe os esporos entre as plantas e depois regue a área.
Adubagem:
misture os esporos em um punhado de húmus ou terra de terriço e distribua este adubo sobre a região das plantas.

Dependendo das condições climáticas, em poucos dias você poderá observar os fungos crescendo entre as plantas.
O objetivo da incorporação deste biofertilizante é gerar uma relação simbiótica, ou seja, de mútuo benefício.

Os benefícios para as suas plantas serão:
- Maior utilização dos nutrientes e minerais do solo – o consumo de fósforo e carbono será mais eficiente;
- Melhor fixação das plantas em solos que sofreram erosão ou são pobres;
- Aumento do sistema radicular da planta. O fungo forma agregados no solo, proporcionando melhor estrutura e maior porosidade;
- Maior resistência das plantas em condições de estresse, como ataque de pragas, seca, salinidade ou falta de nutrientes no solo.

38517

tatuzinho

O tatuzinho de jardim é um dos animais mais comuns quando o assunto é pragas. Ele não é uma praga em si, mas acaba comendo as folhas das plantas e deixando alguns buraquinhos nestas.
É um pequeno animalzinho, preto ou marrom, que geralmente pode se enrolar em forma de bola, por isso também é conhecido como tatu-bola.

É encontrado em todo o mundo. Nas regiões de clima temperado, a reprodução ocorre em abril e junho.Vivem sob pedras e matéria orgânica, tais como galhos e folhas. Alimentam-se de matéria orgânica em decomposição.
Estes animais causam danos às raízes e às folhas das plantas, entretanto são muito eficientes como decompositores. São comumente encontrados em jardins cujo solo apresenta grande umidade.
Aprenda a reconhecer e a eliminar esses bichinhos no seu jardim.

Veja como eliminar esse ser indesejável do seu jardim:
. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, limpe a planta. Use um pano molhado ou raspe a área atacada com o cabo de uma colher, com muito cuidado para não afetar as plantas;

. O álcool é um antídoto poderoso. Para eliminar os tatuzinhos sem prejudicar as plantas, borrife no jardim uma solução com 5% de álcool. Repita a aplicação, no mínimo, três vezes, com intervalos de quatro dias;

. Outra forma de erradicar os tatuzinhos instantaneamente é diluir uma colher de detergente em um litro de água e borrifar tudo com o produto: folhas, ramos, tronco e até a terra;

. Uma receita caseira que também dá bons resultados consiste em colocar quatro cigarros em um litro de água e deixar por cinco dias. Com o produto obtido, pulverize a planta três vezes, com intervalos de cinco dias. Assim, você conseguirá eliminar os tatuzinhos por completo.

Depois de eliminar os bichinhos, com água e sabão retire as carapaças que ficaram grudadas nas plantas.

O sabão tem que ser neutro. Molhe um pano na mistura e passe sobre a superfície. Você vai ver como eles se soltam com facilidade.

Se o ataque for muito forte, depois de limpar a planta faça um tratamento com inseticida para matar o resto da população e dos ovos.

Outra forma de acabar com os tatuzinhos instantaneamente é uma receita caseira que também dá bons resultados consiste em colocar quatro cigarros em um litro de água e deixar por cinco dias. Com o produto obtido, pulverize a planta três vezes, com intervalos de cinco dias. Assim, você conseguirá eliminar os tatuzinhos por completo.

Este tratamento deverá ser repetido três vezes, com um intervalo de oito dias.

chuva no mar

copo-de-leite (Zantedeschia)

As Plantas de interior são mais sensíveis e mais exigentes de cuidados.
Chamam-se assim porque preferem a temperatura média do interior das nossas casas.
Aliás, a temperatura é um fator que influencia muito a reação destas plantas ao meio ambiente envolvente.

Normalmente, os cuidados básicos a ter com este tipo de plantas, que preferem a temperatura amena do interior das nossas casas, são básicos:
- as plantas de interior também precisam de luz, pelo que é indicado colocá-las onde a luz bata pelo menos algumas horas por dia;
- a temperatura média deve ser mais regular entre dia e noite do que nas plantas de exterior;
- não gostam muito de ventos.

As plantas de interior são espécies nativas de habitats sombrios e úmidos como bosques e florestas. Para elas se desenvolverem normalmente dentro de uma casa é preciso criar condições similares às do ambiente natural em que cresceriam.

Com estas dicas você saberá como fazer isso:
-  Escolha plantas que se adaptem a temperaturas médias de 10º C. Entre as recomendadas você pode optar por: ficus, azaléia, samambaia, hera, hortênsia, prímulas e plantas aromáticas;

- Mantenha o ar sempre renovado. Para isso ventile os ambientes da casa onde tiver plantas. Este procedimento é necessário em todas as épocas do ano;

- Se ligar o ar-condicionado em cômodos onde há plantas, molhe-as mais, porque o aparelho, tanto de quente como de frio, reduz a umidade do ambiente. Uma boa forma de manter a umidade constante é colocando um prato com água embaixo do vaso da planta;

- Se as suas plantas não recebem luz direta do sol, você pode simulá-la colocando lâmpadas grolux. Elas proporcionam o mesmo comprimento de onda que a luz solar, o que permite que as plantas façam a fotossíntese;

- Outra maneira de obter uma iluminação eficiente é combinar tubos fluorescentes (luz de dia) com tubos de luz fria;

- Regue as folha das plantas para eliminar o pó. É importante fazer isso com freqüência porque, além de deixá-las sem brilho, o pó impede a chegada da luz, diminuindo a capacidade de fotossíntese;

- Para saber se as suas plantas estão recebendo iluminação deficiente, observe os seguintes sintomas:
a. Clorose: as folhas amarelam e perdem o brilho.
b. Orientação: a planta cresce se inclinando em direção à luz ou à claridade.
c. Caule fino: o caule vai ficando mais fino, o que enfraquece a planta.

Você pode comprar as lâmpadas grolux em lojas especializadas em iluminação ou aquários.