Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




phoradendron flavescens (Small)

O visco (Phoradendron flavescens ou Viscum album) é uma planta parasita que cresce em árvores, particularmente, de madeira de lei, como carvalho e maçã.
Um parasita é uma planta ou animal que precisa de outra planta ou animal para sobreviver.
Como o visco cresce em uma árvore, ele coloca suas raízes em seu casco e pega os nutrientes desta árvore. Às vezes, o visco prejudica a árvore e causa deformidades em seu galhos, mas, normalmente, não a mata. Se ela morrer, ele também morre. ar.

O visco é uma planta parasita que cresce em árvores

Ele produz seu próprio alimento por fotossíntese e é capaz de viver sozinho, embora seja mais encontrado em árvores.
É comum ele crescer em cima de outro visco. É fácil de ser encontrado no inverno porque suas folhas são verdes o ano todo. Nos Estados Unidos, ele cresce em regiões tropicais e subtropicais (de Nova Jersey até a Flórida).

Tem folhas pontudas, verdes e parecidas com couro, com frutinhas com aparência de cera, podendo ser vermelhas ou brancas.
Suas flores podem ser de muitas cores, desde vermelho forte até amarelo e verde.
A ingestão de visco pode causar sérias dores de estômago e diarréia e, em alguns casos, até a morte.
Caso haja visco (ou seja, uma guirlanda) em sua casa neste Natal, certifique-se de que esteja em um local fora do alcance de crianças e animais.

frutinhos

Espalhando as sementes
As frutinhas vermelhas e brancas que crescem no visco são comidas por pássaros que deixam suas fezes em seu local favorito: no galho de uma árvore. Estas fezes contêm sementes que brotam raízes nos galhos das árvores. Os pássaros também ajudam a espalhar a semente quando limpam seus bicos nos cascos das árvores para se livrarem das sementes grudentas depois que comem. As sementes são grudentas porque há seiva dentro das frutinhas. Isso ajuda a manter as sementes na árvore, em vez de caírem no chão. Dentro de seis meses, o visco começa a crescer, embora leve cinco anos para dar flores.

borboletas azuis

bolbos

Quando plantar?
Para o bolbo florescer na Primavera devem ser plantados de Setembro a Dezembro.
Se o objetivo é obter uma floração intercalada devem ser plantados em alturas diferentes. Um mês de intervalo entre plantações faz com que floresçam com um intervalo de 5 dias.
Os bolbos não devem ser plantados quando os solos estiverem muito úmidos ou quando a temperatura for muito baixa.

Onde plantar?
Local com sol ou com pouca sombra.
Preferir solos bem drenados e soltos com bom escoamento de água.

Como plantar?
Um bolbo planta-se a uma profundidade 2 vezes superior ao seu diâmetro. Se o bolbo tem 4 cm de diâmetro deve ser plantado a uma profundidade de pelo menos 8 cm.
A distância entre bolbos varia entre os 10 e os 20 cm dependendo do tamanho da planta. Costumam ser plantados em grupos.
Podem ser plantados debaixo de árvores, sob heras através das quais crescerão, em canteiros misturados com outras flores de Inverno, em vasos ou floreiras.

Rega e Fertilização
As necessidades de água e de adubação são maiores antes da floração porque é a altura em que têm de acumular mais reservas para a altura da floração.
A rega regular ajuda ao enraizamento e ao desenvolvimento da planta.
O adubo pode aplicar-se com a água da rega ou sob a forma de adubo de libertação lenta.

Outros cuidados
Não usar herbicidas. Para impedir o crescimento de ervas daninhas coloque casca de pinheiro sobre a terra.
Durante a floração convém ir cortando as flores à medida que estas vão murchando.

Recuperação e conservação dos bolbos
Uma vez que a totalidade das flores tenha murchado corta-se a planta ao nível do solo e desenterram-se os bolbos.
Deixam-se secar os bolbos 1 ou 2 dias ao ar livre, retiram-se as folhas secas sobrantes e guardam-se em lugar seco, fresco e escuro atá à sua plantação no ano seguinte.

Alternativa
Os bolbos podem ser cultivados como flores anuais sendo recolhidos e replantados todos os anos ou, no caso dos bolbos mais resistentes, serem tratados como plantas vivazes e ser deixados plantados de ano para ano, conservando a capacidade de voltarem a crescer e florir na devida altura. Neste caso não devem ser arrancadas as folhas secas porque vão gerar reservas para o ano seguinte.

bulbos

bonsai-saikei

Localização:
Se o bonsai está bonito num determinado local, numa determinada época do ano. Deve evitar-se mexer.
Exposições ao sol devem ser feitas muito devagar, ou seja, ao longo de 1 mês tem de se habituar a planta à luz do sol direta.
Um pouco de cada vez. O Inverso é o mesmo.
Exposição solar direta drástica queima as folhas, no inverso, retirar para um local mais escuro amarelece as folhas.Correntes de ar, de janelas abertas, podem e matam as plantas. São mudanças drásticas de temperatura.

Terra
A terra que costuma vir com os bonsai é quase sempre barro (é a terra Chinesa), ás vezes barro e areia e outras barro no centro e terra em volta. Raramente totalmente terra.
Em alguns viveiros bonsai, respeitam mais as árvores e fazem misturas mais complexas e colocam húmus (terra preta) e/ou akadama (barro granulado, terra japonesa…).
Quando se compra, recebe um bonsai devemos verificar a terra, escavando um pouquinho e verificar qual a constituição. Deve-se mudar a terra em épocas próprias:Próximo da primavera e primavera: Março a Junho (Transplante de folhosas apenas);
Ou na que chamo época de emergência: Julho a Outubro (Folhosas e apenas quando tem mesmo de ser);
Fins de Dezembro a Fevereiro, nos dias mais frios as Coníferas (pinheiros, juníperus, etc.)

Vaso
Muda-se para vaso maior quando:
Verifica-se claramente que o bonsai cresceu demasiado para o vaso;
Se quer desenvolver o bonsai e “obrigá-lo” a crescer;
Se precisa recuperar o bonsai. Aqui se ficar a dúvida, sim, recupera-se melhor o bonsai plantando-o no jardim por um ano do que num vaso. Mas nunca nos podemos esquecer dele.

Água
Água da chuva, de um poço ou engarrafada é muitas vezes melhor que a água da torneira. A água da torneira contém tanto calcário que asfixia as raízes das plantas. Atenção que os filtros de fosfato são prejudiciais às plantas… se não é bom para nós não é bom para elas.

Devemos perceber que: Só os cactos vivem em locais áridos e quase sem água.
Só as plantas aquáticas vivem na água e por isso foram adaptadas.

NUNCA se pode ter um cacto na água nem uma aquática em terra seca. Sabendo isto, sabemos que se uma determinada espécie PRECISA de determinada umidade, só devemos dar essa umidade.
Não se deve pulverizar as folhas com água quando o bonsai está dentro de casa, apenas quando é um bonsai de exterior, no exterior.

Mergulhar o bonsai em água mata-o.

Deve-se regar por cima da terra as vezes que forem necessárias para a água encharcar a terra. E deixa-se sair livremente o excesso. Depois coloca-se o bonsai no local onde se gosta de o ver. O prato deve ficar seco, só serve para a água que possa cair, não manchar o móvel, apenas isso.

Esqueçam palitos e pauzinhos para ver se é preciso regar, isso é um disparate completo! Escavem um pouco a terra num canto e coloquem o dedo. Com tantos milhões de sensores nos dedos e este pessoal usa palitos!!!!!

Doenças
Infelizmente acontecem. Devemos saber que um vaso bonsai é um universo pequeno para a planta e por isso fica limitada. Temos de ser nós a cuidar dela.
Fungos espalham-se com uma velocidade incrível dentro de um vaso, em dúvida muda-se a terra.
Ácaros, pulgões, bichinhos de algodão, lapas, entre outras pestes multiplicam-se muito rapidamente em ambiente protegido e de temperatura constante, como a nossa casa.
Temos de ter atenção diária de apenas alguns segundos e ver qualquer sinal de alerta.

Podar
Pode-se podar desde que haja crescimento.
Desde que haja folhas no ramo que fica na árvore, pode-se cortar.
Quando a planta está doente só se deve cortar as pontas do ramo, ela precisa das folhas para processar energia.
Se os ramos ficarem demasiado grandes a saúde da planta tem tendência a piorar, além de esteticamente estar desequilibrada. Se for para deixar crescer o bonsai livremente, mude-o para um vaso bonsai muito maior.

pimenta malagueta

Perfil: ao contrário da pimenta tradicional, a pimenta malagueta quando floresce mantém-se na terra durante vários anos, formando, inclusive, pequenos arbustos.
Os seus frutos apresentam-se de vários tamanhos e formatos, sempre vermelhos ou amarelos.
Extremamente picante, as suas doses devem ser bem medidas antes de aplicadas em receitas culinárias.

Cultivo e cuidados: as sementes podem ser adquiridas ou então obtidas através de uma vagem madura da planta, que se dá igualmente bem tanto num pedaço de solo como num vaso.
No Verão requer um local ao ar livre mas protegido (uma espécie de estufa) e no Inverno deve ser levada para dentro de casa – suporta muito bem o calor e os ambientes interiores, mantendo-se verde e produtiva durante todo o ano.

passarinho