Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




impatiens_walleriana_

As alegrias-da-casa ou Impatiens Walleriana são um gênero de plantas que englobam cerca de 1000 espécies de plantas de flor pertencentes à família Balsaminaceae. Estas plantas são fortes e tenras, anuais e perenes originárias da Ásia, América do Norte e África do Sul. Algumas espécies são plantas anuais e produzem flores desde o começo do verão até aos primeiros frios, enquanto as espécies perenes, encontradas em climas mais moderados, podem florescer durante todo o ano. Ambas podem ser cultivadas no interior ou no exterior, mas sempre protegidas da luz solar. As espécies híbridas desta planta detêm uma grande importância comercial como plantas de jardim. Estas espécies eram originalmente conhecidas como ervas daninhas da Costa Rica.

Propagação
São fáceis de propagar a partir de uma planta adulta, tirando e plantando estacas da planta em qualquer altura entre os meses de Abril e Setembro. Escolha rebentos fortes e saudáveis e corte estacas com cerca de 5-10 cm de comprimento. Retire as folhas da parte inferior dos caules e ponha as estacas a enraizar em água num local onde haja bastante luz, mas sem as expor ao sol direto. Ao fim de algumas semanas, as estacas começam a lançar raízes. Quando estas estiverem suficientemente desenvolvidas, as plantas podem ser mudadas para vasos com uma mistura para plantas.

Como tratar delas
Se comprar uma alegria-da-casa já plantada num vaso, coloque-a num local soalheiro onde receba luz forte, mas não sol direto quente. Regue pouco no Inverno, mas a partir da Primavera mantenha a terra sempre úmida. Durante a estação da floração adube duas vezes por semana com um vulgar adubo líquido; de vez em quando, desponte para a planta se manter densa. Esta planta é colorida, vistosa e de várias cores flores brancas, vermelhas, cor de rosa,  laranjas e outras… São ideais para interessar as crianças pelos prazeres da jardinagem.

São um gênero de plantas que englobam cerca de 1000 espécies de plantas de flor pertencentes à família Balsaminaceae. Estas plantas são fortes e tenras, anuais e perenes originárias da Ásia, América do Norte e África do Sul. Algumas espécies são plantas anuais e produzem flores desde o começo do verão até aos primeiros frios, enquanto as espécies perenes, encontradas em climas mais moderados, podem florescer durante todo o ano. Ambas podem ser cultivadas no interior ou no exterior, mas sempre protegidas da luz solar. As espécies híbridas desta planta detêm uma grande importância comercial como plantas de jardim. Estas espécies eram originalmente conhecidas como ervas daninhas da Costa Rica.

margarida vermelha

Filodendros

filodendros

Características dos filodendros
Os filodendros são plantas de folhagem decorativa, que exigem poucos cuidados. São também excelentes plantas de interior. As folhas desta planta diferem consideravelmente no tamanho e na forma em função das espécies.

Podem ser cordiformes, lanceoladas ou palmi-nérveas. Algumas têm a margem lisa; outras são muito recortadas. As folhas de algumas espécies atingem os 60 cm de comprimento. Na maioria, os filodendros são  plantas trepadeiras..

Como prender a planta para guiá-la
Prenda as espécies trepadeiras de filodendro a um tutor inserido na terra do vaso quando a planta se começa a desenvolver. Use um fio de nylon ou de ráfia.
Para estimular a planta a emitir raízes aéreas para o tutor, envolva-o com uma camada de musgo de 5 cm de espessura. Pulverize o musgo com água uma vez ao dia.

Propagação
Corte estacas de caule no início da Primavera. As estacas devem ter um comprimento de 7,5 a 10 cm e ser cortadas abaixo de um nó. Retire as folhas de baixo e coloque várias estacas num vaso que encheu com uma mistura de 1 parte de turfa umedecida e 1 parte de perlite ou areia grossa.

Ponha um saco de plástico por cima do vaso, mantendo-o afastado da planta com uns pauzinhos, coloque dentro de casa e exponha-o a sol direto velado. Ao fim de três ou quatro semanas, as estacas devem ter enraizado. Retire o saco de plástico e regue pouco. Aplique mensalmente adubo líquido ao fim de cerca de três meses, mude cada estaca para um vaso separado e trate como plantas adultas.

Como mudar de vaso
Se as raízes tiverem enchido completamente o vaso, mude a planta para outro vaso. Encha-o com uma mistura de terra e terriço ou turfa grossa. Não faça esta operação durante o período de estado vegetativo de repouso.

Como regar e adubar
Regue de modo a umedecer toda a terra do vaso. Pare quando começar a sair água pelo orifício de drenagem do vaso. Deixe secar a camada superficial da terra do vaso antes de regar novamente. No Inverno, os filodendros atravessam um período curto de repouso vegetativo.

Durante esse período regue a planta o suficiente para evitar que a terra do vaso seque completamente. No período de crescimento, adube com um adubo líquido próprio para plantas de duas em duas semanas.

Onde cultivá-los
Exponha os filodendros a sol direto, mas sempre de modo vigiado. Os filodendros não suportam durante muito tempo temperaturas inferiores a 13°C, mas dão-se bem à temperatura ambiente normal do interior da casa.

chuva-1

gorgulho (Small)
Variedades
Existem mais de 500 variedades, incluindo o gorgulho das cenouras, das nozes, da flor de macieira, das ervilhas e dos feijões.

Como combater esta praga
Pode utilizar DDT para eliminar insetos. Trata-se de inseticida barato e altamente eficiente a curto prazo. Mas, deste modo, poderá também matar as vespas parasitas que atacam os gorgulhos. Se não quiser aplicar um pesticida, coloque serapilheiras* dobradas ou papel amassado perto das plantas atacadas — os gorgulhos esconder-se-ão aí durante o dia. Pode então destruí-los sacudindo as serapilheiras para dentro de água com sabão ou de uma solução de desinfetante ou queime tudo.

Estragos
Os gorgulhos são insetos pequenos que se alimentam durante a noite, com cabeças compridas parecidas com trombas, os gorgulhos podem estragar os jardins e as plantas de interior, comendo folhas, botões e rebentos, bem como o sistema radicular de qualquer planta. Os danos também estão associados a madeiras úmidas e em decomposição, sobretudo madeiras infestadas por podridão. As infestações podem alastrar a madeiras saudáveis existentes nas proximidades.

Ciclo de vida
Os ovos são depositados somente pela fêmea, em espaços e buracos vazios. São brilhantes, brancos, flexíveis, achatados. Precisam de pelo menos duas semanas para eclodirem. As larvas fazem túneis na madeira durante seis meses a um ano. Os gorgulhos adultos surgem no Verão, deixando orifícios de saída. Os adultos podem viver mais de um ano.

Aspecto
Os gorgulhos adultos podem medir 2,5 a 5 mm de comprimento. Apresentam uma cor castanha-avermelhada, chegando por vezes a ser pretos. Têm focinho alongado, corpo cilíndrico e patas curtas. As larvas são castanho-claras, em forma de C, enrugadas e sem patas.

*  Serapilheira, ou sarrapilheira consiste de restos de vegetação como: folhas, caules e cascas de frutas em diferentes estágios de decomposição, bem como de animais, que forma uma camada ou cobertura sobre o solo  de uma floresta. Esta camada é a principal fonte de nutrientes para ciclagem em ecossistemas florestais e agroflorestais tropicais.

flores de jardim

Cuidar de um jardim de forma adequada pode ser fundamental para economizar tempo, dinheiro e evitar contratempos. Além disso, criar plantas, flores ou até mesmo ervas medicinais em casa pode ser uma excelente terapia para a saúde das pessoas. Veja abaixo as melhores dicas e cuidados para manter um jardim bonito e saudável.

01 - A melhor hora para regar uma planta é pela manhã (bem cedo, logo ao nascer do sol) ou ao anoitecer

02 - Ao regar uma planta, é aconselhável que a terra esteja afofada, para que assim a água possa se infiltrar nos poros da terra a uma profundidade mínima de 20 centímetros. Isso é importante para que o vegetal desenvolva bem suas raízes, e, consequentemente aumente sua fixação no solo. Isso é muito importante principalmente para vegetais que atingem um grande porte em pouco tempo, evitando que as raízes dos mesmos fiquem muito rasas.

03 - Para saber se é necessário regar uma planta de vaso, basta perfurar a terra com um dos dedos e comprovar se a terra está úmida.

04 - Muito cuidado com o excesso de água nas plantas. Certas espécies não conseguem resistir e acabam perecendo. Na dúvida, use a cautela. Adote doses moderadas de água na irrigação, e caso note que a planta está carecendo com a falta de água, vá aumentando as medidas gradativamente. Lembre-se que a falta d’água é reversível, enquanto que com o excesso é muito difícil minimizar os danos. A irrigação necessária média para a maioria das espécies de plantas deve ser de 2 a 3 vezes por semana.

05 - Caso a terra de seu vaso de plantas estiver muito seca, pegue o vaso com cuidado e mergulhe-o com cuidado em uma bacia com água. Espere até que se formam bolhas. Após isso, retire o vaso da água e drene o excesso de água. Aproveita a água da bacia e regue o restante da planta.

06 - Se a terra do vaso estiver muito socada, o melhor procedimento a se fazer é pegar um garfo e misturar a terra de modo a criar vários sucos na terra, o que facilita a entrada de água e o desenvolvimento da planta, incluindo seu crescimento.

07 - Caso uma área do jardim esteja com uma terra deficiente em nutrientes, considere a possibilidade de mesclar terras de outra área do seu jardim, com maior número de nutrientes. Geralmente, uma terra mais escura e mais fofa significa melhor qualidade.

08 - Caso você plante Cactos, é aconselhável que o mantenha junto com outras plantas de características similares e em terrenos mais rasos. Como é sabido, esse tipo de planta armazena uma grande quantidade de água em seu interior, sendo sua rega necessária apenas casualmente.

09 - Cinzas de lenha, sementes de café, além do conhecido esterco animal são altamente recomendados como adubos para as plantas. Parece piada, mas muitas pessoas incorrem no erro de acharem que qualquer tipo de fezes animal é apropriada para ser utilizada como adubo. Apenas as fezes de animais que se alimentam inteiramente de compostos orgânicos (como é o caso do gado) são apropriadas para a Adubagem. O uso de fezes humanas como “adubo” pode ser bastante prejudicial as plantas, uma vez que contém vários rejeitos oriundos de produtos industrializados e afins.

10 - Não hesite em fazer seu próprio composto orgânico. Cascas de frutas, folhas caídas de árvores, restos de alimentos como legumes, frutas, verduras, cereais e qualquer algum outro tipo de alimento não industrializado ou composto orgânico biodegradável pode se mostrar como um excelente adubo. Caso tenha um espaço apropriado para “preparar a mistura” (uma vez que o cheiro não é nada agradável), faça!

11 - Não despeje todo o adubo em apenas uma área do seu jardim. Mescle o adubo com a terra e distribua uniformemente no jardim inteiro.

12 - Muita atenção no local onde as plantas serão posicionadas. Existem espécies que preferem o sol abundante na maior parte do dia, assim como existem espécies que se desenvolvem melhor na sombra. Rosas, petúnias, hibiscos, além da maioria das hortaliças e plantas aromáticas preferem bastante luz do sol. Já espécies como a hortênsia se desenvolvem bem na sombra ou sob exposição moderada de luz.

13 - Caso a luz no ambiente seja escassa, crie um foco de luz artificial a uma distância mínima de 40 cm dos vegetais e posicione espelhos atrás das plantas. Paredes brancas e móveis claro também contribuem positivamente para a luminosidade do local.

14 - Proteja as plantas de ventos fortes, sejam eles quentes e/ou frios.

15 - Para afastar as formigas de seu jardim, utilize sal ou suco de limão. Caso você mantenha um jardim dentro de casa, faça pequenas “muralhas” de sal em volta do seu jardim. Caso o problema seja com plantas de vaso, despeje um pouco de suco de limão no pratinho que fica em volta do vaso. Isso deverá ser suficiente para afastar as formigas e vários outros insetos.

16 - Em árvores frutíferas recomendm-se ferver um recipiente metálico com cal viva na base da planta, de modo que a fumaça suba até a parte superior da árvore (onde ficam as folhas e frutas). É imprescindível se proteger com luvas e máscara, uma vez que a inalação do cal é extremamente prejudicial para a saúde humana. Pintar o tronco das árvores com cal é uma boa barreira contra o avanço das formigas.

borboletinhas azuis