Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Confete1 (Small)

Nome Científico: Hypoestes phyllostachya
Nome Popular: Confete, face-sardenta
Família: Acanthaceae
Origem: Madagascar
Ciclo de Vida: Perene

É uma planta de textura delicada e aspecto compacto, a face-sardenta é uma folhagem muito apreciada. As folhas são pequenas e, de acordo com a variedade podem apresentar cores diferentes, podendo ter pintas brancas, róseas ou vermelhas em um fundo verde ou verde-avermelhado.

É muito versátil no paisagismo, podendo assumir diversas funções como forração, maciços, canteiros além das diversas composições que podem ser feitas com outras espécies de plantas. O plantio em vasos também é bastante interessante. As flores roxas e discretas têm importância ornamental secundária.

Muito rústicas e de fácil cultivo, podem ser plantadas à meia-sombra ou pleno sol, em solo fértil, e enriquecido com matéria orgânica ou adubos químicos, com regas regulares.

Não é tolerante ao frio e às geadas.

Multiplica-se por estacas em qualquer época do ano.

abelinha

Nandina_domestica

Nome popular: Nandina; Avenca-japonesa; Nanten; Bambu-do-céu; Bambu-celeste.
Nome científico:
Nandina domestica Thunb.
Família:Berberidaceae.
Origem: China e Japão.

Arbusto de porte semi-herbáceo, de 1,0 a 2,0 m de altura, entouceirado.

Sua folhagem é muito ornamental, formando frutos vistosos durante a primavera-verão.
Seus folíolos se tornam avermelhados durante o outono e inverno.

A planta é bastante tolerante a baixas temperaturas, sendo amplamente cultivada na região sul do país.

Cultivo: É cultivado em vasos, como planta isoladas ou em grupos, formando conjuntos bordejando muros e paredes, à meia-sombra ou a pleno sol, com solo fértil, rico em matéria orgânica.

Multiplica-se por divisão das plantas, por sementes ou por estacas.

Como realizar a divisão de touceiras:

Aqui vão algumas dicas de como multiplicar copos-de-leite, hemerocales e outras:
- Quando a touceira estiver muito cheia, enfie um forcado por entre as plantas retirando-as do solo;

1

- Com uma faca, destaque os rizomas mais novos, preferindo os de folhagem bonita e sadia.  Faça uma limpeza, eliminando as folhas mortas e podando parcialmente as raizes
2
- Para equilibrar a parte superior com a subterrânea, pode a folhagem em forma de leque.
3
- Plante os rizomas, de modo a deixar fora da terra um tufo de folhas. A distância entre as mudas pode variar, experimente deixar dois palmos entre uma planta e outra.
4

Allium_ascalonicum (Small)

A echalote (Allium ascalonicum) é uma planta da família das Liliáceas, à qual pertence também a cebola (Allium cepa), sua parente próxima.
Popularmente, onhecido como ascalônia, cebola-de-ascalão, cebola-miúda, cebolinha-branca e charlota-das-cozinhas.
Embora seja largamente utilizada na Europa, a maioria das referências afirma que sua origem é a região da Palestina. Sua chegada na Europa se deu na época das Cruzadas. A semelhança da echalote com a cebola vai além do parentesco: o sabor é bem parecido, mas é mais doce que o da cebola e não sutil como o do alho-poró. Além disso seus valores nutricionais e medicinais são equivalentes aos da cebola.
A echalote é utilizada para temperar assados, grelhados e saladas. Na cozinha, ela tem as mesmas aplicações que a cebola, porém com o sabor menos picante.

Herbácea de ciclo anual, a echalote deve ser cultivada em solo profundo, solto e rico em matéria orgânica. O plantio pode ser feito por sementes, por meio de mudas ou com os bulbinhos (estes dois últimos apresentam resultados mais rápidos).
A planta necessita de luz solar direta e irrigação na dose certa: deve-se evitar os extremos, pois tanto a falta como o excesso de água são prejudiciais. Entretanto, o pior é o encharcamento, que pode provocar o apodrecimento dos bulbos.