Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




318812

Uma vez plantadas e estabelecidas, as plantas com tronco precisam de pouco cuidado, muito menos do que a maioria das plantas. Contudo, elas ainda têm algumas necessidades que não deixam de existir, como a proteção das raízes, a alimentação, a rega, o controle de pestes e a poda. Considere as dicas para o plantio e manutenção de arbustos.

* Retire raízes confusas e enroladas antes de plantar arbustos crescidos em vasos. Arbustos envasados preenchem o vaso com raízes, o que causa um emaranhado delas. Raízes novas podem continuar esse padrão destrutivo mesmo quando plantadas, caso as raízes velhas e enroladas não sejam removidas. Eventualmente a coroa pode ser estrangulada pelas próprias raízes. Utilize tesouras de poda afiadas para retirar raízes enroladas e para afrouxar raízes emaranhadas e densas. Liberar as raízes saudáveis na raiz principal, plantar o arbusto em solo saudável e manter o solo úmido favorece o crescimento vigoroso de novas raízes.

* Encharque as raízes de arbustos com raízes expostas antes de plantar. Arbustos com raízes expostas são retirados do solo no outono ou primavera, toda a terra é retirada e são então enviados a clientes que realizaram o pedido por correio.
Arbustos vendidos com raízes expostas incluem a abélia chinesa, o sanguinho legítimo, os cefalantos, os viburnos, algumas forsíteas, azevinhos e a beauty bush (Kolkwitzia amabalis), assim como cercas-vivas como a espiréia. Para garantir bons resultados após o plantio, não deixe que as raízes entrem no solo desidratadas. Uma hora em balde de água em temperatura ambiente é suficiente. Plante imediatamente após encharcar e mantenha úmido durante toda a primeira estação de crescimento.

* Crie entalhos ao lado do buraco de plantio para facilitar a penetração da raiz. Em solos argilosos, buracos com laterais lisas podem secar a um ponto que fique difícil para raízes jovens penetrarem. Criar cortes no perímetro do buraco com a pá quebra a camada dura e cria aberturas onde as raízes podem atravessar.

* Desbaste de um terço à metade dos galhos de arbustos com raízes expostas antes de plantar. Suas tesouras de poda irão se tornar uma de suas melhores ferramentas de plantio, auxiliando-o a deixar o arbusto com um balanço saudável antes do plantio.

* Quando arbustos são retirados do viveiro e processados para envio, perdem a maior parte das raízes de alimentação, as delicadas e jovens raízes responsáveis pela absorção de umidade. Até que o arbusto seja replantado e restabeleça novas raízes de alimentação, ele não conseguirá suportar todo o crescimento que já suportou um dia. A poda reduz os ramos para balancear a perda de raízes.

* Ao podar, comece removendo galhos velhos, fracos, danificados ou em excesso nas suas bases. Mas não corte o topo da planta indiscriminadamente. Os brotos na ponta dos galhos liberam hormônios que incentivam o crescimento da raiz e mantêm um padrão de crescimento ordenado e lento, duas qualidades desejáveis que vale preservar nos arbustos. Veja mais »

Kopia Kopia

Árvores, arbustos e vinhas formam o plano de fundo do cenário da sua casa. Sem eles, os canteiros e bordas pareceriam estar boiando em um mar de grama. Árvores, arbustos e vinhas definem o cenário, indicando seus limites e separando-o em diferentes partes.

Todo jardim precisa de mais do que belas flores para ser completo. A grandeza das árvores que se curvam sobre a cabeça, arbustos oferecem privacidade e proteção e as vinhas preenchem muros nus ou cercas. Neste artigo, mostraremos como plantas com tronco se encaixam no seu cenário.

* Escolhendo uma árvore
Árvores, arbustos e vinhas formam uma parte vital do cenário. Mesmo assim, muitas pessoas os compram sem uma reflexão maior do que a que teria para decidir o que terá para o jantar. Eles vão até o viveiro, escolhem uma planta que parece interessante e a plantam onde lhes parece bonito. Em nenhum momento eles consideram as necessidades da planta ou seu eventual tamanho ou forma. Nesta seção, abordaremos as diferentes opções a serem consideradas ao escolher uma árvore e também ensiná-lo como explorar um viveiro.

* Plantando uma árvore
Enquanto que uma planta anual pode representar uma plantação temporária, plantas com tronco são uma outra história. A maioria das árvores, arbustos e vinhas deve ser considerada parte permanente do seu cenário. O verdadeiro segredo para o sucesso com plantas é não tomar cuidados meticulosos com elas (o que ainda ajuda, especialmente nos primeiros anos), mas também plantá-las no lugar correto já de início. Nesta seção, ajudaremos você a entender a situação do tipo de solo, drenagem e exposição com os quais você está lidando para que seja mais fácil escolher árvores, arbustos e vinhas que se adaptem bem às condições do seu jardim.

* Dicas para o plantio de árvores
Aprender sobre as plantas com tronco e suas necessidades e levar em conta as condições do seu jardim são apenas os primeiros passos, você também precisa saber como plantá-los. Este é o passo mais importante na criação. Se a planta tiver um início pobre, pode nunca se recuperar o suficiente para se tornar um elemento útil do seu cenário. Coloque um esforço extra nessas primeiras horas de cuidado e a sua planta terá uma existência longa e saudável. As dicas para o plantio nesta seção lhe mostrarão como.

* Mantendo uma árvore
Uma vez plantados, árvores, arbustos e vinhas tornam-se elementos permanentes do cenário que necessitam de um pouco de cuidado. À medida que a planta cresce, seu formato muda e elas podem complementar até mesmo a maior casa. A cada ano grandes árvores ganham mais valor, aumentando o valor da sua casa e da sua propriedade. Sim, é verdade que depois de plantadas as árvores precisam de um certo empurrãozinho para crescer. Contudo, se você deseja que as suas plantas tenham o melhor desempenho possível, deve suprir as necessidades delas. Fertilização cuidadosa garante que as suas árvores, arbustos e vinhas fiquem o mais atraentes possível. Nesta seção iremos até a raiz.

* Cuidando das árvores
Mantenha o seu cenário por anos para que a próxima geração possa apreciar as árvores, arbustos e vinhas que você plantou. O cuidado com árvores não representa tanto trabalho quanto cuidar de um animal de estimação, mas ainda assim elas demandam cuidado. Há o básico, como garantir que a planta com tronco tenha alimento e água suficientes. Há também as tarefas ligeiramente mais complicadas como certificar-se de que as plantas estão protegidas no inverno.

* Prevenindo perigos
Você vem ouvindo como é fácil manter árvores, arbustos e vinhas. O ideal seria poder apenas plantá-los e colher os benefícios do seu crescimento. Infelizmente isso não é sempre possível, eventualmente as coisas não dão certo. Problemas fora do seu controle ocorrem como acidentes ou fenômenos naturais com grande freqüência. Alguns danos às árvores, arbustos e vinhas podem ser prevenidos desde que você esteja ciente do problema. Outros problemas parecem surgir da noite para o dia e não podem ser parados, mas você pode estar preparado. Nesta seção, iremos enfrentar os perigos que suas árvores, arbustos e vinhas podem encontrar. Com o seu apoio, fazendo o que é possível, suas plantas com tronco podem sobreviver às piores calamidades da jardinagem e prosperar novamente.

* Podando árvores,arbustos e vinhas
A poda é o elemento da criação que deixa os jardineiros nervosos. Eles parecem nunca estar certos do que, quanto, quando e como podar ou até o mesmo o que significa a poda exatamente. A poda é uma das maiores exigências feitas pelas plantas com tronco. A boa notícia é que é consideravelmente fácil fazê-la, uma vez que você tenha pego o jeito da coisa. Alguns jardineiros acham a tarefa tão divertida que a fazem para fins decorativos, além de apenas controlar o crescimento da árvore. Nesta seção, ensinaremos como você pode conseguir um formato natural ou ornamentado e definir definitivamente o que é a poda. Você poderá até impressionar seus amigos falando da brilhante espaldeira que você fez.

* Plantando e mantendo arbustos
Arbustos são fáceis de manter, mas são diferentes das plantas perenes comuns. Você descobrirá como preparar raízes antes de plantar os arbustos no solo ou em vasos. Mostraremos também quais arbustos demanda uma poda significativa para prosperar. Isso é especialmente verdadeiro em relação aos arbustos quando são plantados a primeira vez. Essa seção também fornece grandes idéias sobre como utilizar arbustos como elementos de design no seu jardim ou quintal. Devido aos formatos únicos dos arbustos e sua versatilidade vertical e horizontal, é possível aproveitar as plantas com tronco para esconder áreas menos atraentes da casa ou do jardim. Um jardim de arbustos bem projetado pode ajudar a obter privacidade. Os arbustos podem também ajudar a melhorar a aparência natural de plantas anuais e perenes. Aprenda como.

* Plantando e mantendo vinhas
Uma das melhores coisas sobre as vinhas é que você pode controlá-las. Decida quão alta, larga e densa você quer sua planta e nós o ajudaremos a atingir a aparência que você está procurando ou até mesmo a garantir a quantidade de privacidade você deseja em relação aos seus vizinhos. Você também pode usar vinhas para esconder um cerca ou outras coisas que incomodem aos olhos e das quais você vem tentando se livrar por anos. Antes de você perceber, aquele tronco de árvore morta será um colorido suporte para o jardim. Use as sugestões nesta seção para fazer as seleções corretas, vinha espiralada, vinhas com rebentos e vinhas apertadas, baseado nas suas necessidades.

borboletas azuis

Suculentas

coquetel-de-suculentas (Small)

O termo “suculenta” é utilizado genericamente para designar plantas que, de alguma forma, armazenam grande quantidade de água em seu interior. Isso ocorre por viverem em ambientes, na maioria, de clima seco e temperatura elevada. Tais plantas desenvolveram mecanismos especiais para se protegerem das intempéries, assim como de predadores (algumas se assemelham a rochas dificultando sua localização). As Crassulaceas, uma das famílias mais cultivadas, possuem uma roseta de folhas que pode se fechar em caso de falta de água, diminuindo a transpiração e protegendo o meristema. Alguns gêneros como Hoya (flor-de-cera), Pereskia e Senecio, armazenam água em suas folhas para períodos de estiagem.

Outra característica das suculentas é a coloração forte de algumas espécies, o que as protege de raios luminosos muito intensos. Podem também paralisar seu desenvolvimento quando as condições ambientais se tornam impróprias.

Algumas espécies da família EUPHORBIACEAE costumam ser confundidas com plantas da família CACTACEAE, pois apresentam estruturas parecidas com espinhos. No entanto, estes “espinhos” são ramos modificados, diferente do que acontece com os cactos, onde são encontrados espinhos “verdadeiros”, ou seja, folhas modificadas que ainda apresentam circulação. Uma observação: entre as suculentas também podem ser encontrados espinhos verdadeiros em Aloe e Euphorbia milli.

Como foi citado acima, tais plantas são adaptadas a diferentes climas, muitos deles nocivos a maioria das plantas. Estes fatores ambientais fazem das suculentas em geral plantas de fácil cultivo e manutenção, o que tem, cada vez mais, atraído a atenção de novos cultivadores.

-  Reprodução – Outro fator que torna o cultivo atraente, é o modo de produção de novas plantas. Pode ser feita por meio de estacas foliares ( ex.: Crassulaceae – ver pág. 19) ou caulinares (ex.: Euphorbiaceae), ou ainda separação de brotos laterais (ex.: Gasterias). Muitas podem ser propagadas facilmente por sementes.

-  Distribuição das suculentas no mundo – Indivíduos de cerca de 50 famílias botânicas com mais de 600 gêneros e milhares de espécies podem ser consideradas suculentas. Muitas destas espécies habitam as áreas ensolaradas do globo, especialmente África (Região de Cabo) e Karvo (África do Sul), deserto de Namaqualand (África do Sul e Namíbia), deserto da Namíbia, áreas secas do leste da África, parte do sul de Marrocos e também nas ilhas de Madagascar e Socotra.

Na Ásia podem ser encontrados representantes do gênero Euphorbia, Stapelia, Aloe, Kalanchoe, entre outros.

Nas Américas, seus representantes estão, principalmente, entre as famílias botânicas CRASSULACEAE, AGAVACEAE, CACTACEAE e APOCYNACEAE.

Na Europa muitas suculentas são cultivadas, mas são nativas apenas algumas espécies, principalmente de Sedum e Sempervivum.

Quanto às suculentas de clima úmido, temos como exemplo as espécies de Aloe, Peperomia e plantas trepadeiras como Hoya do sudoeste da Ásia e Austrália.

-  Usos e curiosidades de algumas suculentas – A mucilagem de algumas espécies de Aloe é cicatrizante e antimicrobiana, usada em pequenos cortes e queimaduras. Tem seu uso consagrado na cultura ocidental como hidratante de cabelos.

Euphorbia cereiformis, E. heptagona e E. virosa eram fervidas até alcançarem uma consistência viscosa e, então, usadas como veneno na ponta de lanças para a caça.

Tubérculos de Ceropegia e Brachystelma são parte da dieta do povo Bantu do Sul da África.

Algumas espécies de Agave são usadas para a produção de tequila e pulque.

A Agave sisalana (Kênia e Madagascar) é uma das suculentas mais importantes economicamente.

Sarcocaueilon burmannii (Namíbia) possui uma resina inflamável, que pode ser utilizada em tochas.

linha de florzinhas

arbustos

Você pode pensar em arbustos apenas como moitas, mas eles podem ser usados como plantas ornamentais, em projetos de paisagismo. Os arbustos são encontrados em uma grande variedade de formatos e tamanhos, com muitos tipos diferentes de folhagem. Alguns produzem frutos e outros são perfumados. Não importa que efeito você está tentando alcançar, certamente há um arbusto que vai servir para aquilo que você planeja.

Arbustos rasteiros, como os juníperos, podem servir como coberturas do solo com sempre-vivas. Arbustos baixos e cerrados, como a espiréia e a potentilla, se misturam delicadamente em jardins de flores ou na frente de plantações ao redor da casa. Arbustos grandes e cilíndricos podem ser agrupados para definir um espaço ou criar privacidade. Cultivares mais compactas (que se desenvolvem quando estão com cerca de 1 m de altura, como a viburno Newport), podem ser usadas ao redor da casa sem qualquer poda. É melhor manter os arbustos mais altos (como o viburno Aalegheny) afastados da casa, em um local onde não bloqueiem a visão. Eles formam boas proteções no perímetro da propriedade.

Arbustos verticais cujas formas são como um cone ou pilar (como o junípero foguete) dão formalidade e enfatizam o jardim. Eles podem ficar melhores quando colocados nas laterais da porta de entrada ou no portão do jardim.

Use uma mistura de arbustos com formas para criar projetos interessantes que vão além de folhas e flores.

* Plante arbustos floridos e perfumados próximos a portas ou janelas para desfrutar de seu perfume tanto dentro como fora de casa.

* Corte galhos floridos de seus arbustos e coloque-os dentro de casa como grandes buquês. Se você tiver grandes vasos com arbustos anões comuns ou hastes perenes, preencha-os com longos galhos de forsítia, lilás ou virbuno.

* Plante arbustos que florescem em seqüência. Pegue algumas plantas em flor da primavera, verão e outono; brinque com elas usando outras plantas para fazer combinações.

* Combine as cores das flores de um viburno com um buquê dos narcisos silvestres. Repita a cor da azaléa com um vaso de amor-perfeito rosa.

Arbustos adequados são os pinheiros anões, pinhos, cicutas, abetos vermelhos, urzes, juníperos, tuias e o falso cipreste. Plante intercalando as sempre-vivas com formas de cone e as verticais com formas elevadas e baixas. Acrescente algumas coníferas chorões que contrastam suas folhagens azuis e cinzas com verdes e douradas. No verão, acrescente algumas plantas sazonais e perenes e gramados ornamentais para variar.

Arbustos em vasos
. Qualquer arbusto resistente que você encontrar crescendo em um vaso no centro do jardim pode continuar vivendo como planta de vaso em seu terraço, varanda ou entrada.
. Use um vaso maior com terra extra do tipo preferido da planta. Acomode a planta em seu vaso em um lugar com a quantidade certa de sol ou sombra. Em climas frios, use vasos de plástico ou de pau-brasil.
. Evite terracota, que pode rachar em solo muito gelado. Outros fatores para se ter em mente são o tamanho e a densidade do arbusto e sua aparência nas diferentes épocas do ano.
. Use essas dicas para manusear seus arbustos e criar maravilhas ornamentais.

joaninha e girassol