Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Plectranthus-barbatus-Boldo
Como o nome sugere, o boldo-do-chile só cresce naturalmente em solo andino. Mas você pode cultivá-lo onde estiver para aproveitar o forte aroma das suas folhas em receitas culinárias e medicinais.

1- Escolha um lugar do seu jardim que receba a luz do sol o dia inteiro e onde a planta tenha espaço suficiente para crescer.

2 – Revolva o solo e quebre os torrões de terra maiores.

3 – Se o terreno for muito argiloso, acrescente uma boa quantidade de areia de rio para melhorar a drenagem. O boldo-do-chile prefere os solos pouco úmidos.

4 – Se o solo for muito pobre, enriqueça-o com bastante matéria orgânica. O boldo-do-chile precisa de um meio mais ácido para se desenvolver.

5 – Abra um buraco no solo e plante a árvore, muda ou estaca de madeira nova. O boldo-do-chile tem um crescimento lento. Durante os seus primeiros anos ele terá forma de arbusto.

6 – Mantenha um baixo nível de umidade. Regue a planta, moderadamente, apenas em época de seca.

7 – A floração se produz no fim do inverno e começo da primavera. Depois, as drupas amadurecem ficando verdes e com um sabor doce.

8 – A planta de boldo é aproveitada na sua totalidade: a casca da árvore, rica em taninos, é usada para curtir couros; os frutos são comestíveis; e as folhas, a parte mais valorizada, são consumidas como infusões digestivas.

O boldo contém alcalóides, por isso não deve ser consumido durante a gravidez, a lactância e a infância.

luag

mimosa pudica

Nome científico: Mimosa Pudica

Nome comum: Mimosa Pudica

Família: Fabaceae

Origem: Estas espécies pode ser encontrada em vários lugares no mundo.

Esta planta não é carnívora, é um arbusto pequeno que cresce facilmente em qualquer tipo de solo.
Quando tocada sua folhas se fecham imediatamente fazendo um movimento muito interessante como pode ser visto no vídeo abaixo. As folhas se fecham também quando há muito sol, quando anoitece e quando há muito vento.
Quando o toque é muito forte até a haste que suporta as folhas cai, se erguendo novamente depois de um tempo. A planta é de fácil cultivo, pode ser planta do direto na terra, jardim ou vaso.
A planta da lindas flores e sementes durante boa parte do ano. Esta planta é muito admirada principalmente por crianças e é indicada para elas por ser uma planta bem forte. É uma ótima planta para quem não tem experiência.

Luz: A Mimosa pode ser mantida no sol direto ou sol indireto se da bem na maioria dos ambientes, mas não gosta de sol muito forte.

Rega: A planta gosta de água e por isso deve-se deixar sempre o substrato úmido.

florzinha

Cestrum purpureum

Nome científico: Cestrum

Nome popular: Cestro, palqui, Jesamine, Coralito.

Família: Solanaceae.

Origem: América Central.

Arbusto perene. De  rápido crescimento.

Altura: De 1 a 3 m.

Folhas: persistente, inteiras, alternas, lanceoladas, com lâmina oval, base arredondada ou ligeiramente pubescente.

Flores:  juntas em vários conjuntos terminais na cor vermelho-púrpura ou vermelho, corola , com um tubo longo e alargado no seu final.

Floração: durante todo o ano em cachos, hermafroditas.

Uso: como uma planta de jardim, isolada ou em grupo, é adequado para cobrir cercas.

Cultivo: ao ar livre, em pleno sol ou sombra parcial.

Regas regulares, no máximo três vezes por semana.

Substrato: rico

Podas: no final do inverno, se necessário.

Multiplicação: a partir de estacas na primavera ou início do outono.

beija-flor

sementes

A produção de mudas de plantas através de sementes é tarefa geralmente simples, mas que exige alguns cuidados básicos. Ela pode ser feita em bandejas, tubetes, vasos ou saquinhos próprios para mudas. Em casa é possível aproveitar embalagens de garrafas pet, caixas de leite, latas, potes, bandejas plásticas, caixas de ovos, etc, perfazendo uma infinidade de recipientes recicláveis. O tamanho do recipiente é importante e está diretamente relacionado com o tamanho esperado da muda na época de transplante. Mudas de árvores e arbustos se desenvolvem melhor em embalagens maiores, enquanto que plantas herbáceas, como flores anuais, temperos e hortaliças, ficam bem nos menores. Recipientes de mudas podem ser reutilizados, mas é imprescindível que sejam escrupulosamente lavados e esterilizados antes de cada uso, evitando assim a transmissão de doenças entre os lotes. Algumas sementes exigem semeadura diretamente no local definitivo, pois são muito sensíveis ao transplante, como as cenouras por exemplo. Neste caso, prepare bem os canteiros e dispense os recipientes.

A escolha das sementes deve ser criteriosa. Elas devem possuir boa genética e serem livres de pragas e doenças. Sementes fracas e contaminadas são certeza de insucesso. Adquira sementes de empresas idôneas e responsáveis por sua qualidade, que fazem testes de germinação regularmente em todos os lotes. Escolha as sementes tendo como critério o local de origem das plantas e a estação do ano. Algumas espécies podem necessitar de frio para o seu desenvolvimento e desta forma não é indicado o seu plantio no centro-oeste, norte e nordeste, por exemplo. Outras só devem ser plantadas na primavera, evitando-se as outras estações do ano.

Na maioria das vezes, quanto mais frescas as sementes, melhor é o seu poder germinativo. No entanto, muitas sementes de árvores, arbustos e plantas anuais, possuem dormência, o que faz com que o passar do tempo e das estações seja importante para a sua germinação. Essa dormência pode ser superada no caso de sementes duras de diversas árvores. Técnicas especiais de quebra de dormência, que podem incluir escarificação mecânica, imersão em água quente, ou até mesmo ácido sulfúrico, garantem germinação em tempo recorde e de maneira mais uniforme, facilitando o futuro manejo das mudas. Verifique sempre se as sementes que você está adquirindo necessitam quebra de dormência, para realizar os procedimentos corretamente, evitando frustrações futuras.

Tenha em mente que o substrato ideal para o plantio está estritamente relacionado com o habitat da espécie escolhida. Cactáceas por exemplo, vão necessitar de um substrato mais arenoso. Plantas carnívoras preferirão turfas levemente ácidas e esfagno. Utilize substrato preferencialmente esterilizado, evitando assim que suas sementes entrem em contato com bactérias, fungos ou pragas, e desta forma apodreçam ou sejam devoradas antes mesmo de germinar.

É possível comprar substratos prontos para semear, já fertilizado e esterilizado, mas a tarefa de encontrá-los pode ser difícil, então disponibilizamos uma receita simples, que deve funcionar bem na maioria dos casos: Veja mais »