Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




pandano

Nome Científico: Pandanus veitchii
Nome Popular: Pândano, pandanus, vácua
Família: Pandanaceae
Origem: Polinésia
Ciclo de Vida: Perene

O pândano é uma árvore tropical, de copa piramidal e de aspecto curioso. Embora seja semelhante a uma palmeira, ele pertence à uma ordem própria a Pandanales, enquanto que as palmeiras são da ordem Commelinidae, juntamente com as gramíneas, as trapoerabas e os agaves. Suas folhas são longas, achatadas como espadas, com margens denteadas, e dispostas em espiral entorno do caule lenhoso e pouco ramificado. Destaque também para as raízes aéreas, que emergem calibrosas diretamente do caule, acima do solo e apresentam função de sustentação da planta. Os frutos do pândano são grandes e do tipo drupa.

As folhas do pândano são verdes, ocorrendo cultivares variegadas de amarelo ou branco, muito decorativas. O aspecto escultural desta planta chama a atenção no jardim, principalmente quando isolada ou em pequenos grupos, valorizando assim o paisagismo. Seu crescimento é bastante lento, mas recompensador. O pândano pode atingir mais de 10 metros, mas mesmo quando jovem é uma planta vistosa. Tanto as folhas como os frutos do pândano são muito importantes para os povos polinésios. Lá eles são aproveitados na culinária e no artesanato, na fabricação de cestos e em adornos.

Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente.

Tolerante à maresia, ventos e salinidade do solo, o pândano é uma árvore ideal para o litoral.

Planta tipicamente tropical, não tolera clima frio ou seco.

Algumas variedades podem ser plantadas em vasos e utilizadas como planta de interior, desde que recebam pelo menos 3 horas de luz solar.

Multiplica-se por sementes e por divisão das mudas formadas entorno da planta mãe.

palmeira

flores de jardim

As flores são sempre um atrativo enorme em qualquer casa. Basta ver a explosão de cores e a incrível harmonia que elas provocam quando são vislumbradas, mesmo à distância. Por isso muitas pessoas adorariam ter em suas casas um lindo e vistoso jardim florido e cheio de vida. No entanto, para muitos, isso é apenas um sonho porque residem em apartamentos cada vez menores e que dispõem de menos espaço para qualquer atividade que não seja o básico.

Mas, com um pouco de conhecimento e um pouco de paciência, você pode cultivar um jardim de flores lindo e perfumado, mesmo morando em um pequeno apartamento. É claro que morando numa casa, as coisas ficam muito mais fáceis. Mas tentaremos dar algumas dicas e técnicas que possibilitarão a você plantar, cuidar e manter o seu jardim; esteja você onde estiver.

O primeiro passo é saber diferenciar as flores que necessitam de grande quantidade de sol, e por isso devem ser plantadas em áreas abertas e muito bem iluminadas; das flores que podem viver com pouca luz e seriam as ideais para o cultivo em apartamentos; necessitando apenas de uma bela janela para florirem com toda força.

Por exemplo, flores como o hibiscus, grevilea-anã, kalanchoe, onze-horas, catarantus, gerânio, petúnia, gravínia e pelargônio; exigem sol forte e constante para se desenvolverem plenamente. Quanto aos cuidados, devem ser cultivadas em terra bem adubada, bem drenada e com as regas controladas para evitar-se o excesso.

Já flores como a impatiens, a lantana e a brinco de princesa podem ser cultivadas a meia sombra ou em áreas com sol ameno e mesmo onde há pouca incidência do sol. Como as anteriores, um solo bem adubado, bem drenado e um esquema de regas regulares e bem elaborado para evitar excessos que causariam o apodrecimento das raízes; farão com que suas flores desabrochem e espalhem toda a sua beleza pela casa.

Um cuidado muito importante deve ser tomado em relação ao clima da sua cidade. De nada adiantará comprar uma planta com flores belíssimas em uma visita a uma cidade de clima ameno e tentar plantá-la numa cidade de clima quente. A probabilidade de que a planta não floresça ou mesmo morra é alta. Consulte sempre um bom profissional do ramo ou um vendedor qualificado para que você tenha sucesso em seu jardim.

Um bom exemplo disso são as violetas. Muita gente adora comprar vasos de flores; mas reclama de que elas duram pouco e morrem logo assim que são colocadas em casa. Isso ocorre porque muitas vezes as pessoas regam em excesso, deixando água acumulada no pratinho e favorecendo o apodrecimento das raízes da planta. Além disso, seu plantio em lugares de clima mais frio é certeza de fracasso. O frio é fatal para a planta.

Como você pode perceber, com pequenos cuidados com as flores e escolhendo as plantas corretas para o tipo de ambiente que você tem em casa ou no seu apartamento; as chances de você possuir um lindo jardim florido aumentam enormemente. Basta se informar e botar as mãos à obra.

buquê de flores

flores

Como cuidar de arranjos
Ao receber um arranjo floral, complete o compartimento de água imediatamente, usando sempre água fresca e limpa.

Mantenha seu arranjo sempre em local fresco, evitando exposição direta ao sol, ao vento e a ar condicionado e/ou aquecedores que ressecam o ambiente, diminuindo a vida das flores de seu arranjo.

Troque a água de seu arranjo por completo diariamente sempre usando água fresca e limpa, evitando proliferação de micro organismos.

Algumas flores são mais sensíveis que outras , por esse motivo é comum que algumas delas pereçam primeiro. Caso isso aconteça apenas remova cuidadosamente as flores murchas podando-as ou retirando-as do arranjo.

Como cuidar de bouquets
Ao receber um bouquet de flores, corte o caule das flores delicadamente na diagonal, proximadamente 1 cm. de haste , arranque as folhagens que forem ficar submersas na água e coloque o bouquet em um vaso ou compartimento com água fresca e limpa imediatamente. Mantenha o vaso com flores sempre em local fresco evitando exposição direta ao sol, ao vento e ao ar condicionado ou aquecedores que ressecam o ambiente, diminuindo a vida das flores.

Troque a água do vaso ou do compartimento com as flores por completo diariamente sempre usando água fresca e limpa, evitando a proliferação de micro organismos. O caule deve ser podado pelo menos de dois em dois dias seguindo a forma indicada acima.

Algumas flores são mais sensíveis que outras, por esse motivo é comum que algumas delas pereçam primeiro. Caso isso aconteça apenas remova cuidadosamente as flores murchas podando-as ou retirando-as do vaso.

Como cuidar de plantas em vaso
Cuidar de flores plantadas requer um conhecimento maior sobre a espécie da planta, já que cada variedade necessita de um tratamento diferente. Por isso basicamente, podemos indicar cuidados comuns a maioria das espécies e relacionar uma tabela abaixo com os cuidados especiais para as mais cultivadas:
Cuidados básicos para flores plantadas: Ao receber uma planta em vaso certifique-se que a terra ou xaxim está devidamente molhado ou úmido. Faça essa checagem diariamente regando a terra sempre que necessário e evitando molhar flores e folhas. Após molhar a terra deixe-a escorrer para eliminar o excesso de água, evitando que as raízes fiquem diretamente submersas e acabem por apodrecer. Nunca coloque a planta diretamente sobre o sol durante um grande período de tempo, na maioria das vezes as plantas necessitam de luz direta ou indireta, porém sempre por um curto espaço de tempo e de preferência durante o inicio da manhã ou pelo final da tarde quando o sol está mais brando. Para finalizar não deixe sua planta recebendo correntes de ar, a necessidade de um ambiente fresco não significa que sua plantinha deva ficar de frente a ar condicionados ou ventiladores. Cuidados específicos com algumas espécies de flores plantadas.

cestinha de flores

Magnolia_grandiflora (Small)

Família: Magnoliáceas
Porte: Árvore que alcança até 25 metros de altura, com copa medindo até 12 metros de diâmetro
Plantio: Propaga-se por meio de estaquia da ponta de ramos
Solo ideal: Argiloso, com boa drenagem e rico em matéria orgânica
Podas: Os exemplares adultos devem receber apenas podas de limpeza, para eliminar os galhos secos. Quando ainda em crescimento, a magnólia pode adquirir um porte mais elegante, se receber podas para eliminar os ramos muito fracos e mal formados.

É uma linda árvore ornamental, que da primavera até o verão cobre-se de grandes flores brancas, muito perfumadas, num formato interessante que lembra uma taça. Suas folhas são brilhantes, ovaladas e alternadas, mantendo-se firmes mesmo durante o inverno. A magnólia pertence a um gênero muito antigo de árvores. Acredita-se até que sejam cultivadas há cerca de 1.400 anos. Trata-se de uma árvore indicada para locais com bastante espaço.

É possível que a primeira planta com flores tenha surgido há cerca de 90 a 100 milhões de anos, no período Cretáceo. O aspecto dessa planta provavelmente seria muito semelhante ao da Magnolia, cuja família é uma das mais primitivas da História.

A Magnólia é uma árvore robusta com até 30 metros de altura, com ramos vigorosos que se mantêm verdes o ano inteiro. São ricas em alcalóides. Os meses de floração da óão entre maio e julho. As belas flores vão do muito branco a uma cor creme aveludada, mas também podem ser encontradas flores de cores amarelas, flores de cores rosas e flores de cores púrpuras. São flores bastante grandes, com 8 a 12 pétalas, podendo medir de 20 a 30 cm de diâmetro. Seu aroma é agradável e penetrante.

São flores nativas do Himalaia ao Japão, Oeste da Malásia, Leste da América do Norte, México e regiões tropicais. Além de sua utilização ornamental, são cultivadas pelo comércio de sua madeira e por suas cascas que podem ser aproveitadas na medicina.

A Magnólia é recomendada para regiões de temperatura amena e é muito utilizada no paisagismo em geral, possuindo notáveis atributos ornamentais. É adequada para parques e grandes jardins, na arborização urbana em geral. Atrai muitos pássaros, que procuram alimento nas suas sementes. No Brasil se adapta muito bem nas regiões mais altas do Sul e Sudeste.

Para o cultivo dessa planta, faz-se necessário um solo rico e fresco. O plantio deve ser feito em local de sol ou sombra parcial, em espaço amplo para o bom desenvolvimento de suas raízes e copa, ficando, a planta, protegida de ventos fortes.

A reprodução é feita por sementeira, de preferência no outono, e mergulhia (quando a planta é mergulhada para ganhar raízes), na primavera. A poda é aconselhável no final do inverno e início da primavera.

A família da Magnólia é uma das mais primitivas de todas as plantas com flor – as angiospérmicas. Muitos autores defendem que as primeiras plantas com flor surgiram há cerca de 90 a 100 milhões de anos, no período Cretáceo, e que o seu aspecto era muito semelhante às espécies desta família.

A Magnólia é uma árvore robusta, que pode alcançar os 30 m de altura, e que se mantém verde todo o ano. As suas flores, que podem ir de um branco puro até um creme aveludado, surgem entre Maio e Julho, são muito grandes – de 20 a 30 cm de diâmetro – e têm um aroma agradável e penetrante.

É uma árvore com origem no sudeste dos EUA, que na Península Ibérica é frequentemente usada como ornamental em grandes parques e passeios públicos.

florzinha branca