Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




alternanthera-ficoidea (Small)

A planta periquito pertence à família das Amaranthaceae. Popularmente ela também é conhecida por apaga-fogo e periquito-ameno, cada um desses nomes variando de acordo com a região onde a planta será encontrada.

Se levarmos em conta o nome, “planta periquito”, vamos logo lembrar que o animal é originário de regiões tropical e no caso da planta não seria diferente. Sua origem é da América do Sul, mais precisamente do Brasil, portanto o clima mais adaptável para essa planta são os equatoriais, subtropicais e tropicais, climas típicos dessas regiões.

É uma planta perene, pequena medindo no máximo 30 cm e deve ser cultivada ao sol pleno. Devido o seu tamanho, a planta periquito é muito utilizada para compor letreiros que ficam sobre o gramado ou compor forrações de outras cores, por isso que para muitos, a planta periquito é considerada uma planta com folhagem ornamental.

Assim, paisagistas e lojas voltadas a comercializar plantas, fazem constantemente o uso da planta periquito para forrar jardins.

Cultivo
A planta periquito é de fácil cultivo, mas exige alguns cuidados principalmente acerca do substrato que deve ser colocado para nutrir a planta. A terra tem que está muito fertilizada e os adubos devem conter taxas de nitrogênio para que a sua planta periquito cresça saudável.

As regas também devem ser frequentes, pois por ser cultivada ao sol pleno, consequentemente a planta vai exigir mais água para se manter hidratada. A areia que receberá a planta periquito deve ser preparada com um pouco de argila antes de receber as mudas de planta periquito.

Alternanthera-ficoidea

Passo a passo de como plantar a planta periquito:
1º passo: Primeiro vamos preparar o solo para receber a planta periquito. Antes retire todas as plantas ou resquícios de folhas ou raízes velhas do local onde será plantada a planta periquito.

2º passo: Cave pequenos buracos para colocar as  mudas. Esses buracos devem ter entre 12 e 15 cm de profundidade e o mesmo de largura.

3º passo: Coloque o composto orgânico e o adubo animal de curral do tipo bem curtido. Incorpore bem todo o solo do seu canteiro para firmar bem a terra.

4º passo: Nivele o terreno para que sua planta periquito cresça bem ereta e coloque a muda. Feche a cova firmando bem a terra sobre a muda para assentar a areia.

Esses quatro passos podem ser repetidosr para plantar a quantidade de mudas de planta periquito que acha suficiente para o seu cultivo. É importante lembrar que o espaçamento entre uma muda e outra deve ser de 20 cm de distância entre elas para que a sua planta cresça com espaço suficiente entre as raízes, desenvolvendo-se bem. Regue bem após terminar todo o seu plantio

Pragas e doenças
Todas as plantas que não são cuidadas de acordo com as suas exatas necessidades, apresentem problemas com pragas e doenças. A planta periquito não é diferente de nenhuma dessas e por ser uma planta que porte menor, a incidência de problemas que afetam a saúde da planta é mais fácil de ocorrer.

Naturalmente elas são bem resistentes a esses problemas  mas caso aconteça, use inseticidas naturais e evite deixar a terra da sua planta periquito muito úmida para não propagar fungos.

alternanthera-ficoidea-1

Propriedade medicinal
Não é muito utilizada com essa finalidade e também não existe muita popularidade, mas a planta periquito, assim como a maioria das plantas originárias do nosso país, tem sua funcionalidade medicinal. Apena de poucas funções para a medicina natural, a planta periquito é muito eficiente quando utilizada em algum tratamento.

A parte utilizada para tratamento de problemas de saúde são as suas folhas apenas. Existem algumas formas diferentes de serem tomadas, sendo o mais tradicional sob a forma de chá.

Para fazer é importante saber a procedência de todas as folhas, pois a planta periquito é facilmente atingida por pragas ou doenças. Então lave muito bem todas as folhas antes de fervê-las

A planta periquito propriedade medicinal de antiálgica e anti-inflamatória. A primeira função está relacionada a redução de dores que envolvem qualquer parte do nosso organismo, portanto a planta periquito ajuda a diminui a dor de diversas localidades do corpo, sendo levadas em consideração as dores internas ou externas.

Biologicamente essas dores são chamadas de algia, por isso o termo antiálgica. Algumas pessoas aproveitam e ainda usam a planta como um analgésico habitual também.

Já a segunda funcionalidade, a anti-inflamatória, ajuda a diminuir o inchaço e as inflamações em machucados localizados. Ela pode ser tomada sob forma de chá, mas a aplicação da pasta feita com a planta periquito no local inchado, faz com que a ação da planta seja mais direta.

Existem ainda pesquisas que envolvem outras funcionalidades medicinais para a planta periquito, mas ainda não são tão consumidas. No caso, a planta periquito teria uso oral com ação diurética e uso externo com ação anticéptica para a região ocular.

56890

weigelaflorida

A veigela está entre as espécies de plantas da família das Caprifoliaceae. É de origem do continente asiático com muita incidência na China, na Coréia do Norte e na Coréia do Sul e, portanto, algumas características desses lugares implicam e muito no desenvolvimento da planta.

Uma dessas características é o melhor clima para cultivar a veigela sendo o subtropical, o temperado e o tropical os mais indicados nesse caso.

A veigela é um ótimo exemplo de planta que se nos atentarmos bem sobre o cultivo, poderemos ter problemas na plantação. Essa planta é um arbusto, sendo considerado rústico, mas com algumas necessidades que devem ser observadas principalmente no primeiro ano da planta.

De todos os cuidados essenciais para essa planta, vamos perceber que algumas são mais delicadas e “cobrarão” um pouco mais da nossa atenção, como acontece com a temperatura ideal para planta.

Essa planta categorizada como arbustos e cercas vivas, apesar de ser originária dos lugares acima citados, pode ser facilmente cultivada em qualquer parte do mundo desde que este ofereça as condições ideais de clima, umidade e iluminação.

Sendo cultivada de acordo com as condições que serão citadas mais abaixo, a veigela por crescer entre 90 cm e 3 m de altura, chegando a esse máximo já na fase adulta de sua vida. A planta apresenta um ciclo de vida perene o que significa que teremos esse tipo de plantação brotando durante o ano inteiro em seu jardim.

weigela lll

Fisicamente, a veigela é uma planta muito ramificada e estas ramagens se apresentam sempre bem ereta e arqueada, o que faz com que o seu florescimento crie um aspecto decorativo, por isso a planta ser tão utilizada como cerca viva.

As suas folhas são ovaladas e colocadas de forma oposta em cada ramo com alguns poucos pecíolos e margem serrilhadas, todas sempre alternando entre a tonalidade verde e avermelhada.

As flores da veigela apresentam-se sempre solitárias ou em alguns poucos cachos, sempre na extremidade de cada ramo. Elas são pequenas e as cores variam podendo ser rosas, amarelas, brancas ou vermelhas. Os frutos, em forma de cápsula, são secos, mas contém muitas sementes.

Cultivo
Por ser uma planta rústica, haverá necessidade preocupar-se tanto com os cuidados, pois a veigela não vai cobrar tanto isso de quem a cultiva. A manutenção da planta fica restrita a praticamente as adubações anuais assim como as podas que também devem ser feitas com esse intervalo de tempo.

O cultivo regular deve ser feito sob o sol pleno, com solo bem fertilizado, drenado, rico em matéria orgânica e irrigado com regularidade certa. Apesar de para o cultivo certo ser indicado o sol pleno, a veigela vai preferir ser cultivado em clima frio e com um pouco de umidade.

Essa planta também não vai tolerar climas muito quentes, principalmente o calor tropical e não responde muito bem aos períodos de estiagem. Se for cultivar a veigela em locais onde o clima predominante é o subtropical, deve deixar sempre a planta à meia sombra para que ela cresça bem.

weigela

A fertilização, independente de clima, deve ser rica em fósforo no início e no final da primavera, pois isso vai estimular a floração da planta.

Quanto terminar a floração da veigela, deverá ser feito uma poda no máximo um terço dos ramos mais velhos para dar espaço aos novos que crescerão na próxima floração. A veigela se reproduz por estaquia feita a partir dos ramos lenhosos e por sementes.

Doenças
Toda planta está sujeita a adquirir algumas doenças e não seria diferente com a veigela. Ela apresenta as doenças comuns tanto em cercas vivas quanto em arbustos e você precisa atentar-se muito para que a veigela não seja contaminada. Sendo uma planta rústica, como puderam já notar nas afirmações mais acima citadas, pode ocorrer o aparecimento de algumas doenças e fungos, e dificilmente será percebido.

O problema mais comum é a podridão da raiz que pode acontecer com a planta. Isso acontece porque a veigela vai exigir um solo bem úmido e o clima ideal não é o com temperaturas mais altas, vai acontecer de períodos onde você vai irrigar a planta e o solo permanecerá ainda úmido por um tempo além do ideal. Isso vai gerar um crescimento de madeira apodrecida além de folhas murchas.

weigela florida

O Oídio é outro problema comum na veigela. Esse fungo passa a agir na planta através da absorção de seus nutrientes o que deixa uma noda esbranquiçada nas folhas.

Para tratar de qualquer um desses problemas, o ideal é procurar produtos fungicidas que são facilmente encontrados em lojas que vendem produtos para plantas. A aplicação vai variar de acordo com cada fungicida e alguns ainda serão necessários à mistura com água, devido a concentração em alto volume.

Opte sempre pelos mais naturais para evitar que os fungicidas agridam tanto a sua planta, optem pelos mais naturais e só suspensa a aplicação quando perceber que o a doença sumiu por completo.

brisa

dendrobium111

A mais popular das orquídeas Dendrbium nobile é originária da China. A família dessa planta é a Orchidaceae. Trata-se de um exemplar que é bastante utilizado no paisagismo

O nome popular olho-de-boneca vem do fato de a flor dessa orquídea ter uma coloração escura centralizada, o que lembra os olhos de uma boneca.

Essa planta é herbácea, mas com hábito de epífita (cresce sobre outra planta), em geral forma grandes touceiras de 0,45 m de alturas. A olho-de-boneca se caracteriza também por contar com pseudobulbos sulcados que possuem nós e entrenós bem marcados de coloração verde.

As folhas dessa orquídea são curtas, finas e flexíveis, estão inseridas nestes nós ao longo dos pseudobulbos. Neles é que surgem as flores da planta. As flores são de cores variadas podendo ser até mesmo bicolores de um tamanho de 6 cm x 6,5 cm sobre uma haste floral de 2 cm.

Em geral as flores dessa orquídea costumam durar aproximadamente uns 30 dias, mas tudo depende da região e da temperatura durante a primavera. Esse gênero tem cerca de 1000 a 1400 espécies, trata-se de um dos gêneros com mais tipos de espécies.

Todas as espécies de dendrobium são epífitas, o que significa que se desenvolvem sobre o tronco de árvores. Não são plantas parasitas, como grande parte das pessoas pensam, apenas usam a árvore como um suporte e proteção para que possam crescer. Porém, elas não retiram nutrientes dessas plantas.

É por esse motivo que muitas dessas plantas são cultivadas inicialmente sobre árvores, em geral amarradas com barbantes ou sisal. O efeito das orquídeas sobre palmeiras é bem interessante.

nobile9

Vale destacar que as orquídeas também podem ser cultivadas em vasos de preferência de barro, cerâmica ou madeira desde que bem forrados com pedriscos para que haja uma boa drenagem.

O substrato utilizado para o cultivo em casos pode ser composto por uma mistura de carvão vegetal, cascas de árvores e fibras de cocos (um material próprio para o cultivo de epífitas). A dica é não enterrar o rizoma (caule paralelo ao solo) quando se cultiva um dendrobium. O melhor é que ele fique sobre o substrato.

Cultivo
Quando a olho-de-boneca está na época de crescimento precisa de regas frequentes e abundantes, principalmente no verão. É importante ter o cuidado de deixar o substrato secar entre as regas para que as raízes não fiquem encharcadas. Quando as raízes ficam encharcadas perdem a sua capacidade de respirar.

Na hora de escolher o local para cultivá-la é importante enfocar num espaço que tenha bastante luz e seja arejado. Em regiões em que o verão é muito intenso é importante que as plantas não recebam luz solar direta nos momentos mais quentes do dia, pois isso pode queimar as folhas.

dendrobium

Adubação
A planta precisa de adubação, a dica é usar o adubo granulado tipo NPK com fórmula 10-10-10 durante a fase de crescimento. O adubo deve ser dissolvido e ser usado para regar o substrato. Um dia antes de fazer a adubação é importante regar bem a planta para que não haja o acúmulo de sais, isso pode prejudicar a planta.

A orquídea olho-de-boneca floresce no final da primavera e começo do verão, sendo assim a dica é adubar com fertilizante com mais fósforo (tipo NPK 4-14-8) no começo da primavera. Existem algumas recomendações para que se use adubos com formulações mais pesada, porém, é importante saber que na natureza isso não ocorre podendo não ser positivo para a planta.

Quem é leigo no assunto e está começando agora o cultivo de orquídeas deve evitar fazer experimentações. Em geral as plantas preferem um adubo menos intenso assim como ela encontraria na natureza. Nesse ponto ainda vale destacar que excesso de adubo em orquídeas acaba no chão e pode ser pergolado no perfil do solo contaminando posteriormente os lençóis freáticos.

A contaminação dos lençóis freáticos causa inúmeros danos ao meio ambiente. Então não abuse do adubo na orquídea olho-de-boneca.

Multiplicação
A multiplicação dessa planta pode ser feita por divisão de touceira e também através de pequenas brotações que aparecem nas laterais dos pseudobulbos. A dica é esperar até que essas brotações criem raízes para retirá-las. Depois disso é necessário preparar o vaso para receber essas brotações e poder se transformar numa nova olho-de-boneca.

olhodeboneca

Passo a passo da multiplicação
Se desejar fazer a multiplicação dessas plantas através das brotações nas laterais deve separar a muda da planta-mãe. Em seguida prepare um vaso colocando argila expandida e isopor no fundo e em cima fibra de coco ou musgo seco. Acomode a planta no vaso.

Depois disso, prenda um tutor e fixo com a ajuda de um atilho. Coloque um arame para poder pendurar no ripado e regue bem. A multiplicação por divisão da planta é uma das mais utilizadas no caso da olho-de-boneca, porém, é importante ter o cuidado de preservar pelo menos 3 pseudobulbos para cada muda, com raízes e rizoma. Não é bom para a planta muitas subdivisões, pois isso as enfraquece muito.

Paisagismo
A olho-de-boneca é uma das orquídeas mais apreciadas no paisagismo, pode ser cultivado em vasos pequenos ou mesmo fixado a troncos de árvores como palmeiras. Essa orquídea é a mais popular dentre as orquídeas e apresenta um visual bem rústico além de ser de fácil cultivo.

Porém, é importante que se mantenham alguns cuidados, como qualquer tipo de orquídea precisa, para que ela se mantenha bonita e imponente no seu jardim. As cores das flores dessa orquídea podem ser variadas, em grande parte essa variedade se deve ao intenso processo de hibridização e melhoramento pelo qual essa planta passou.

A cor mais comum das flores da olho-de-boneca é a branca com extremidades rosadas, o labelo tem o centro arroxeado e escuro, o que passa a ideia de ser um olho. Os pseudobulbos dessa planta têm uma cor verde clara e amarelado.

folhas em-movimento-9