Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




gardens

Para que  um  jardim esteja  sempre bonito,  ele precisa ser  bem cuidado. Ou seja, é preciso alguns cuidados especiais com  as plantas e com o solo. Na verdade, o cuidado envolve tudo  que  está  relacionado a ele: controle de pragas, luz solar, adubagem e irrigação e não esquecer  que um jardim precisa de cuidados diários. Um jardim precisa de atenção durante todo o ano.

Mas, não devemos esquecer que  o clima das  estações do ano diferem  umas das outras e, que  as plantas sentem essa diferença que existe entre elas tanto ou mais  que os humanos. Por isso,  para cada estação do ano  as plantas pedem  um cuidado especial. Portanto, o jardim também.

jardinagem-2

Utensílios necessários básicos para se cuidar de um jardim Quem tem um jardim, provavelmente já tem as ferramentas e utensílios  necessários para cuidar dele. Mas, se ainda não os tem e está pensando em comprá-los, eis uma pequena lista de coisas necessárias para se cuidar de um jardim: rastelo, escarificador,  ancinho, tesoura de pontas finas, regador, borrifador e luvas.

Hora de cuidar do solo A primeira coisa que devemos fazer é cuidar do solo.  Para o solo estar pronto para as plantas que irá receber ou para aquelas que já estão nele, o cuidado é o mesmo. Primeiro prepare a terra para a adubação. A terra deve estar bem fofa. Caso não esteja, remexa-a até que fique.

Enquanto afofa  a terra, pode ir misturando adubo orgânico. Se você quer melhorar  o solo, pode consegui-lo com uma mistura de  terra comum + terra vegetal + areia. Faça  15 litros dessa mistura, depois, acrescente  uma colher de sobremesa de farinha de peixe, uma colher de sobremesa de nitrato de potássio e uma de farinha de ossos,  em cada 5 litros  da mistura que você fez. Misture tudo muito bem  à terra do seu jardim.

Adubação As plantas de jardim, como qualquer outra planta, precisam de nutrientes para o seu crescimento, floração e multiplicação. E, esses nutrientes são retirados do solo. Por isso, a reposição dos nutrientes é tão importante. Os nutrientes são os adubos que podem ser orgânicos ou inorgânicos. Porém, os mais indicados são os orgânicos.

O adubo orgânico demora um pouco mais para ser absorvido pelo solo. Porém, ele permanece por muito mais tempo e a capacidade para reter a água no solo é aumentada. Alguns tipos de adubos orgânicos:  farinha de osso, cascas de ovos ( as cascas de ovos são excelentes na adubação por serem ricas em potássio, magnésio e cálcio) , húmus  de minhoca, esterco e torta de mamona. Tenha cuidado porém,  com o excesso de adubo pois, pode prejudicar as plantas.

Insetos e Pragas Nos jardins sempre aparecem insetos. A maioria deles beneficia as plantas. Mas,  aparecem pragas também, elas danificam e contaminam as plantas.  Não use inseticidas. Para evitar que as pragas danifiquem as plantas, pode ser usada uma mistura de água com fumo.

Podas Toda planta precisa ser podada. Mas, é preciso observar que ela seja feita de acordo com a necessidade da planta.

Irrigação As plantas precisam de água para que estejam sempre saudáveis. Mas, o excesso pode apodrecer  as raízes. O ideal é que se  cultive em um jardim plantas  com as mesmas necessidades  de água.

Luz solar Lembre-se: a luz do sol  é indispensável para que as plantas se alimentem.

gardem2

Como cuidar do jardim no outono
No outono, a primeira coisa que se deve fazer em um jardim é uma boa limpeza.  Ela deve ser feita com atenção para que não fique (nos  canteiros ou vasos)  nenhum inseto, ervas daninhas (elas retiram nutrientes do solo), raízes mortas ou torrões de terra seca.  Ou seja, retire todas as impurezas.

É muito comum  plantinhas indesejáveis aproveitarem o inverno  para invadir  canteiro e vasos. Observe  bem  para  não  deixar  nenhuma folha seca  e  nem galho seco. Aquela folha amarela, mas que ainda está presa no caule da planta, precisa ser retirada. Para isso, use a tesoura de pontas finas. Nunca as arranque com as mãos, isso pode danificar a planta.

jardim
Como cuidar do jardim no inverno
No inverno as plantas precisam de cuidados redobrados porque, estão no período de dormência. Porém, elas perdem menos seiva e isso é bom para quando chegar a primavera elas estarem com  mais força,  mais viço e bem mais fortes contra as doenças e pragas.  É uma época boa para  o combate às pragas e doenças.

Consegue-se um resultado muito bom, mas como as plantas  estão mais sensíveis, convém fazer a limpeza do solo, retirando todas as impurezas para evitar que as pragas voltem e assim, evitar o uso em excesso de produtos para combatê-las. O inverno é também um bom período para o plantio de bulbos. Aqueles que forem plantados no inverno,  estarão floridos na primavera. Há várias flores que nascem de bulbos.

jardim de flores

Primavera – Estação das flores A  primavera é uma estação onde os dias são mais quentes e ensolarados e as chuvas mais regulares. Nessa época,  a irrigação deve ser feita  mais vezes por conta da  temperatura mais alta. O cuidado com o solo é importante, é preciso uma boa adubação, limpeza para retirar todas as  impurezas (ervas daninhas, folhas amareladas, galhos secos, etc.), mas é também uma época para plantar novas mudas, sementes, podar árvores mais altas( para que a luminosidade chegue às plantas mais baixas.

A azaléia é uma planta que precisa de poda e floresce  muito mais depois de ser podada na primavera. Mas  nem todas as plantas podem. É preciso saber  qual é a estação adequada  para  podar cada tipo de planta do jardim.

jardim

Verão Como o verão é a estação mais quente do ano, o solo fica mais ressecado por causa da evaporação. Por isso, a não ser em regiões  que ocorram muitas chuvas, é necessário nesse período, que as plantas sejam irrigadas com  mais frequência.

Também por conta das chuvas, o solo  precisa de maior adubação (nessa época as plantas  retiram mais nutrientes da terra) com  adubo orgânico (húmus, cascas de ovos, esterco…) no solo e em volta das plantas. Não é recomendável podar plantas no verão.

outono

vaso-de-flor

Vivemos uma grande crise ambiental, pois os recursos naturais foram explorados indevidamente pelo homem, e hoje em dia, todos nós precisamos buscar agir de forma que a natureza seja preservada.

Por isso, existe atualmente uma grande preocupação com o lixo, principalmente com aquele material que pode ser reaproveitado e reciclado. A reciclagem é um das grandes soluções encontradas pela humanidade para reaproveitamento dos materiais e dessa maneira diminuir a exploração indevida dos recursos naturais e assim vai sendo tentado realizar uma exploração correta e sustentável dos recursos disponíveis, para que o planeta Terra consiga ser habitável para as futuras gerações que hão de vir.

O que é reciclagem?
A Reciclagem é o ato de transformar materiais que foram utilizados em produtos aptos para o consumo novamente. A Reciclagem se tornou uma necessidade para o planeta, pois traz uma serie de benefícios, diminuindo a exploração dos recursos naturais, pois os itens são reciclados.

A reciclagem é um processo que ajuda a preservar e manter o meio ambiente, além de produzir economia para as pessoas que com uso da criatividade conseguem aproveitar os materiais, além de gerar emprego, renda e oportunidade de negócios através do aproveitamento de materiais como alumínio, vidro, papel, papelão, plástico e outros.

Devido o aproveitamento dos materiais que levariam anos para serem consumidos pela natureza, ocorre a diminuição da poluição (em ambitos como a água, o ar e o próprio solo).

Graças a esse processo e as ações protetoras, fazendo com que o homem busque preservar a natureza, ajudando a termos um mundo ecologicamente correto.

reclicagem

A reutilização de embalagens
Muitas pessoas confundem os conceitos de reciclagem e reutilização. A reciclagem é a utilização dos materiais para fabricar novos produtos e normalmente é feita pelas empresas especializadas na transformação dos materiais.

Enquanto a reutilização consiste em aproveitar um produto com outra utilidade. A reutilização pode ser considerada uma reciclagem, no entanto ela se caracteriza por ser caseira e até mesmo artesanal, onde as pessoas fazem uso da criatividade e procuram criar belas peças com materiais que não seriam mais usados.

Um exemplo prático de reutilização é reaproveitar as embalagens, sejam essas feitas de plástico, vidro, papelão e até mesmo de pet (material comumente usado nas garrafas de refrigerante), como uma espécie de vasos para o cultivo de plantas.

A transformação de embalagens em vasos
A reutilização de embalagens para a produção de vasos para o cultivo de plantas é muito interessante.

Com o uso da criatividade, as pessoas podem transformar em vasos embalagens de vidro, embalagens de café, caixas de leite ou suco, garrafas pet, embalagens plásticas de desinfetante e outras embalagens.

A seguir algumas dicas de como transformar algumas embalagens em vasos apropriados para o cultivo de plantas:

milk-vaso-4
1 – Caixas de leite e suco – Tetra pack
As caixas Tetra pack podem ser aproveitadas de 02 (duas) maneiras para serem transformadas em vasos.

A primeira forma é cortar a caixa em tamanhos menores, com a caixa sendo útil para o cultivo de pequenas plantas ou formação de mudas. Os cortes podem ser feitos de forma criativa e a caixa pode ser coberta com papel colorido que acaba dando um visual diferenciado e chamativo para a caixa. Não esquecer de lavar a caixa para que possíveis restos e cheiro de leite.

A segunda forma é a reutilização de 04 (quatro) caixas de tetra pack para fazer a composição de um vaso. Para fazer esse vaso com as caixas de tetra pack é necessário que as caixas sejam abertas através das partes que tem cola, depois é necessário lavar e fazer a retirada das abas.

Depois faça um molde de vaso com papelão. O molde deve ser feito seguindo os padrões e medidas de tamanho e de largura. A altura deve ser igual as dobras da caixa de tetra pack.

Pegue uma caneta e faça o contorno do molde, passando o desenho para as 04 (quatro) caixas de tetra pack. Você necessita fazer com que as dobras da caixa coincidam com as quinas do vaso.

Faça o recorte das 4 (quatro) caixas de acordo com as marcações que foram feitas.

Depois de cortar as caixas, use uma fita crepe e una todas as caixas de maneira que seja formada a estrutura de um vaso. Procure reforçar o fundo da estrutura do vaso de tetra pack fazendo a união das partes da caixa.

Para dar um toque decorativo ao vaso, pegue papel alumínio e cubra a parte de fora do vaso, para isso use cola branca. Caso deseje pode dar outro tipo de acabamento basta escolher outro papel e cobrir o vaso.

embalagem de café

2 – Embalagem de café
Para fazer os vasos com embalagens de café basta guardar embalagens metalizadas de café.

É necessário que elas sejam bem lavadas para que todo o pó de café seja retirado. Para que a embalagem seja bem limpa, vire a parte metalizada para fora.

Para dar um toque diferenciado e deixar o vaso diferente você pode amassar a embalagem de café e até mesmo pintar ao seu gosto.

Para conceder um acabamento diferenciado, você pode virar a borda para a parte de dentro da embalagem. Caso você deseje fazer um vaso suspenso, você pode fazer furos nas laterais e colocar cordas que irão sustentar o vaso.

reaproveitando potes de vidro

3 – Embalagens de vidro
As embalagens de vidro dão um charme e diferencial na composição de vasos, que podem ser pintados ficando completamente diferentes.

Para compor os vasos com esse tipo de material basta pegar as embalagens e pintar o lado de dentro e colocar de cabeça para baixo para que a tinta seque e não fique acumulada no fundo do vasilhame. A pintura por dentro é para evitar que a mesma descasque e permite que seja feita a limpeza por fora sem danificar a tinta, além de dar um efeito estético diferenciado.

Depois de pintar e a tinta secar o seu vaso decorativo estará pronto.

Pet

4 – Embalagens de plástico e pet
As embalagens de pet e de plástico podem ser utilizadas como vasos da mesma foram que os demais materiais, bastando que seja usada a criatividade para desenvolver o formato do vaso.

É necessário que a embalagem seja bem lavada para tirar restos e cheiro do produto que usou originalmente a embalagem e,  além disso o plástico pode ser pintado conforme o gosto e desejo da pessoa para que o vaso tenha um aspecto estético diferente.

Chuva-no-jardim_1516

plantas-e-jardins6

Você se interessa por plantas ornamentais ou por um jardim coberto de flores simples e coloridas ou, ainda, um jardim de ervas aromáticas rodeadas por uma horta farta e verde?

Caso a sua resposta sejam as flores, é preciso saber diferenciar entre as fores anuais, as quais devem ser plantadas a cada ano e que formam flores durante quase todo o período do verão, e entre as flores chamadas de perenes, que possuem um tempo de floração menor e, entretanto, brotam a cada ano sem a necessidade de haver uma nova plantação.

Um jardim com fores de diversas espécies é algo muito bonito de se ver, mas caso você seja um jardineiro novato a dica é começar com pequenas áreas e com poucas espécies de plantas.

Conheça bem o terreno que receberá suas plantas
Analise a área que você tem para o plantio e determine quais são os limites do futuro jardim. O ideal é que o jardim seja um local de pouco trânsito de pessoas, da maioria dos cachorros espoletas, de vizinhos e de pessoas estranhas ao convívio dos moradores da casa.

Reserve um tempo para observar como é a incidência de sol e de sombra no lugar, pois essa informação irá determinar qual é o tipo de planta e de flores que poderão ser plantadas. Vale lembrar que a maior parte das plantas precisa de, pelo menos, seis horas diárias de luz solar.

Caso você verifique não haver as seis horas de incidência de luz solar no local, saiba que ainda é possível montar um jardim pois há plantas que vivem muito bem à sombra.

O teste da observação custa muito menos que arriscar plantar mudas e sementes sem ter a certeza do tempo de luz que elas necessitam. Pois as plantas irão morrer ou ficarem doentes e você irá perder tôo o investimento de tempo e dinheiro feito.

Nas áreas de muita incidência da luz do sol, a dica é plantar lavanda, salva, gerânio, tomates, vegetais folhosos, melissa, azáleas e cactos, como exemplo das plantas mais comuns.

gardens

As áreas sombreadas possuem algumas vantagens: são locais que não permitem a fácil evaporação da água, são terrenos que resistem melhor às temperaturas mais baixas e os problemas com ervas daninhas e com pragas são bem menos recorrentes em comparação às áreas ensolaradas.

Como exemplo de algumas plantas que se desenvolvem bem na sombra pode se citar as amarílis, lobélia, eufórbias, tulipas, bergenias, violetas, anêmonas e samambaias.

Outro fator que deve se atentar em relação ao espaço que receberá o jardim é o pH do solo. Esse é um fator fundamental para a sobrevivência que qualquer belo jardim. Para medir o pH do seu terreno, a dica é comprar um kit de medição de pH do solo em floriculturas e lojas outras lojas especializadas em plantas.

verticalgarden_c--

Plante pensando em como ficará seu jardim com as plantas já desenvolvidas
A regra é clara, se o jardim for pequeno o recomendado é selecionar entre duas ou três espécies, comprando no máximo quatro mudas de cada, ou seja, doze plantas ao todo.

Caso você tenha uma grande área para a jardinagem, a dica é atentar para a distância a qual haverá entre cada muda, projetando como ficarão as plantas depois de bem desenvolvidas, isso é claro antes da compra de fato das plantas.

Caso você ainda esteja com dúvidas e anseie por um belo jardim, outra dica é plantar as mudas mais próximas umas às outras e fincar estacas para apoiar o crescimento dos caules.

Se preferir, ainda, as mudas podem sim se desenvolver sem estacas e com flores anuais para preencher os espaços vazios entre as mudas.

O que é melhor: sementes ou mudas?
Plantar sementes ou mudas é outra decisão importante para o crescimento de um belo jardim. O plantio a partir de sementes é mais demorado e certeiro em relação ao resultado final. A exemplo de plantas que crescem facilmente a partir de sementes, pode se citar os girassóis.

Já as mudas são plantas que apresentam algum crescimento e que podemos acompanhar o ritmo mais acelerado de desenvolvimento das mesmas. Outra vantagem é a facilidade do plantio, pois as mudas necessitam apenas de uma cova arejada feita no terreno.

garden

Leia a embalagem de cada planta antes da compra
Você já avaliou o terreno, fez uma breve pesquisa das plantas  e está prestes a pagar por elas, sejam mudas ou sementes. Atenção, antes de pagar por essas plantas leia atentamente o que se diz na embalagem delas.

É na embalagem que está descrito a devida exposição solar que a planta deve receber, a quantidade adequada de água e qual é a temperatura ideal para aquela planta, falando ainda sobre qual a aparência final que terá a planta.

Há uma grande variedade de plantas como a calêndula e o alho que são plantas resistentes aos insetos, aos períodos de seca e às pragas mais comuns.

Além dessas duas plantas, a dica é cultivar flores anuais para aqueles que forem jardineiros novatos. Como por exemplo, girassóis, zínias, gerânios e os cosmos. A sugestão para aqueles que preferirem ter uma bela a horta é cultivar plantas como os tomates, as pimentas, os alfaces e os pepinos.

Por fim, escolha aquela planta que mais lhe agrada dentro das limitações que o seu terreno oferece. Dispense um tempo frequente e regular para os pequenos cuidados semanais que um jardim vistoso exige. Pois assim você irá relaxar e ver crescer plantas com cores vivas e saudáveis frutos da sua dedicação.

7A0B5EE

erva-daninha

Erva daninha é o termo utilizado para descrever uma planta, muitas vezes, mas não sempre, exótica, que nasce espontaneamente em local e momento indesejados, podendo interferir negativamente nos jardins, agricultura, etc.

Em geral, é conhecida com diferentes sinônimos, que podem ter significado negativo: planta daninha, peste, inço e mato.

Quem tem um jardim sabe como é importante manter o cuidado constante para que as plantas estejam sempre bonitas e saudáveis. Dentre os principais problemas que podem aparecer num jardim estão as ervas daninhas que consistem em espécies invasoras que podem acabar causando a morte de grande parte das suas plantas cultivadas.

Para te ajudar a evitar problemas com as ervas daninhas elaboramos algumas dicas para se livrar delas. Manter o controle sobre o surgimento dessas espécies é fundamental para que o seu jardim esteja perfeito o ano todo.

Um trabalho minucioso
Em geral o controle das ervas daninhas é feito manualmente e exige muita paciência. Saiba que quem deseja manter um jardim bonito precisa estar preparado para trabalhar com afinco nessa tarefa. Um jardineiro pode passar longas horas fazendo a remoção dessas espécies indesejadas.

Um dos principais problemas em relação as ervas daninhas é que grande parte dessas espécies tem um grande potencial de competição que pode acarretar na destruição das espécies que você cultivou. Em geral as espécies classificadas como daninhas são oriundas de um processo de seleção natural em que apenas as mudas com mais resistência conseguem sobreviver.

erva-daninha-em-gramado6

Sendo assim o primeiro passo para evitar problemas com esse tipo de planta é não deixar que elas floresçam ou frutifiquem.
1 – Em canteiros e vasos - Quando aparecem ervas daninhas nesses locais de plantio você deve começar soltando o solo do vaso e arrancando a muda de forma a descartá-la na composteira,

2 – No Gramado - Para evitar que as ervas daninhas apareçam no gramado é essencial ter cuidado para fazer a extração de todo e qualquer tipo de planta diferente que aparece em meio ao seu gramado.

Como retirar as ervas-daninhas
Para ter certeza de que está mesmo se livrando do problema é importante retirar as plantas até a sua raiz ou bulbo. Faça essa remoção antes de cortar a grama, pois após aparar a grama será quase impossível identificar o que faz parte do gramado e o que é algum tipo de mato daninho. Lembramos novamente que é necessário ter paciência e minúcia para essa tarefa de combate as ervas daninhas.

Herbicidas jamais
É natural que alguns jardineiros pensem logo em herbicidas para combater as ervas daninhas, porém é importante evitar o uso desse tipo de produto nessas situações. Pense que o seu jardim é um pequeno ecossistema no qual existem plantas, animais e insetos, todos com alguma função importante para que o ecossistema continue funcionando.

Quando um herbicida é aplicado indiscriminadamente nesse ecossistema não ficará restrito somente ao gramado. Lembre-se que o herbicida é um elemento bastante volátil, venenoso e que possui o poder de dizimar vários tipos de gramíneas. Com um herbicida você mira num alvo e acerta vários.

Em muitos casos em que os herbicidas são utilizados é comum que as mudas dos canteiros próximos da região remediada secam e morrem juntamente com os incômodos inços. Sendo assim novamente destacamos que a forma mais eficiente e saudável de remover as ervas daninhas é através da remoção manual.

ervadaninha

Dicas Para a remoção das ervas-daninhas
Quando você resolver se dedicar a tarefa quase ingrata de eliminar as ervas-daninhas descobrirá que algumas delas são mais difíceis de remover do que outras.
* Estolões – As plantas que possuem estolões (que tem rizomas ou “batatinha”) são mais difíceis de remover, tenha paciência.

* Gramíneas Forrageiras – Grande parte das ervas daninhas que invadem o seu jardim são gramíneas forrageiras, ou seja, são semeadas nas pastagens para ser alimento para o gado e o vento faz o trabalho de carregar as sementes que contaminam o seu gramado.

* Retirada de Leivas (Torrões Com Grama) – Quando é feita é a extração de leivas em campos abertos que não foram cultivados acabamos propiciando a disseminação de várias espécies que não foram cultivadas e assim estamos contribuindo para a extração predatória.

Essa é uma prática absolutamente condenável sob o prisma ambiental, pois os espaços que são abertos na terra irão precisar de muito tempo para conseguir ter uma capa nova de vegetação. Fique atento também ao “limpar” terrenos que tenham plantas ruderais, pois isso vai acabar deixando o solo exposto o que pode acabar fazendo com que as plantas o ocupem.

* Rebrote – Uma das partes mais chatas de fazer controle de ervas daninhas é que grande parte dessas plantas surgem devido a rebrote, ou seja, você já cuidou delas, mas assim mesmo algumas sementes permaneceram no local ou foram trazidas pelo vento e promovem o ressurgimento dos inços.

Tenha atenção principalmente em terrenos que foram limpos, pois num espaço em que não existe competição com outras plantas pela luz, pelo solo e pela água será ainda mais fácil de essas plantas se estabelecerem vigorosamente.

daninha

Cuidado com a terra preta
Uma coisa que muitos versados em jardinagem não sabem é que a terra preta comprada em lojas de artigos para jardim pode vir contaminada com diversos tipos de inços. Para eliminar a presença de inços na terra preta é recomendável que ela seja passada pela composteira, pois a alta temperatura faz com que os bulbos e entrenós dos inços não possam sobreviver. Essa terra conhecida como terra preta é retirada da camada superficial dos solos orgânicos e nela ficam sementes e mudas pequenas que com boas condições podem germinar.

Uma boa dica para evitar esse problema é substituir a terra preta por areia de construção no banho de terra pelo qual o jardim precisa passar no começo da primavera. A areia é uma boa opção porque além de preencher os buracos do gramado e promover a aeração do solo não tem a possibilidade de proliferar inços como a terra preta.

Observação
Uma forma assertiva de saber se o seu jardim está passando por uma infestação de ervas daninhas é estar sempre atento as mudanças do cenário. Observar com atenção para identificar a presença de ervas daninhas logo quando elas começam a aparecer faz toda a diferença para evitar uma grande infestação no seu jardim.

Preste atenção a esse detalhe e não tenha mais problemas para manter o seu jardim sempre em ordem.

flore1323