Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Primeiramente vamos separar os diferentes tipos de pragas mais comuns que podemos (mas não queremos) encontrar em nossas suculentas:

* Insetos, que são aqueles pequenos bichinhos, com olhos e pernas, visíveis a olho nu, estes sugam a seiva das plantas para se alimentar. Os mais comuns são os Pulgões, Cochonilhas e formigas.

* Fungos e Bactérias, estes são seres microscópicos, causam doenças e infecções, nós
não enxergamos os fungos e as bactérias, nós apenas enxergamos o problema que elas causam, quase sempre são manchas amareladas, áreas podres ou pintinhas que não saem ao passar a unha.

Notou a diferença? Agora fica mais fácil! Já entendemos um pouco sobre nossos “inimigos”, então é hora de ir a luta.

O combate
Começaremos pelo básico, contra insetos se usa inseticidas (naturais, na maioria das vezes) e contra fungos e bactérias se usa fungicida ou bactericida. Obviedades a parte, o que queremos te explicar é: Não adianta passar shampoo para acabar com uma dor de cabeça nem tomar remédio para acabar com piolhos, certo?

Mesmo que os dois casos estejam ligados a nossa cabeça, um deles é uma situação interna e a outra externa, cada uma tem sua forma de combate, para as dores internas se toma um remédio e para a condição externa (piolho), você vai atuar por fora, escovando o cabelo com um pente fino ou passando um xampu especial. Parece simples, mas ainda tem gente que tenta combater insetos com fungicidas ou bactericidas.

Cochonilhas

As Cochonilhas
Você sabe o motivo das cochonilhas estarem em suas suculentas? Elas surgem por falta de cálcio na adubação!

Quando existe a falta de um nutriente específico na terra, a planta passa a buscá-los nas folhas mais velhas e transfere para as mais novas, usando a seiva como caminho.

Para evitar a falta de cálcio devemos regularmente adubar a terra com casca de ovo ou farinha de osso, assim o cálcio deixa as paredes das células mais duras, tornando difícil  que qualquer inseto faça um furo nelas.

Os Pulgões
Enquanto as cochonilhas denunciam a falta de um nutriente, os pulgões avisam sobre o excesso de outro, no caso, o nitrogênio. A substância mais abundante na hora de adubar, mas quando se aduba uma planta com excesso de nitrogênio, podemos desbalancear  seus micronutrientes, assim abrindo portas para os Pulgões!

formigas em  suculentas

As Formigas
As formigas até tentam ser nossas amigas, elas aparecem para caçar os pulgões e as cochonilhas. Sabendo disso, basta resolver o problema da adubação que as formigas não irão aparecer, certo?

Acabando com as infestações
Agora que sabemos que essas infestações aparecem devido ao erro na adubação, é só acertar a adubação e pronto, problema resolvido, certo? Não, ainda vai levar um tempo para a infestação ser resolvida, a planta leva alguns meses para absorver e trabalhar internamente os nutrientes, sendo assim, devemos esperar a planta se fortalecer e ao mesmo tempo, ir cuidando dos insetos restantes.

Todo o processo exige paciência e persistência, pois todas essas praguinhas irão voltar enquanto o balanceamento dos nutrientes não for realizado por inteiro. Devemos manter uma atenção diária, evitando assim que as pragas tomem conta e acabem com nossas suculentas.

Prepare uma calda de detergente com a proporção de 10% de detergente neutro e pulverize essa mistura nos vasos ou jardins.

No liquidificador bata a água com sabão, adicione duas folhas de mamoeiro ou de tomateiro (essas plantas tem substâncias capazes de exterminar as pragas). Você ira obter uma calda verde cheia de espuma, peneire e dilua  1 parte dessa mistura para 10 partes de água, nunca utilize sem diluir pois pode acabar matando suas plantas também.

Soluções naturais são ótimas opções para cuidar dos insetos enquanto esperamos o balanceamento dos nutrientes. Caso essa receita não seja o suficiente para acabar com a infestação, podemos deixá-la mais forte: Aplique uma da técnicas pulverizando uma vez por semana, durante um mês, é o suficiente para exterminar com qualquer praga.

fungo

Os fungos e bactérias
Os fungos e bactérias aparecem quando existe um ambiente úmido, escuro e quentinho. Geralmente é um problema ligado a regas em excesso.

Caso perceba a presença de fungos em suas plantas, aja depressa e evite que o problema acabe passando passa as outras plantas próximas, esses problemas acabam se alastrando e atacando tudo que tem pelo caminho, de folhas a raízes.

Ao notar uma planta doente (Fungos e Bactérias), remova a parte comprometida com uma ferramenta cortante limpa e pingue uma gotinha de extrato de própolis na área do corte. Caso o problema se alastre, talvez seja hora de pulverizar o arranjo com enxofre ou cobre para controle de doenças (vendido em floriculturas, garden centers, casa agrícola, etc.).

Na pior das hipóteses, remova a planta afetada para que ela não contaminem as demais.

Concluindo: encontrar pragas em suas suculentas pode ser um sinal de que suas plantas não estejam gostando da quantidade de sol, da frequência de regas, do tipo do
substrato ou então da temperatura do local.

Entenda que a sua suculenta não negocia, se ela esta desgostando de algo, ela da sinais e suporta até determinado tempo, depois ela passa a se render e infelizmente o resultado não é nada bom.

Plantar e cultivar é aprender e atender a natureza das plantas, se você insistir em errar com ela, verá ela definhando pouco a pouco. Fique atento aos sinais, eles estão sempre ali, cabe a nós percebermos em tempo hábil para tomara as devidas providências, e para isso, precisamos entender com o que estamos lidando.

outono_!!