Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




barba-de-serpente

A barba-de-serpente é uma planta herbácea, de ciclo perene, estolonífera e de folhagem ornamental, pertencente à família das Ruscaceae.

Semelhante a uma gramínea, ela cresce em tufos (touceiras) baixos — de 20 a 40 cm de altura,  e apresenta folhas longas e estreitas como fitas, coriáceas, glabras e recurvadas.

Nativa da Ásia, mais precisamente da China e Japão, apresenta coloração verde-escura em sua espécie típica, embora a forma mais ornamental e difundida seja a variegada, cujas folhas apresentam estrias branco-creme ou amarelo-pálido.

As inflorescências surgem no verão, em espigas com flores delicadas, em forma de sino, brancas ou arroxeadas. Embora belas, são pequenas e possuem importância ornamental secundária. Após a floração pode formar belos frutinhos do tipo baga, oblongos, de cor violácea a azul.

Ophiopogon jaburan

A barba-de-serpente no paisagismo
No paisagismo, a barba-de-serpente é uma ótima opção para forrações, em locais ensolarados ou semi-sombreados, como sob a copa das árvores, por exemplo. Também pode ser utilizada como bordadura, indicando caminhos e demarcando canteiros.

O aspecto recurvado e pendente de suas folhas combina com cultivo em vasos e jardineiras, enfeitando varandas e pátios. As espigas com os frutos arroxeados podem ser colhidas para compor belos arranjos florais com outras espécies.

barba-de-serpente

O cultivo da Barba-de-serpente
A barba-de-serpente deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, leve, enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Reduzir a rega durante o inverno.

Tolera geadas e o frio do inverno subtropical. Rústica, é pouco exigente em manutenção. Na primavera-verão usar um fertilizante liquido NPK na proporção 10-10-10, seguindo a orientação do fabricante.

Sempre regar primeiro antes de fertilizar, a fim evitar queimar as raízes. Não necessita podas. Pode ser plantada em regiões litorâneas. Multiplica-se por divisão das touceiras ou mais raramente por sementes.

floresta magica

Clerodendro roxo cotonete Clerodendrum quadriloculare mudas 2

O clorodendro cotonete pertence à família das Lamiaceae, sendo uma das quase 150 espécies do gênero Clerodendrum.

Etimologicamente seu nome deriva do grego klero, que significa “acaso” ou “destino”, e dendron, que significa “árvore”. Também é conhecido pelos nomes flor-cotonete, chuva-de-fogo, fogos-de-artifício, chuva-de-estrelas, estrela-cadente e árvore-do-cotonete.

É bastante frequente sua presença nas matas e beiras de estrada nas regiões de origem, tendo se tornado invasora em outros países onde foi introduzida. Como sua dispersão por sementes, brotos e rebentos das raízes é intensa, acabam colonizando grandes espaços.

Não é o caso aqui no Brasil, onde encanta graças ao colorido da folhagem e à sua curiosa florada que lembra cotonetes quando as pétalas ainda não se abriram totalmente.

O clerodendro-cotonete é uma planta arbustiva, semilenhosa, de folhagem e florescimento ornamental. Pode ser perenifólia a semidecídua, dependendo das condições climáticas de onde é cultivada. É nativa das Filipinas e da Nova Guiné.

Seu caule é ramificado desde a base, ereto e capaz de atingir 6 m de altura, porém normalmente não ultrapassa os 3 m.

Suas folhas são grandes, opostas, lanceoladas, elípticas a oblongas, pubescentes, com nervuras bem marcadas e margens irregularmente denteadas.

Tem uma característica marcante das folhas que é a página superior verde-escura a azulada, e a página inferior arroxeada, o que deixa a planta atraente mesmo quando está sem flores.

Sua inflorescência aparece na primavera e desponta em terminais do tipo panícula. É densa, com numerosas flores tubulares e longas. Apresenta cinco pétalas recurvadas quando abertas, que revelam os estames.

Tem cálice vermelho e a corola varia de rósea a branca. Os frutos são drupas elipsóides de cor violácea, com quatro lóculos, o que lhe rendeu o nome botânico quadriloculare.

Embora pouco utilizada no paisagismo, pode ser usada isoladamente, como ponto focal, ou em grupos e renques. Também pode ser usada como cerca-viva, oferecendo privacidade à propriedade.

Sua folhagem escura pode servir como pano de fundo para espécies menores e de cores mais claras. É uma floração que atrai visitantes graciosos como borboletas e beija-flores.

Caso seja usada como arvoreta, é interessante para compor calçadas, mas também é indicada para plantio em vasos amplos, decorando pátios, varandas, entre outros.

Clerodendro-Cotonete

Cultivo
Rústica, não exige muita manutenção. Geralmente se resume à remoção das novas mudas que surgem a partir das raízes e podas anuais, realizadas após o término da floração. Através de podas, pode-se manter e estimular o comportamento arbustivo e o adensamento da planta.

Dependendo da região pode tornar-se uma planta incômoda em pouco tempo por conta do grande número de brotações das raízes que formam amplas colônias, ultrapassando os limites dos canteiros.
Solo: o solo para plantio de clerodendro-cotonete deve ser fértil, rico em matéria orgânica e enriquecido com farinha de osso, bem drenável;

Clima: aprecia o calor e a umidade tropicais. Durante as geadas ou o frio intenso, a planta pode perder todas as folhas e eventuais botões;

Rega: as regas devem ser realizadas com frequência durante o pegamento da planta, mantendo o solo sempre úmido mas evitando o encharcamento. Após o pleno estabelecimento da planta, se torna resistente a curtos períodos de estiagem ou chuvas intensas;

Luz: é importante que seja cultivada exposta em pleno sol ou à meia-sombra;

Poda: pode-se remover as novas mudas que surgem a partir das raízes ou conduzir como uma arvoreta, removendo brotações laterais à medida que for crescendo ou realizar podas anuais, sempre após o término da floração.

Fertilizar na primavera-verão com NPK 04-14-08, seguindo a orientação do fabricante. Multiplica-se por sementes, mas mais comumente por separação dos brotos que surgem espontaneamente em torno da planta-mãe.

Clerodendrum quadriloculare

Dicas de como plantar
Adubo para Plantio
Na aplicação direto no solo, independente da espécie, recomenda-se usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra.

Quando a aplicação é na cova de plantio recomenda-se a dosagem conforme o tamanho da cova: 30×30x30 cm, 150 gramas; 40×40x40 cm, 300 gramas; 60×60x60 cm, 1 quilo; e cova de 80×80x80, 2,5 quilos do adubo. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem.

Manutenção
Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomenda-se 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado.

Para vasos, jardineiras e forrações a frequência é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias.

agua xzO