Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




brassavola_flagellaris_x_cattleya_amethystoglossa1

Muitas pessoas ficam com dúvidas sobre o manejo adequado para o inverno, estação em algumas espécies de flores costumam sofrer.

Neste post tem a explicação sobre fatores que merecem atenção e apresentamos dicas de como cuidar de orquídeas de diferentes gêneros, principalmente nas baixas temperaturas.

Queda de temperatura
Quando pensamos nos efeitos da estação mais fria do ano sobre nossas orquídeas, a primeira preocupação é quanto aos malefícios causados pela queda de temperatura.

De fato, como muitas das orquídeas apreciadas pelos colecionadores são originárias de regiões de clima tropical, é preciso ter cuidado com o excesso de frio.

Orquídeas do gênero Vanda, por exemplo, sofrem bastante neste período, principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil. É comum que os cultivadores domésticos de Vanda abriguem suas plantas dentro de casa, durante as noites frias de inverno.

Com as baixas temperaturas, as Vandas interrompem seu crescimento e suas florações podem ser prejudicadas.

No entanto, o que muitos se esquecem é que o frio pode ser benéfico para o ciclo de vida de muitas orquídeas. Representantes dos gêneros Cymbidium e Dendrobium, por exemplo, necessitam passar por uma queda de temperatura, durante o outono/inverno, para que suas florações ocorram.

Trata-se de um sinal climático para que a fisiologia da planta inicie o processo de produzir flores, no lugar do crescimento vegetativo.

Bulbophyllum eberhardtii

Regas
Com o declínio das temperaturas, durante o inverno, é natural que a planta perca menos água, através da transpiração. Além disso, a evaporação da água presente no substrato também diminui. Combinados, esses fatores obrigam o cultivador a tomar cuidados redobrados com as regas das orquídeas.

Se forem mantidas na mesma frequência da primavera/verão, as irrigações podem se tornar excessivas, favorecendo a proliferação de bactérias e fungos nocivos.

Determinadas orquídeas necessitam de uma diminuição no fornecimento de água durante o inverno. Trata-se de uma técnica denominada stress hídrico, na qual a rega é drasticamente reduzida.

Diversas espécies e híbridos do gênero Dendrobium não florescem adequadamente se forem regadas normalmente durante o inverno.

Cymbidium_insigne

Dormência
Não é uma regra geral, mas muitas orquídeas entram em dormência no inverno. As baixas temperaturas fazem com que as plantas diminuam seu metabolismo, o que as leva a interromperem o crescimento. Consequentemente, a necessidade de água e nutrientes, nesta época do ano, torna-se bastante reduzida.

No entanto, é sempre bom termos em mente que alguns gêneros de orquídeas, como Cymbidium, apresentam o ápice da floração justamente no inverno. Neste caso, as regas não podem ser diminuídas, já que o processo requer água e nutrientes.

Bulbophyllum_1

Cuidados diferenciados
Em vista das variáveis inerentes a cada gênero de orquídea, é importante fazermos uma separação no local de cultivo, de modo a delimitar quais orquídeas serão submetidas a um stress hídrico, aquelas que terão a adubação suspensa, bem como quais terão os cuidados mantidos da forma usual.

janela-café

É durante o inverno que se faz mais necessário um cultivo personalizado para cada grupo de orquídeas.

As íris são plantas extremamente delicadas, que apresentam uma beleza única e diferenciada.

Os amantes de flores amam ter essa espécie enfeitando o jardim e é por isso que vamos explicar neste artigo como plantar íris e quais os cuidados necessários para que se desenvolva bem.

Variedades de íris
Diferentemente da grande maioria das flores presentes na natureza, a íris conta com mais de 200 variações de espécies entre si.

Elas são constantemente confundidas com algumas variedades de orquídeas, no entanto, possuem detalhes únicos e especiais e nascem em diferentes tons, indo do branco ao azul vibrante. É comum encontrá-las com flores roxas ou em tons azulados de três pétalas.

Por ser adaptar muito bem ao clima brasileiro, esta espécie desperta ainda mais a atenção dos cultivadores do nosso país.

É a opção perfeita para você deixar os ambientes mais bonitos com uma planta de beleza exuberante, mas que requer cuidados simples.

É importante escolher a espécie que melhor se adapte a sua região, até porque isso tornará o cultivo mais simples. Para isso, recomendamos uma pesquisa mais aprofundada sobre a espécie que escolher, devido ao grande número que citamos acima.

Preparo do solo
Por se tratar de uma estrutura bastante delicada, o rizoma precisa de alguns cuidados específicos. Afinal, sem ele a planta não se desenvolverá e caso ele fique abafado ou úmido, poderá mofar ou servir de criadouro para pragas.

Para evitar esse tipo de coisa é necessário certificar-se que o solo tenha uma boa drenagem. Caso o plantio seja em vasos, torna-se indispensável uma camada de drenagem, usando brita ou argila expandida.

Profundidade
Ao plantar a íris é indispensável deixar o rizoma parcialmente exposto. Obviamente é necessário que uma parte dele esteja na terra, porém, é fundamental que uma parte fique acima do solo para garantir o perfeito desenvolvimento da planta.

Afundando o rizoma e deixando-o completamente coberto você corre o risco de impedir o crescimento da planta.

Distanciamento
Um outro cuidado importante é em relação a proximidade de duas ou mais íris. É um fator indispensável que elas possuam, pelo menos, 30 cm de distância uma da outra para que possam se desenvolver de forma saudável.

Caso plante duas íris próximas, o rizoma e as raízes não terão espaço o suficiente para desenvolvimento. Ou seja, nenhuma das flores ficará tão bonita ou com aspecto saudável quanto as que forem plantadas respeitando a limitação de espaço.

Se o plantio das íris for feito em vasos, o ideal é que cada uma tenha seu próprio recipiente.

Planta Íris

Época de plantio
A íris possui uma espécie de bulbo, o famoso rizoma, e por isso, a melhor época de plantio acontece no finalzinho do verão. A temperatura estará amena, porém ainda quente o bastante para ajudar no desenvolvimento do rizoma até que chegue o inverno.

Se o inverno é mais ameno na região onde você mora e o verão mais prolongado, abril pode ser um período bom para a plantação da íris. Agora, se sua região não apresentar essas características, entre fevereiro a março é o período ideal.

A íris apresenta uma beleza exuberante, mas que requer cuidados simples.

Clima ideal
Há características únicas e diversas espécies, mas os cuidados são comuns e semelhantes.

Levando em consideração que o Brasil é um país tropical, opte por variações que se adaptem melhor a esse tipo de clima, como a Íris sibirica, versicolor ou de Louisiana.

Regas
Faça regas frequentes, principalmente no começo do desenvolvimento. Geralmente, regas a cada 5 ou 7 dias ajudam a planta a se desenvolver bem e fornecem tudo que ela precisa.

Conforme o desenvolvimento for acontecendo, as regas devem tornar-se menos frequentes e, em alguns casos, devem ser ainda mais espaçadas caso o inverno seja mais úmido ou mais ameno na região.

iris

Cuidados
É bem comum, principalmente no inverno, a íris apresentar algumas folhas secas, amarronzadas ou murchas. Em casos como esse, pode ser que a saúde da planta esteja sendo afetada e por isso as folhas precisarão ser retiradas.

Sempre que notar uma folha que não apresenta aspecto saudável procure cortá-la com cuidado. Mantenha as folhas verdes, pois são elas que irão garantir nutrientes importantes para o desenvolvimento da flor.

Fertilização
Como a grande maioria das flores, a íris também se beneficia de fertilização para garantir uma suplementação de nutrientes a fim de se desenvolver de forma plena.

No entanto, para que essa fertilização traga benefícios é preciso que seja feita com os fertilizantes corretos. Fertilizantes ricos em nitrogênio não são recomendados devido ao risco de o rizoma apodrecer.

Os de uso geral são os mais recomendados, mas não devem ser aplicados diretamente no rizoma e é necessário realizar uma rega logo após a aplicação para evitar que o fertilizante queime a planta.A íris é uma planta de fácil cultivo que deixa os ambientes ainda mais bonitos e coloridos.

agua xzO