Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cymbidium_11

O gênero de orquídeas Cymbidium é amplamente comercializado no Brasil e destaca-se por apresentar uma variedade de cores muito vibrantes. Sua floração ocorre comumente no inverno, sob a forma de longas hastes carregadas de flores.

Não obstante, esse gênero de orquídeas se adapta bem a temperaturas mais baixas, e, de modo geral, se desenvolve de forma intensa em solos em decomposição.

O cultivo da espécie requer alguns cuidados básicos indispensáveis para o sucesso do plantio, e a gente traz todos eles aqui para você. Acompanhe!

O ideal é que esta planta seja cultivada em locais com temperatura mais amenas, visto que sua floração depende de uma queda de temperatura entre o final do verão e o início de outono.

Algumas pessoas, que moram em lugares de climas mais quentes e desejam cultivar a Cymbidium, costumam regar a planta com água gelada neste período para simular essa queda de temperatura.

Todavia, não é sempre que o método funciona. Mas evidente, que sempre vale tentar.

Apesar de serem plantas terrestres, as Cymbidium podem ser cultivadas sem terra. Recomenda-se, pois, que sejam apoiadas em substrato com presença de terra vegetal, carvão, areia, pequenas pedras e cascas de pinus.

cymbidium_PP

Para isso, basta escolher um vaso de bom tamanho e colocar no fundo do recipiente um pedaço de manta de bidim para que o substrato não vaze com as regas.

Isso também vai facilitar a boa drenagem de água, para que o solo não fique encharcado e acabe por apodrecer as raízes da orquídea.

Depois, insira o substrato cobrindo as raízes e firmando a planta. As regas devem ser feitas com frequência, de modo que o substrato fique levemente úmido.

Vale ressaltar ainda, que a Cymbidium gosta de claridade indireta. Portanto, atente-se ao local onde vai colocar o seu vaso. As condições de luminosidade devem ser boas, mas sem incidência de sol direto na planta, que pode “queimar” e murchar.

Cymbidium_insigne

Outra dica, que certamente vai dar mais destaque na floração desse gênero é o plantio em vasos pendentes. Como pode apresentar crescimento vertical, a Cymbidium fica linda se exposta dessa maneira, dando um ar todo especial na sua decoração.

passaro

palmeira-do-açúcar

A arenga é um gênero botânico pertencente à família das Arecaceae, com ciclo de vida perene e nativa da Ásia tropical, do leste da Índia até a Malásia, Indonésia e Filipinas no leste.

Os nomes popularmente conhecidos incluem arenga, palmeira-da-malásia, palmeira-do-açúcar, tuaqueira, gomuti, palmeira-de-açúcar, palmeira-de-arenga, entre outros.

É uma palmeira que chega a atingir 20 m de altura, com o tronco coberto pelas ásperas bases das folhas velhas. Essas têm de 6–12 m de comprimento por 1,5 m de largura, são pinadas, com as orelhas em filas.

O fruto é subgloboso, com 7 cm de diâmetro, verde com maturação negra. Apresenta estipe (tronco) alto e retilíneo, recoberto com espinhos e longas fibras negras, que são resquícios da queda das folhas. As folhas são pinadas, levemente curvadas e alcançam 8,5 m de comprimento.

Não é uma espécie ameaçada, embora seja localmente rara em algumas partes de sua distribuição. Ele serve como uma parte importante da dieta de várias espécies ameaçadas de extinção.

A arenga é uma palmeira monóica, bastante ornamental e muito útil. Ela é largamente cultivada no sudeste asiático por ser uma importante fonte de açúcar e fibras.

Elas também são brilhantes, de cor verde-escura na superfície e esbranquiçadas na página inferior. Floresce em longos cachos pendentes e subsequentes entre as folhas, com numerosas flores amarelas e pequenas.

As inflorescências surgem inicialmente no topo, depois vão descendo ao longo do tronco — de acordo com o crescimento da planta — e tem de dois a três metros de comprimento.

Após o florescimento a planta morre (espécie monocárpica). No entanto, ela leva de 10 a 14 anos para iniciar a floração e esta dura de 4 a 6 anos. Os frutos são drupas sub globosas, marrons ou pretas quando maduras e contêm de 2 a 3 sementes cada.

A arenga é uma palmeira belíssima, com um interessante tronco fibroso, mas boa para ser apreciada à distância, devido aos espinhos. Seu plantio deve levar em consideração o crescimento moderado e o curto período de vida da planta.

Não obstante, é uma planta de efeito impactante, mesmo quando jovem, ideal para grandes áreas e também jardins tropicais. Pode ser plantada isolada ou em grupos.

Arenga pinnata

Cultivo
Deve ser cultivada sob meia-sombra ou a pleno sol, em uma ampla variedade de solos irrigados regularmente nos primeiros anos após o plantio.

Como muitas espécies de palmeiras, o ideal é que as arengas jovens sejam protegidas do sol forte nas horas mais quentes do dia, mas à medida que crescem, elas buscam por uma maior luminosidade.

Tem baixa tolerância à salinidade do solo e ventos fortes, por isso não é muito recomendada para áreas litorâneas. Após bem estabelecida, é resistente a curtos períodos de estiagem.

Multiplica-se facilmente por sementes recém colhidas de frutos maduros, postas a germinar em substrato úmido. A germinação ocorre entre 2 e 6 semanas.

Arenga pinnata

Alerta
Planta com espinhos, manuseie com cuidado e mantenha longe do alcance de crianças pequenas. Frutos tóxicos, não consumir in natura.

janela-flor24