Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




índice

A beldroega é uma planta suculenta e de grande versatilidade que, além de ornamental, tem elevado valor medicinal. Também é considerada um planta alimentícia não convencional ,  as chamadas PANCs.

Nativa da Europa, é atualmente encontrada em todas as partes do mundo. Em parte da América do Sul e da América do Norte é considerada daninha, enquanto na Índia é silvestre e consumida há milhares de anos. É bastante cultivada no Oriente Médio e em parte da França. Foi popular na Inglaterra na época de Elizabeth I.

Pertencente à família Portulacaceae, é uma espécie de herbácea prostrada e rasteira, com ramagem bem densa e de caule liso e avermelhado, bastante ramificada. Pode atingir até 20 centímetros de altura.

As flores são axilares, hermafroditas e solitárias, com corola simples e pentâmera, podendo apresentar várias cores conforme a cultivar (como amarelo, vermelho, laranja, rosa, branca e mesclas destas cores).

Elas se abrem apenas por algumas horas nas manhãs ensolaradas, podendo surgir em diferentes épocas do ano — com frequência menor no inverno e maior em períodos de chuva.

Suas folhas são carnosas, ovaladas a espatuladas, suculentas, simples, glabras, de cor verde brilhante, alternas ou opostas e surgem agrupadas nos nós caulinares.

Portulaca oleracea

O fruto formado é do tipo cápsula deiscente, com numerosas sementes diminutas. A beldroega é uma das raras espécies que se utiliza tanto do mecanismo de fotossíntese CAM quanto de C4, ou seja, que envolvem quantidades de água bastante escassas.

Comumente cultivada em vasos ou jardineiras, é uma boa opção para cultivar na janela da cozinha, combinando sua função com o ambiente. No jardim, podemos utilizá-la formando maciços ou bordaduras, oferecendo um aspecto delicado e campestre à paisagem.

Também é considerada uma excelente planta companheira, ajudando a cobrir e proteger o solo, mantendo-o úmido e rico para as outras plantas. Por ser capaz de penetrar o solo duro, ela melhora a textura da terra e cria canais por onde as raízes das outras espécies podem penetrar.

Cultivo
A beldroega uma planta adaptada a diversas condições climáticas, crescendo bem na faixa de temperatura que vai de 15°C a 35°C. Ou seja, deve ser cultivada sob meia-sombra ou sol pleno, apreciando clima tropical e subtropical.

É uma espécie de crescimento rápido que aceita diferentes tipos de solo, mas que tem preferência pelos arenosos e ricos em matéria orgânica, bem drenados, leves, profundos, férteis e com pH entre 5,5 e 7.

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. Quando bem desenvolvida pode suportar períodos de seca, mas os ramos e as folhas terão melhor qualidade e sabor se não faltar água.

Em condições de baixa disponibilidade de água e/ou altas temperaturas, a beldroega muda suas vias metabólicas normais para o metabolismo ácido das crassuláceas.

Este método consiste em absorver o dióxido de carbono durante a noite e armazená-lo como ácido málico até a incidência da luz solar durante o dia, quando este será metabolizado em glicose.

Esta é a razão pela qual apresentam um sabor mais ácido se colhidas no início da manhã e menos ácido se colhidas no fim da tarde.

Plantio
Sua propagação pode ser por estacas dos ramos, porém é mais comum por sementes. Semeie no local definitivo da horta ou em sementeiras, saquinhos para mudas ou copinhos de papel, transplantando quando as mudas tiverem de 4 a 6 folhas verdadeiras. As sementes devem ser cobertas apenas por uma leve camada de terra peneirada ou de serragem fina.

O espaçamento recomendado varia de 30 a 80 cm entre as linhas de plantio, e de 25 a 40 cm entre as plantas, dependendo do porte da variedade cultivada e das condições de cultivo.

A beldroega pode ser uma planta invasora difícil de ser erradicada, pois cada planta pode produzir um grande número de pequenas sementes e estas permanecem viáveis por mais de uma década.

Contudo, muitas vezes é também considerada uma invasora benéfica em plantações, por ser uma boa planta companheira para várias outras (por exemplo, para o milho).

pombos

Coreopsis lanceolata-3

A coreópsis, também conhecida popularmente como margaridinha-amarela , é uma planta perene pertencente à família das Asteraceae e perfeita para formar maciços.

Nativa dos Estados Unidos, esta florzinha singela e popular é de pequeno porte, formando touceiras de 40 cm de altura, com hastes florais de até 60 cm.

Alguns podem confundi-la com o cosmos, mas apesar das flores serem um pouco parecidas, são plantas totalmente distintas com algumas características em comum: se auto-semeiam, são de fácil cultivo e sem nenhuma exigência de cuidados.

Apresenta ramagens densas e ramificadas, com folhas espessas e lanceoladas, além da vibrante coloração verde. As flores da coreópsis são diminutas e reunidas em capítulos solitários, simples ou semi dobrados, com longos pedúnculos.

As pétalas da corola expandida são amarelas, largas e com bordas denteadas, dando um lindo contraste com as flores.

Coreopsis-lanceolata

A coreópsis no paisagismo
Rústica, além dos maciços em gramados verdinhos ficarem perfeitos, caem muito bem em bordaduras, deixando um agradável ar campestre na paisagem. E, claro, podem ser plantadas ainda em vasos e jardineiras.

No verão a floração é abundante, porém se estende pelo ano todo em climas quentes. Tolera solos arenosos, pobres, com baixa fertilidade, seco moderado, ventos fortes e salinidade no solo, ou seja, sendo uma ótima opção para jardins praianos.

É uma planta imune às pragas e doenças. O oídio pode ser um pequeno problema quando surgem em solos úmidos, mas, neste caso, a pulverização com enxofre controla facilmente essa doença fúngica.

Apesar da sua característica perene, deve ser cuidada como bianual, requerendo assim o replantio por divisão de touceiras, que devem ter as folhas lanceoladas cortadas neste momento. É um grande atrativo para abelhas e borboletas.

Esta é uma planta que vem ganhando visibilidade com o passar do tempo, uma flor extremamente bonita que atrai principalmente as pessoas que se interessam por ornamentação de ambientes e jardinagem, já que ela é perfeita para essas duas finalidades.

Coreopsis_lanceolata

O cultivo da coreópsis
A coreópsis deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil e leve, enriquecido com matéria orgânica para que tenha uma boa produção. As regas devem ser feitas a intervalos regulares.

Aceita podas, porém é essencial que você saiba como podar a planta da maneira correta, já que uma poda errada pode acabar causando muitos danos à sua planta.

A poda desta espécie deve ser feita com frequência, já que ela possui grande potencial de se desenvolver muito pelo solo e acabar se tornando uma erva daninha com potencial de matar as outras espécies.

É preciso podá-la de maneira delicada, já que essa é uma espécie extremamente frágil que muitas vezes pode se destruir caso você não tenha cuidado ao cortar suas partes ruins.

Faça as podas com uma tesoura de poda própria, e não com qualquer tesoura. Isso irá evitar que você machuque o caule da planta, já que ao machucar o caule você está na verdade deixando a sua flor enfraquecida e sem vida. Sua multiplicação é por divisão de touceiras ou por sementes.

Adubo para plantio da coreópsis
Na aplicação direta no solo, independente da espécie, recomenda-se usar 200 gramas para cada metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra.

Se a aplicação é na cova de plantio recomenda-se a dosagem conforme o tamanho da cova: 30×30x30 cm, 150 gramas; 40×40x40 cm, 300 gramas; 60×60x60 cm, 1 Kg; e cova de 80×80x80 cm, 2,5 Kg do adubo por cova.

Espalhe sobre a terra e regue em seguida, ou misture o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem.

Coreopsis lanceolata

Manutenção
Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas de adubo para flores em 1 litro de água e regar.

E para flores em canteiros no solo recomenda-se 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequência é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias.

queda-água