Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Arundina-bambusifolia

A orquídea bambu é a aposta certa caso queira um jardim decorado e lindo. Pois o colorido dessas orquídeas terrestres é o que fará toda a diferença. Além é claro de sua altura que pode chegar a 2,5 m. Isso é o grande diferencial da orquídea bambu para as demais.

Já que seu caule, por ser grande, é também muito parecido com a estrutura de um bambu. Assim fica fácil de entender o porquê desse nome.

Original do sudeste da Ásia, essas plantas eram facilmente encontradas em lugares como China, Indonésia, Malásia, Sri Lanka e Himalaia. Apesar de hoje estarem quase extintas nessas regiões, ela é muito comercializada em diversos lugares, sendo fácil encontrar em orquidários.

Outro diferencial da orquídea bambu para o seu jardim são as flores. Ela agrega um visual lindo ao ambiente ao mesmo tempo em que pode ter floração sem data fixa. Ou seja, é possível ter o colorido das flores quase o ano todo. Sendo que elas ficam abertas entre 3 a 7 dias e chegam a ter cerca de 9 cm.

Agora que já conhece um pouco mais sobre essas lindas orquídeas leia o artigo até o final, pois você irá aprender como cuidar delas e ainda tenho uma dica especial para te dar!

Arundina-bambusifolia

Como cuidar da orquídea Bambu
Apesar de ser uma espécie muito resistente e fácil de se cultivar, é preciso saber como fazer isso do jeito certo.

Está tudo bem se você não tem nenhum conhecimento sobre como cuidar de orquídeas, pois o passo a passo a seguir irá te ajudar.

A primeira coisa que você precisa saber sobre como cuidar da orquídea bambu é que, assim como outras orquídeas terrestres, ela gosta muito de luz e tem ótima resistência ao sol. Mas apesar de ser de fácil cultivo, é preciso ter um cuidado especial com ela. Principalmente se você já cultiva outras orquídeas.

Pois cultivar uma orquídea bambu é diferente das outras orquídeas. Então vamos ver então os principais cuidados que você deve ter com ela.

1 – Temperatura e Luz
Ao contrário de outras orquídeas como a Phalaenopsis e a Vanda, as orquídeas bambu aguentam sol direto nelas. A luz é inclusive um dos fatores importantes para seu bom cultivo. Pois você deve fornecer a ela a quantidade certa para que ela seja saudável. Você deve portanto ter certeza de que a sua orquídea bambu esteja recebendo sol direto.

Caso elas sejam plantadas em um lugar onde não haja sol elas podem se curvar em busca de luz e ficará com um aspecto feio. Portanto garanta que a luz esteja indo direto nela. Além disso, outro ponto importante para se preocupar é a temperatura do ambiente em que ela está.

Por ser de uma origem tropical, a orquídea bambu gosta de uma temperatura alta por volta de 25ºC a 30ºC.

Apesar disso, elas podem viver em um ambiente mais frio e com menos luz, mas não é o indicado na maioria dos casos.

Por fim, sabemos que durante a noite faz mais frio, mas isso não é um grande problema. Apenas evite que a sua orquídea bambu esteja em um local onde haja geada.

2 – Substrato ideal
Antes de aprender como plantar sua orquídea bambu é preciso saber qual o substrato ideal para ela.

Para essa orquídea o melhor são os substratos que sejam ricos em matérias orgânicas e que possua uma boa drenagem de água. Assim elas irão desenvolver boas raízes que irão ajudá-la a obter energia.

As melhores opções de substrato para as orquídeas bambu são terra, areia (evite colocar muito, pois esquenta as raízes), húmus e por fim compostos orgânicos.

Arundina bambusifolia

3 – Adubação
Você deve ter muito cuidado com para adubar a orquídea bambu, pois o excesso pode causar manchas nas folhas. Portanto fique atenta a isso.

É recomendado dois tipos de adubação para a orquídea bambu. O primeiro é o adubo orgânico que deve ser renovado a cada dois meses.

Já o adubo químico ideal é o NPK 10 52 10, pois irá ajudar tanto as raízes quanto as flores.

4 – Onde plantar a orquídea Bambu
Assim como as demais orquídeas terrestres, a orquídea bambu deve ser plantada em terra com muita matéria orgânica.

Caso queira plantar ela em um vaso, escolha um vaso grande para que sua raiz tenha espaço para se desenvolver. O local certo será muito importante para que sua orquídea se desenvolva de maneira saudável, pois como já vimos precisa ser um lugar onde bata sol. Um lugar com muito vento também deve ser evitado.

Se for plantar ela no jardim, escolha por um local com sol mais próximo ao revestimento da parede e muros. Assim ela irá se desenvolver melhor e você terá seu jardim verdinho!

5 – Como fazer mudas da orquídea Bambu
Antes de pensar em reproduzir sua orquídea bambu, é preciso que você cuide muito bem dela. Assim ela irá produzir mudas que é o jeito mais fácil de reproduzir uma delas.

O outro modo de realizar uma reprodução desta orquídea é por sementes, mas é o jeito mais demorado e complicado, pois as sementes são pequenas e difíceis de cultivar. Portanto, gerar mudar é o ideal para a reprodução.

Como disse antes, as mudas só irão aparecer caso você cuide muito bem de sua orquídea. Após aparecer a primeira muda, espere que ela tenha entre 2 a 3 raízes para retirá-la da planta.

Após isso, plante a muda em um outro vaso com terra e com os substratos certos. Coloque o vaso em um local um pouco sombreado, mas não muito.

Por fim cuide dela até que gere suas primeiras flores, o que pode demorar entre 1 ou 2 anos.

arundina-graminifolia

6 – Como regar a orquídea Bambu
Apesar da orquídea bambu gostar muito de água você não deve exagerar. Pois o excesso irá fazer mal a ela.

Nos dias mais quentes de verão é importante lembrar de regar todos os dias. Mas nos dias com uma temperatura menor você pode regá-las em dias alternados.

Caso não tenha certeza se é a hora certa para regar, verifique o solo. Caso ele esteja seco é hora de regar. Use a parte da manhã ou o fim da tarde para regar sua orquídea bambu, pois são os melhores horários.

Evite sempre regar durante o sol forte, pois isso poderá cozinhar as raízes da planta.

7 – Doenças e pragas
Assim como qualquer outra planta essa orquídea também sofre com pragas e doenças.

Há dois problemas que são mais comuns na orquídea bambu. São eles: Folhas amareladas devido a falta de nutrientes, excesso de sol ou falta de água. E manchas redondas que são causadas por fungos. Para combatê-los use fungicidas.

orquidea-bambu

Dica Especial
Floração na Orquídea Bambu
Como vimos as flores desta orquídea é um dos seus grandes diferenciais para um jardim lindo.

Para te ajudar a ter uma floração especial essa dica para você que é sobre a poda. A poda é feita para que as orquídeas tenham uma boa floração no ano seguinte.

Assim utilize uma tesoura adequada e fique preparada, pois no caso da orquídea bambu você deve realizar a poda logo após a floração.

Após a floração retire apenas as hastes florais mais velhas de sua orquídea. Isso já será o suficiente para trazer mais força e beleza aos futuros brotos.

banconolago