Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Polygala myrtifolia (Small)

O Arbusto-borboleta, também conhecido como Ervilha-doce, é um arbusto pertencente à família das Polygalaceae. Nativo da África do Sul, atualmente pode ser encontrado em especial no arquipélago da Madeira e em áreas de climas quentes.

Com ciclo de vida perene, tem crescimento é rápido, resistente e se adapta em diversos tipos de jardim. Costuma crescer em torno de 0,6 a 1,8 m de altura livremente, contudo, seu porte pode ser modificado mediante uma poda adequada. Esse gênero

contém cerca de 360 espécies e conta com ampla distribuição nos trópicos e zonas temperadas.

O Arbusto-borboleta tem um nome interessante: em grego, poly significa “muito”, e gala, “leite”. Por outra lado, em latim, myrti é “mirtilos”, e folia, “folhas”.

Dessa forma, já tem-se uma ideia de como é esta planta: tem uma seiva leitosa e as suas folhas são similares às do mirtilo, embora sua característica mais chamativa sejam as flores de cor malva ou roxa.

Esta planta é florífera, bastante ornamental e de textura lenhosa. Sua ramagem é ereta e ramificada, com aspecto arredondado e ramos encalhados desde a base da planta.

Suas folhas são alternas, coriáceas, oblongas, de cor verde-clara, verde-escura ou cinza-azulada, lembrando as folhas da murta. Sua floração se inicia na primavera e se repete no outono quando plantada em clima subtropical a temperado. Já em clima quente a floração pode durar o ano todo.

As inflorescências são o grande atrativo desta planta. Nasce em pequenos rácemos terminais, com flores de três pétalas, sendo duas laterais e uma central, com uma crista, o que dá a aparência de uma borboleta, origem de seu nome popular.

As cores podem variar entre rosa, roxa ou branca, dependendo da cultivar. Outro ponto desta floração é que ela atrai bastantes insetos polinizadores. O seu fruto é uma cápsula marrom e ovóide, alada e com uma única semente.

polygala-myrtifolia

O Arbusto-borboleta no paisagismo
O Arbusto-borboleta encanta os jardins com uma textura delicada, com contraste interessante entre a folhagem e as flores, ainda mais com sua floração longa, que a torna mais desejada em tê-la plantadas.

Deve ser pensada como arbusto informal, solto, como cercas-vivas, bordaduras, grupos, conjuntos entre outras espécies ou isolada. Por ser versátil se encaixa em qualquer estilo de jardim, mas em especial os de inspiração mediterrânea ou rochosa. Além de poder ser plantada em vasos e jardineiras para decorar varandas, pátios, sacadas e afins.

Apesar do nome, este arbusto não é uma “planta hospedeira” para borboletas, já que não suporta a reprodução e o ciclo de vida destes insetos. As lagartas não se alimentam de arbustos. Além disso, fornece néctar apenas para borboletas adultas.

Se você tiver um arbusto deste, certifique-se de adicionar plantas hospedeiras nativas, como serralha, áster e endro, se quiser que as borboletas permaneçam.
O cultivo do arbusto-borboleta,

Polygala myrtifolia

É uma planta bastante rústica e de baixos requerimentos, porém necessita de muita luminosidade para ficar mais densa, enfolhada e florífera. Pode cultivá-la em meia-sombra, mas certifique-se de que irá receber bastante luz solar. O ideal é que seja cultivado sob sol pleno.

O solo deve ser fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica. As regas devem ser regulares nos primeiros meses de implantação. Sendo uma planta de zonas quentes, sofre com as geadas e deve ser protegida de temperaturas baixas, embora aguente melhor a escassez de água.

Contudo, se quer vê-la florescer durante todo o ano, faça uma rega frequente mas sem a encharcar, então evite plantá-la em locais sujeitos a alagamentos. Se adapta bem também em regiões litorâneas, devido à sua tolerância com a maresia e salinidade do solo.

Aceita podas leves para limpezas e/ou para manter seu porte, forma e tamanho, que devem ser realizadas após a floração. Isto favorece a floração, já que mantém o formato da planta e a iluminação no centro dela.

polygala-myrtifolia

Dica de poda
Para cultivá-la como uma pequena árvore, pode os ramos inferiores, deixando um só caule, e recorte os ramos laterais para que cresça em altura. Quando quiser mantê-la como um arbusto mais baixo, deixa vários caules principais e pode os ramos salientes ou doentes.

Pode ser podada em qualquer época do ano, no entanto é recomendado que seja durante o clima frio. Deve-se podar este arbusto quando ele está em seu estágio dormente, pois, se for cortado durante a estação de crescimento, pode-se, acidentalmente, acabar cortando as flores da planta.

Também pode cortar este arbusto durante a primavera. Se desejar podá-lo durante a estação da primavera, certifique-se de manter uma altura de 3 m de mata. As podas durante a primavera irão promover o crescimento de flores novas.

Não há nenhuma regra para melhor podar o Arbusto-borboleta. Primeiro deve-se remover quaisquer ramos mortos ou doentes, mantendo a altura apropriada. Para podá-lo será necessário uma ferramenta de poda apropriada, tal como uma tesoura bem afiada. Você também pode aplicar antisséptico bucal diluído após cortar um ramo doente.

Através da aplicação de uma pequena quantidade dessa solução no ramo cortado, ele irá proteger o arbusto de qualquer infecção. Também pode cortar a planta em qualquer forma que você quiser, embora seja melhor manter uma forma natural do arbusto, em vez de moldá-lo em uma forma retangular.

Polygala myrtifolia

As fertilizações ajudam a promover a floração e a manter a planta em bom estado fitossanitário. Para tal deve ter o cuidado de incorporar adubo orgânico no inverno e fertilizante equilibrado e rico em azoto e potássio na primavera.

Sua multiplicação é facilmente feita por sementes e estacas de ponteiro, postas a enraizar no outono, devendo ser mantidas em estufas, ou na primavera.
Como plantar o arbusto borboleta

Para plantar o Arbusto-borboleta, afrouxe o solo, misture o composto e cave um buraco com o dobro do diâmetro do recipiente da planta.

Ao colocar a planta no buraco, o topo do torrão deve estar nivelado com a superfície do solo. Espace as plantas com 1,5 a 3 m de distância, dependendo da variedade. Além disso, regue abundantemente.

arbusto-borboleta

Pragas e doenças
O Arbusto-borboleta não costuma ser afetado por muitas pragas ou insetos. Os climas mais secos podem causar-lhe problemas com a cochonilha ou os pulgões, mas podem ser erradicados se estiver atento à sua aparição.

Outros problemas frequentes são derivados de uma má drenagem do solo ou falta de fertilizante. O mais habitual é que a planta não floresça ou não tenha um aspecto saudável se estiver muito encharcada, se não recebe luz solar suficiente ou não tem um solo nutrido.

ninféias