Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Maranta leuconeura

A Maranta Pena-de-pavão é uma planta perene originária das florestas tropicais da América Central e do Sul.

Ela pertence à família das Marantaceae e é conhecida por suas folhas grandes, ovais e vibrantes, que exibem padrões únicos de listras e manchas em tons de verde, rosa, branco e vermelho.

Seu nome comum, Pena-de-pavão, é uma homenagem à semelhança das marcas de suas folhas com as penas dessa ave majestosa.

Para cultivar com sucesso a Maranta Pena-de-pavão, é essencial proporcionar as condições ambientais adequadas. Assim, esta planta prospera em locais com luz indireta brilhante, longe da luz solar direta que pode queimar suas folhas delicadas.

Além disso, ela prefere umidade elevada e solo levemente úmido, mas bem drenado. Mantenha a temperatura ambiente em torno de 18-24°C para garantir seu desenvolvimento saudável.

Maranta leuconeura

Cuidados e manutenção
A manutenção da Maranta Pena-de-pavão é relativamente simples, desde que suas necessidades básicas sejam atendidas. Regue regularmente, mantendo o solo úmido, mas evite encharcar para evitar problemas de apodrecimento das raízes.

A umidade é fundamental para esta planta, então pulverize suas folhas regularmente ou coloque-a em uma bandeja com seixos e água para aumentar a umidade ao redor dela.

Além disso, lembre-se de fertilizar sua Maranta durante a primavera e o verão com um fertilizante líquido balanceado diluído pela metade, uma vez por mês.

Durante os meses mais frios do outono e do inverno, reduza a frequência das regas e a fertilização para acompanhar seu crescimento mais lento.

Solo e Fertilização
*Prefira um solo que seja rico em matéria orgânica e tenha uma boa capacidade de drenagem.

* Fertilize a planta a cada 15 dias durante a primavera e o verão com um adubo líquido diluído na água da rega.

* No outono e inverno, a fertilização pode ser suspensa.

Uma das características mais fascinantes da Maranta Pena-de-pavão é a variedade de cultivares disponíveis, cada uma com suas próprias características únicas.

Algumas das variedades mais populares incluem:

Maranta leuconeura ‘Kerchoveana‘
* Maranta leuconeura ‘Kerchoveana
‘: esta variedade apresenta folhas com padrões distintos de manchas e listras em tons de verde, branco e cinza, criando um visual elegante e sofisticado.

Maranta leuconeura var. erythroneura

* Maranta leuconeura var. erythroneura: conhecida por suas folhas com padrões de listras vermelhas e verdes vibrantes, esta variedade adiciona um toque de cor ousado e vibrante a qualquer ambiente.

Maranta leuconeura ‘Fascinator‘

* Maranta leuconeura ‘Fascinator‘: por fim, com suas folhas grandes e largas com padrões intricados de verde e branco, esta cultivar é uma verdadeira obra de arte natural, garantindo um ponto focal impressionante em qualquer coleção de plantas.

banquinho