Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Rosa wichuraiana2

Se você quer deixar o seu jardim com um ar mais romântico, nostálgico e delicado, então vale a pena aprender como cultivar rosa trepadeira.

A rosa trepadeira é um arbusto que lança galhos compridos, sem ter a capacidade de sustentá-los em pé. Por isso, trata-se de uma roseira mais compacta e com ramos levemente bagunçados.

Ela pode ser cultivada em estruturas, como muros, grades, treliças, biombos, arcos e colunas de pergolados.

As flores da rosa trepadeira são pequenas e aparecem em forma de buquês, em grandes quantidades. Portanto, a espécie tem uma floração mais abundante do que a rosa comum.

De modo geral, a espécie precisa ter sua ramagem direcionada com suporte para formar um efeito de trepadeira.

Como plantar rosa trepadeira em casa
Prepare o galho

Após fazer a poda na rosa trepadeira, separe um galho com cerca de 15 cm. Escolha uma parte da planta com espinhos, pois esta característica aumenta as chances da sua muda pegar. O corte  do caule deve ter um ângulo de 45º. Além disso, remova as folhas da parte inferior.

Deixe o galho um dia no enraizador para que a brotação ocorra de forma mais rápida. Conheça algumas opções de enraizador caseiro.

Prepare o solo
Em um saco plástico com furinhos (específico para mudas), adicione substrato composto por 60% de terra vegetal de boa qualidade, 30% de húmus de minhoca e 10% de areia de construção.

Manutenção da muda
Deixe a muda de rosa trepadeira na sombra, até ela desenvolver os primeiros brotos – isso demora cerca de 1 mês a partir do plantio. Assim que ela tiver 10 cm de broto, você já pode fazer o transplante para o local definitivo.

Você pode cultivar esta planta em vasos grandes, desde que exista uma estrutura para ela se alastrar.

Rosa wichuraiana9

Escolha uma estrutura Como já foi dito, a planta precisa de uma estrutura para trepar. Você pode usar uma treliça de porte médio, pois assim os galhos conseguem se desenvolver melhor e criam um efeito mais bonito de cobertura.

Mantenha os cuidados após o plantio
A rosa trepadeira gosta de água no final do dia. Assim, preserve a umidade do solo, mas evite o encharcamento.

Coloque a planta ao sol, preferencialmente no período da manhã, para que ela se adapte ao local. A exposição ao sol é fundamental para o desenvolvimento da planta. Após o plantio, deixe a planta no vaso por aproximadamente 20 dias.

Cuidados
Luminosidade
Quando a rosa trepadeira estiver estabilizada, você deve cultivá-la em condições de sol pleno. A incidência ideal é de, no mínimo, 6 horas de luz solar por dia.

Regas
As roseiras em geral ficam bem sem receber regas e sobrevivem com a água da chuva. Portanto, você não precisa se preocupar tanto com este fator na manutenção. A planta gosta de estresse hídrico, assim como a bougainville.

A rega deve ser uma preocupação para o jardineiro apenas nos períodos de seca. Mas, de qualquer forma, evite regar à noite para não favorecer a proliferação de fungos.

Poda
A poda estimula o crescimento de qualquer planta, mas cuidado para não podar demais a sua rosa trepadeira. Em excesso, as podas impedem o desenvolvimento dos galhos e abrem portas para pragas e doenças.

Rosa wichuraiana6

Para cortes de poda e prevenção de infecções, use tesouras apropriadas e desinfetadas, fazendo cortes limpos acima de uma gema.

Faça a poda da rosa trepadeira uma vez por ano, de preferência no período de dormência, ou seja, no início de agosto.

Substrato
Mantenha o solo rico em matéria orgânica. Para isso, misture a terra vegetal de boa qualidade com húmus de minhoca, material de vompostagem ou esterco bem curtido.

Para reforçar a drenagem do solo, vale a pena adicionar um pouco de casca de pinus com carvão triturado ao substrato.

Adubação
Adube as roseiras uma vez por mês. Alterne entre adubos de manutenção no outono/inverno (como húmus de minhoca e NPK de 13-05-13) e adubos ricos em fósforo na primavera/verão (como NPK 6-18-12) para estimular a florada.

Rosa wichuraiana

Combate a pragas e doenças
Use calda de detergente ou inseticida orgânico à base de óleo de neem para combater pulgões. Aplique o produto com intervalo de alguns dias até eliminar totalmente a praga.

Para doenças fúngicas como ferrugem e oídio, bem como ácaros, verifique se as condições de cultivo estão corretas. Aplique calda bordalesa conforme as instruções do fabricante, que serve tanto para tratamento quanto para prevenção.

Em caso de ataque de besouros, use calda com casca de cebola ou pimenta, que têm cheiro forte e podem afastá-los.

água6