Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Brunfelsia_uniflora

O Manacá de cheiro é uma árvore de folhas pequenas e permanentes, de crescimento de velocidade média e que pode atingir cerca de 3 m de altura, com 2 m de diâmetro da copa arredondada.

É uma planta originária da América do Sul, comumente encontrado em países como Brasil, Argentina e Paraguai. A planta  é conhecida por suas belas flores que exalam um aroma adocicado e agradável, especialmente à noite.

A floração decorre entre setembro a março e produz flores inicialmente lilases que vão, ao longo do tempo, embranquecendo.

Esta espécie é muito utilizada como ornamento, pela sua beleza e perfume. Durante todo o ano é possível ver na sua proximidade a  borboleta-do-manacá, que deposita os ovos apenas nas folhas dessa planta, que é o único alimento de suas larvas.

Decorar um jardim pode ser um desafio para quem ainda não conhece o manacá de cheiro. Essa planta, além de bela, também exala um aroma delicioso que irá envolver a sua casa.

Com suas pétalas violetas e rosa, o manacá é uma excelente escolha para iniciantes, pois é resistente e fácil de cuidar.

manacá de cheiro2

Onde plantar o Manacá de cheiro?
Boas notícias para aqueles com espaços limitados! O manacá se adapta bem tanto em grandes áreas quanto em vasos.

É importante monitorar o crescimento das raízes e trocar o vaso quando necessário, garantindo espaço suficiente para o desenvolvimento saudável da planta.

Quais os cuidados necessários?
O Manacá adora luz solar, então posicione-o em locais ensolarados, como jardins descobertos ou próximos a janelas bem iluminadas durante a maior parte do dia.

Uma rega cuidadosa é essencial para o florescimento saudável. Evite excesso de água, pois o acúmulo pode ser prejudicial, principalmente em vasos. Adube a planta pelo menos uma vez ao ano, de preferência antes da floração.

Podar flores murchas e galhos secos é importante para a saúde da planta. Mantenha-se atento a esse cuidado regularmente.

manacádecheiro

Cuidado com animais domésticos
O manacá-de-cheiro pode ser tóxico para cães e gatos se ingerido em grande quantidade, podendo causar sintomas graves como vômitos, tremores e até mesmo óbito do animal. Mantenha-os afastados dessa planta.

vagalumes-1