Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




caruru

Quem nunca se deparou com as teimosas ervas daninhas que insistem em aparecer no gramado ou entre as lajes do pátio? Essas intrusas da natureza são frequentemente consideradas indesejáveis e podem parecer uma luta interminável para mantê-las sob controle.

Embora os herbicidas químicos possam ser eficazes, eles têm impactos negativos no meio ambiente e podem prejudicar a saúde humana. Felizmente, existem alternativas naturais e sustentáveis para eliminar essas ervas indesejadas e manter seu espaço ao ar livre com uma aparência impecável.

Apreciar um dia ensolarado em um jardim bem cuidado ou em um terraço aconchegante é um prazer que muitos entusiastas da jardinagem compreendem profundamente. No entanto, para desfrutar desses momentos agradáveis, é essencial manter e cuidar do seu espaço verde.

Isso inclui a tarefa de eliminar as ervas daninhas, que podem competir com as plantas desejadas por nutrientes e espaço, prejudicando seu crescimento e desenvolvimento.

corda-de-viola

Uma maneira eficaz e sustentável de eliminar as ervas daninhas é fazer seu próprio herbicida caseiro. Você pode criar uma solução eficaz misturando apenas três ingredientes simples em um borrifador:
*
Vinagre de Álcool Branco
* Sabão Neutro
* Sal

Adicione 2 xícaras de vinagre de álcool branco, que é conhecido por suas propriedades ácidas que combatem as ervas daninhas. Acrescente 1 colher de sopa de sabão em pó ou líquido neutro.

O sabão ajuda a aderir a solução às folhas das ervas daninhas. Misture 1/4 de xícara de sal na solução. O sal ajuda a desidratar e matar as ervas daninhas.

Agite bem a mistura antes de usar e, em seguida, pulverize-a diretamente sobre as folhas das ervas daninhas, evitando as plantas do seu jardim.

Essa mistura também pode ser aplicada em sua calçada, tornando-a uma solução versátil para manter o espaço externo livre de ervas indesejadas.

guanxuma

O melhor de tudo é que esse herbicida caseiro é uma alternativa ecológica aos produtos químicos presentes em herbicidas comerciais, que podem prejudicar sua saúde e o ambiente.

Assim, você pode eliminar as ervas daninhas de forma mais saudável e econômica, mantendo sua vegetação exuberante.

Outras alternativas:
Além do herbicida caseiro, existem outras maneiras sustentáveis de combater as ervas daninhas:
* Farinha de cereais:

A farinha de cereais atua como um agente preventivo contra ervas daninhas, impedindo a germinação de sementes. Polvilhe-a sobre as lajes de pedra infestadas de ervas daninhas para evitar que voltem a crescer.

* Água fervente:
A água fervente é uma opção econômica e ecologicamente correta para eliminar ervas daninhas. Ao aplicá-la sobre as áreas infestadas, as ervas perdem a vitalidade e secam, facilitando sua remoção com uma vassoura.

* Óleo essencial de manjericão:
O óleo essencial de manjericão possui propriedades herbicidas e fungicidas que podem ser incorporadas ao seu herbicida caseiro. Adicione algumas gotas a essa solução e aplique no caminho do seu jardim ou pátio para se livrar das ervas daninhas de forma eficaz e natural.

gotas de chuva

flores

Vejam as dicas
* Luz Solar Adequada:
Plantas amam luz! A maioria das flores precisa de pelo menos 6 a 8 horas de luz solar direta por dia. Verifique se suas plantas estão em um lugar onde recebam bastante sol. Lembre-se, luz é energia para as flores!

* Água na Medida Certa: Água demais ou de menos pode prejudicar suas plantas. A regra de ouro é manter a terra úmida, mas não encharcada. Sinta a umidade da terra com o dedo; se estiver seca, é hora de regar.

* Nutrição com Adubo: Assim como nós, as plantas precisam de nutrientes para crescerem saudáveis. Utilize adubos ricos em fósforo, que ajudam no desenvolvimento das raízes e flores. Você pode encontrar adubos específicos para flores em lojas de jardinagem.

* Poda Regular: Retirar partes mortas e doentes da planta a ajuda a concentrar sua energia no crescimento e florescimento. A poda também estimula novos brotos floridos.

* Escolha de Espécies: Algumas plantas florescem mais rápido que outras. Pesquise e escolha espécies conhecidas por seu rápido florescimento, como petúnias ou gerânios, para resultados mais rápidos.

Ryncholaeliocattleya Alma Kee

* Controle de Pragas: Invasores indesejados, como insetos e doenças, podem retardar o florescimento. Use métodos naturais ou inseticidas apropriados para manter essas pragas longe das suas plantas.

* Paciência e Carinho: Por fim, lembre-se que cada planta tem seu tempo para florescer. Cuide delas com carinho e atenção, e logo seu jardim estará cheio de cores e vida!

Conclusão
Seguir estas dicas simples pode fazer uma grande diferença no florescimento das suas plantas.

Com um pouco de esforço e dedicação, você verá seu jardim se transformar num espetáculo de cores e aromas. Mãos à terra e feliz jardinagem!

alameda chuvosa

hoya

Planta conhecida popularmente como Planta-Coração devido a forma que adquire que lembra um coração. Também pode receber como nome popular Flor-de-cera ou Cacto-coração. Essa planta pertence a família a Apocynaceae e está na categoria de cactos e suculentas, trepadeiras e folhagens.

A origem da Planta-Coração é a Ásia, China, Camboja, Java, Indonésia, Tailândia, Laos e Vietnã. Pode atingir alturas entre 2.4 a 3.0 metros e a luminosidade de que precisa é a luz difusa ou meia sombra. O ciclo de vida dessa planta é o perene, uma planta incrível que pode ser ótima para ornamentação.

Trata-se de uma planta trepadeira, suculenta e epífita que possui folhas cuja forma lembra um coração. Devido a sua forma essa planta passou a ser cultivada em todo o mundo. Os seus ramos têm raízes aéreas que tem como responsabilidade absorver nutrientes de matéria orgânica no seu ambiente.

planta coração

As folhas da Hoya kerrii têm como principais características serem brilhantes, codiformes e serem de um tom verde claro. Destaque ainda para a forma variegada que possui margens de folhas de um tom branco-creme. Assim como outras flores-de-cera a Planta-Coração possui uma inflorescência do tipo umbela que é pendente e tem grande durabilidade.

O florescimento dessa planta acontece durante o verão e conta com diversas flores cerosas que são hirsutas, pequenas e com um perfume bastante suave. As flores dessa planta são o resultado da sobreposição de duas estrelas. A flor maior na base é a corola e a menor que fica no ápice é a corona. A corona é vermelha e a corola é branca.

O crescimento da Planta-coração
No começo do cultivo a planta-coração apresenta um crescimento bastante lento e que acontece em fases. Porém, depois que ela cresce um pouco começa a apresentar dezenas de folhas e assim o seu crescimento se torna mais rápido gradativamente.

Vale destacar que pode demorar anos até que a planta floresça pela primeira vez. Um tipo de planta bastante indicado para varandas e interiores que tenham uma boa iluminação.

A dica para que a sua planta cresça com saúde é cultivá-la sob meia-sombra ou então com luz difusa. O solo deve ser drenável e de preferência enriquecido com matéria orgânica, a irrigação deve ser feita regularmente.

Cuide para não encharcar o substrato para que as raízes não acabem apodrecendo.

Uma planta que aprecia bastante o calor tropical, a dica é reduzir as regas durante o inverno. A fertilização orgânica é uma boa opção para a primavera e o verão, porém, deve ser leve. Cuidado também com a incidência direta do sol nas folhas, pois pode causar queimaduras nas folhas.

Hoya-kerrii_flowers_op

Se for cultivar a Hoya kerrii em vasos prefira os modelos em que a planta fique bem apertada, pois ela gosta. A multiplicação dessa planta pode ser feita facilmente através de estaquia de ramos ou mesmo de folhas.

O cultivo deve ser feito de forma que as folhas ou ramos sejam colocados para enraizar no substrato humoso e drenável que deve ser mantido sempre úmido.

A espécie Hoya kerrii faz parte do gênero Hoya que é nativo do sudeste da Ásia. O nome da espécie é uma homenagem a Arthur Francis George Kerr que foi um médico britânico que colecionava plantas e que chegou a escrever livros sobre botânica.

Essa planta pode ser chamada também de “Coração Sorte” devido a sua forma e na Europa é bastante vendida no Dia de São Valentim. A trepadeira que pode chegar a medir até 4 metros de altura possui hastes de diâmetro de 7 mm. As folhas da Hoya kerrii que tem forma de coração tem largura de 6 cm e podem ter 5 mm de espessura.

planta coração3

As plantas adultas dessa espécie podem apresentar inflorescências de 5 cm de diâmetro e cerca de 25 flores. Essas flores têm a capacidade de produzir bolas pequeninas de néctar que tem um tom vermelho meio castanho. O cheiro dessas flores é fraco geralmente.

A planta-coração é um tipo de cacto e assim uma suculenta, devido a isso é uma planta que gosta e se desenvolve bem nos climas mais quentes do mundo.

Como possui grande capacidade de armazenar água não precisa de uma rega constante, quando é regada em excesso pode acabar com as raízes apodrecidas devido ao encharcamento.

bebedouro

begonia santa cruz 4

Originária da Bolívia, a Begônia Santa Cruz destaca-se pelo seu hábito de crescimento pendente com suas flores vibrantes e a capacidade de florescer continuamente durante toda a estação.

Características da Begônia Santa Cruz
A Begônia Santa Cruz é apreciada por suas folhas verde-escuras brilhantes e suas flores pendentes em forma de sino, que vêm em tons que variam do vermelho ao laranja e amarelo.

Seu hábito de crescimento cascading faz dela uma escolha perfeita para cestas suspensas, vasos e bordaduras de jardim.

Esta begônia floresce abundantemente desde a primavera até as primeiras geadas do outono, adicionando uma explosão de cores ao ambiente.

begonia santa cruz

Condições ideais de cultivo
A Begônia Santa Cruz prospera em ambientes que oferecem sombra parcial ou luz difusa, tornando-a uma excelente opção para áreas onde a luz solar direta é limitada.

O solo deve ser bem drenado e enriquecido com matéria orgânica para garantir um crescimento saudável. As Begônias gostam de solos ricos em matéria orgânica, úmidos mas, bem drenados e um pH levemente ácido (ph 5.5 a 6.5).

Ao plantar a Begônia Santa Cruz, certifique-se de manter um espaçamento adequado entre as plantas para permitir a circulação de ar.

Regue regularmente para manter o solo levemente úmido, evitando o encharcamento, que pode ser prejudicial para as raízes sensíveis desta begônia.

Cuidados específicos para a Begônia Santa Cruz
Sempre remova as flores desbotadas para estimular o surgimento de novos botões florais. A poda também ajuda a manter a forma compacta e saudável da planta.

A Begônia Santa Cruz responde bem a fertilizantes equilibrados aplicados durante a estação de crescimento. Evite excessos de fertilizantes ricos em nitrogênio, pois isso pode resultar em mais folhagem do que flores.

Como a Begônia Santa Cruz é sensível ao frio, proteja-a durante as noites mais frias, trazendo-a para dentro ou cobrindo-a com um tecido leve.

begonia santa cruz1

A Begônia Santa Cruz, com sua beleza pendente e flores vibrantes, é uma adição esplêndida a qualquer jardim ou espaço ao ar livre. As flores nas cores rosa, vermelha ou branca se destacam muito bem da folhagem verde brilhante.

Ao seguir as orientações de cultivo e cuidados, você pode desfrutar plenamente da exuberância e elegância dessa begônia única.

A planta é  ideal para o uso no paisagismo com boa performance no jardim podendo ser usada ao pleno sol ou na meia sombra.

Indicada para o uso em grandes canteiros (no centro ou nos fundos) dentro de canteiros mistos com outras Begônias, flores da estação ou plantas perenes ou pode ser usada também em grandes foreira mistas.

wisterias