Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Mimosa flocculosa

A Mimosa flocculosa é uma arvoreta ramificada de folhas verde-prateadas, nativa do Brasil. As folhas são típicas da família das mimosas, assim como na caliandra e na albizia, elas são compostas, com folíolos pequenos. As inflorescências são terminais e ramificadas, com capítulos de coloração rósea, felpudos devido aos numerosos estames.

A floração da Mimosa flocculosa ocorre no verão e dá origem a frutos do tipo vagem que amadurecem em de julho a outubro. O crescimento é rápido no primeiro ano após plantio, atingindo 2 a 4 m de altura. Pode ser plantada isolada ou em grupos, formando belos contrastes com outras plantas no jardim, devido à coloração de sua folhagem.

Características da Mimosa flocculosa
A Mimosa flocculosa, também conhecida como “sensível” devido à sua folhagem responsiva ao toque, apresenta delicadas folhas bipinadas e flores em formato de pompom, conferindo um charme único ao seu habitat.

Suas cores vibrantes variam de tons de rosa a branco, proporcionando um espetáculo visual impressionante em jardins e ambientes internos.

A Mimosa Flocculosa prospera em climas quentes e úmidos. No entanto, graças à sua crescente popularidade, agora é cultivada em diversas partes do mundo, adaptando-se bem a diferentes condições climáticas.

Cultivo
Para garantir o florescimento saudável da Mimosa flocculosa, alguns cuidados são essenciais. Escolha um local bem iluminado, com luz solar indireta, e certifique-se de que o solo seja bem drenado. Além disso, evite áreas com ventos fortes, pois as folhas sensíveis podem se desidratar rapidamente.

Mimosa flocculosa1

Regas
A Mimosa flocculosa prefere solo levemente úmido, mas não encharcado. A rega regular é crucial, especialmente durante os meses mais quentes. Verifique a umidade do solo regularmente e ajuste a frequência de acordo com as necessidades da planta.

Fertilização
Fertilize a Mimosa flocculosa durante a primavera e o verão com um adubo equilibrado, rico em nutrientes. Evite o excesso de fertilizantes, pois isso pode prejudicar a planta. Siga as instruções do fabricante para garantir uma nutrição adequada.

mimosa

Substrato ideal
Um solo leve e bem aerado é ideal para o cultivo da Mimosa flocculosa. Misture composto orgânico ao solo para melhorar a retenção de umidade e garantir a nutrição necessária. Periodicamente, replantar a planta permite renovar o substrato e proporcionar um ambiente propício ao seu desenvolvimento.

Propagação
A propagação pode ser realizada por sementes ou por estacas. Coletar sementes após a floração e plantá-las em solo úmido é um método eficaz. As estacas podem ser retiradas durante a primavera e enraizadas em um substrato leve.

Mimosa flocculosa2

Pragas e doenças comuns que podem atingir a Mimosa
Apesar de ser resistente, a Mimosa flocculosa pode ser afetada por pragas como pulgões e cochonilhas, além de doenças fúngicas. Inspeções regulares são fundamentais para detectar sinais precoces.

O uso de pesticidas naturais, como óleo de neem, é uma abordagem eficaz e amigável ao meio ambiente para controlar esses problemas.

Tratamento de pragas e doenças mais comuns Em caso de infestação, remova as partes afetadas da planta e aplique o tratamento recomendado.

Para infestações leves, uma solução de água e sabão neutro pode ser suficiente. Em casos mais graves, recorra a pesticidas específicos para o tipo de praga ou doença identificada.

folhas no outono