Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Phormium_tenax (Small)

Uma boa sugestão para canteiro rente a muro é o fórmio (Phormium tenax). Resistente e de crescimento rápido, o fórmio é uma planta excelente para qualquer clima do Brasil, mas necessita muito de sol pleno.

Há variedades com folhas na cor verde escuro, vermelho-acobreado (Phormium tenax ”Atropurpureum”) e também as variegadas com listras mais claras no centro ou nas bordas das folhas (Phormium tenax ”Variegata”).

Incluindo o pendão floral, a planta pode atingir até 3 metros de altura. O plantio pode ser feito com o espaçamento de 30 cm entre as mudas.
O fórmio é uma planta herbácea rizomatosa da família das Liliáceas, originária da Nova Zelândia e se reproduz por divisão de touceiras.

Gosta do solo mais para o seco do que para o úmido. Recomenda-se a adubação orgânica para o fórmio e, no caso de utilizar fertilizante químico, prefira NPK de fórmula 10-10-10.

tulipa-vermelha1

beijo

O beijo pintado é uma espécie muito utilizada em jardins. Bastante rústico, é uma espécie de fácil manutenção, já que não exige muitos cuidados. Originário das ilhas dos Mares do Sul, trata-se de uma herbácea perene de pequeno porte, chegando até 50 cm de altura.

As flores são isoladas e apresentam diversas tonalidades, desabrochando praticamente o ano todo. Enqanto as folhas são bastante ornamentais.
Deve ser plantado em jardins situados em localidades de clima quente e úmido e com proteção contra os ventos fortes. Pode ser cultivado em jardineiras, canteiros e também em grupos isolados, formando bordaduras.

Essa espécie combina bem com áreas verdes de estilos e formal e rústico, mas não se restringe a eles, além disso, tem um custo razoável.

Variedades
O beijo-pintado apresenta uma série de variedades produzidas em laboratório. Também há inúmeras outras espécies pertencentes ao mesmo gênero (Impatiens) com flores de aparências semelhantes. Este grupo possui cerca de 500 espécies, porém muitas são totalmente desconhecidas no Brasil.
O nome Impatiens foi inspirado na cápsula de sementes das plantas desse gênero que, quando madura, abre-se com um ligeiro golpe, lançando-a a grandes distâncias.

A variedade Impatiens-nova-guiné, por exemplo, apresenta ramagem vermelha escura e folhas simples, sendo que seu porte varia entre 30 a 50 cm. As flores são grandes e circulares, surgindo em diversas cores.

A maria-sem-vergonha é outra espécie, Trata-se de uma parente muito próximo do beijo-pintado, por isso, apresenta características similares na forma de cultivo. Também aparece frequentemente em jardins.

Como Cuidar
Pode ser cultivado dentro de casa, desde que perto de janelas, em varandas ou em jardins. Consegue se desenvolver à meia-sombra ou a pleno sol, desde que protegida do vento. Também precisa de terra fofa, úmida, rica em composto orgânico e com boa drenagem.

É uma planta que não suporta as baixas temperaturas de invernos rigorosos. No entanto, no verão, tolera as mais elevadas.

Quanto a rega, nos períodos quentes é recomendado moderação, já no inverno deve ser feita a cada 15 dias, isto evita que as raízes murchem. É indicado também uma adubação anual com produto orgânico, rico com a farinha de osso. A poda pode ser realizada duas vezes ao ano, mas apenas a de manutenção.

Reproduz-se por sementes e pega facilmente por estacas. Para esse procedimento é preciso cortar um galho do exemplar logo abaixo de uma gema, retirando-se as pontas, mas tenras. Depois de eliminar as folhas da base, a estaca deve ser plantada à meia-sombra e longe de correntes de ar. Entre 7 a 15 dias, as novas raízes começam a aparecer.

Os pulgões estão entre as pragas que mais atacam o beijo-pintado. Eles deixam suas folhas encrespadas e provocam má formação das flores. Para combatê-los, pode-se utilizar inseticida químico. Porém, é recomendado auxílio de um profissional qualificado. Outra solução é usar defensivos naturais, como os produzidos com fumo e sabão.

25

Agaricus Blazei

Os cogumelos contêm muitas propriedades que beneficiam o ser humano e o meio ambiente. A partir dos cogumelos são elaborados antibióticos, eles são os responsáveis pela decomposição da matéria orgânica e também são utilizados de várias formas na alimentação. Aprenda a colher corretamente os cogumelos que podem ir para o seu prato.

Passos:
1 - Utilize um cesto de vime para colher os cogumelos. Não use sacos plásticos porque a umidade favorece o apodrecimento.

2 – Antes de colher os cogumelos, confirme se eles não são tóxicos. Todas as características dele precisam coincidir com as de uma das espécies comestíveis.

3 – Não colha cogumelos se você tiver alguma dúvida, por menor que seja, sobre se ele é comestível ou tóxico.

4 – Não colha cogumelos que não estejam em perfeitas condições, mesmo que a espécie seja comestível. O consumo de cogumelos passados do ponto pode provocar indigestão.

5 – Corte a base do talo do cogumelo com um canivete ou uma faca bem afiada, para que nesse mesmo lugar possa crescer outro cogumelo. Isso não será possível se você arrancar o cogumelo inteiro com a mão.

6 – Se a pele do chapéu estiver viscosa, esfregue um pano úmido para retirá-la. Ela possui propriedades laxantes.

7 – Você pode conservar os cogumelos em azeite ou vinagre. Não é recomendável congelar os cogumelos.

8 – A forma mais segura de conservar os cogumelos é cortá-los em lâminas e deixá-los secar na sombra em um lugar seco e bem arejado.

Importante:
Existem muitas teorias genéricas que indicam como diferenciar os cogumelos venenosos dos comestíveis, mas nenhuma delas é infalível.

cogumelos1

flores

Para ajudar as suas plantas a terem um crescimento forte e saudável e mantê-las com uma aparência bonita, cores fortes, brilho e vigor, aprenda a adubar o substrato com elementos naturais que seriam desperdiçados.

Passos

1 – Se você tem um aquário em casa, quando for fazer a troca da água, reaproveite-a.

2 – Coloque a água “suja” do aquário em um recipiente e deixe descansar sob o sol durante seis horas aproximadamente.

3 – Regue as suas plantas com essa água.

4 – Misture restos de pó de café, chá ou outras infusões no substrato dos seus vasos.

5 – Depois de ferver legumes, verduras ou frutas, conserve a água.

6 – Quando essa água estiver na temperatura ambiente, use-a para regar as plantas.

7 – Depois de um churrasco, recolha as cinzas do carvão quando já estiverem frias e misture-as com a terra do vaso.

8 – Se você tiver lareira ou fogão a lenha, utilize as cinzas do dia anterior como adubo orgânico.

Importante

Todos os materiais orgânicos se decompõem rapidamente. Se você armazená-los em um lugar adequado, poderá preparar o seu próprio terriço caseiro.

fertilizar