Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Crescentia Cujete

Nome Científico: Crescentia Cujete
Nome Popular: cuité, coité, cabaceira, cuieira
Família: Bignoniáceas
Origem:
América Tropical e Antilhas
Ciclo de Vida:
Perene

Árvore perene de porte médio de até 12 metros de altura com ramos longos, pendentes e cobertos por folhas em toda a sua extensão. As folhas são simples, inteiras, alongadas, de diversos tamanhos, cor verde-escura e brilhante.

Não forma uma copa frondosa. As flores são relativamente grandes, hermafroditas (têm os dois sexos na mesma flor), formadas ao longo do tronco e ramos de cor branco-amarelada. Os frutos são ovóides ou arredondados, cor verde-clara, com 15 a 30 centímetros de diâmetro.

As cascas dos frutos tornam-se marrom-negros quando maduros e bem duros. A polpa é amarelada e contém muitas sementes. A planta se desenvolve e frutifica bem em condições de temperatura quente a amena, não tolera regiões frias sujeitas a geada.

A propagação é feita principalmente por sementes e pode ser feita também por enraizamento de estacas. A planta tem um lento crescimento, mas após alguns anos produz vários frutos grandes arredondados que despertam curiosidades.

A planta é adequada para plantio em parques e jardins, pelo exotismo de seus frutos gigantes, semelhantes à melancia, no tronco e nos ramos. As sementes podem ser consumidas, se cozidas ou torradas.

A polpa pode ser usada no preparo de xarope. Os frutos, depois da retirada da polpa e secos, podem ser usados como recipientes domésticos, chocalhos, cuias, pratos e colheres rústicos.

corujinhas

Gailardia
Nome Científico:
Gaillardia x Grandiflora
Nome Popular: Gailárdia, laço-espanhol
Origem: América do Norte
Ciclo de Vida: Perene

Da mesma família das margaridas e dos girassóis, as gailárdias são muito populares nos Estados Unidos. Ocorrem cerca de 24 espécies diferentes de Gaillardia, que cruzadas entre si, produzem excelentes híbridos para o jardim. Entre as espécies mais importantes estão a G. pulchella e a G. aristata.

Destes híbridos podemos obter variadades anãs, eretas ou rasteiras, de flores simples ou dobradas, pequenas ou grandes e com cores diferenciadas. As flores da Gailárdia, estão reunidas em capítulos solitários, com o centro vermelho ou arroxeado e extremidades amarelo-alaranjadas.

As folhas são alongadas e pilosas. Prestam-se para a formação de maciços e bordaduras, conferindo um estilo campestre à paisagem. Requer reformas anuais ou bianuais dos canteiros, de acordo com a variedade. A floração ocorreu durante à primavera e verão. Devem ser cultivadas à pleno sol, em solo fértil e bem drenados, com regas regulares.

Tolerante à salinidade, adapta-se muito bem ao litoral. Pouco tolerante ao frio intenso. Multiplica-se por sementes e por divisão da planta.

55

Oncidium Aloha

O que  fazer para que as orquídeas dêem flor?
Orquídeas preferem ambientes úmidos, arejados e iluminados, mas não devem receber luz direta do sol. Ar condicionado e muito vento também não fazem bem.

Para garantir sua durabilidade é preciso hidratá-la com borrifos de água uma vez por semana. Manter a planta em xaxins e vasos de fibra também ajuda.

Não é recomendado apoiar a planta em pratos nem utilizar regador, já que o excesso de água facilita a proliferação de fungos nas raízes, que logo apodrecerão, matando a planta.

Lembre-se de que folhas amareladas indicam excesso de luz, enquanto folhas escuras revelam a sua falta. Se a orquídea perder as flores, basta manter os cuidados para que ela floresça novamente dentro de alguns meses.

Como ter um jardim em casa?
O primeiro passo na hora de montar um jardim é escolher o local mais adequado, analisando a incidência de luz, a aeração e a qualidade do solo.

Em seguida, meça a área e faça um rascunho de como quer que o jardim fique. Se já existirem plantas no local, será preciso verificar se elas podem ser aproveitadas, se terão de ser descartadas ou transplantadas.

No croqui, posicione as plantas que deseja ter e fazer uma tabela das espécies separando-as por porte e quantidade de mudas necessárias. Liste também os materiais necessários para a implantação, como terra, adubo, calcário, pedras, ferramentas, etc.

Quando se deve podar a plantas?
Recomenda-se podar após o período de florescimento ou de frutificação da espécie. Caso a planta floresça o ano todo, pode-se podar no período de seca, quando a planta apresenta baixo metabolismo.

Que ferramentas  usar para a poda?
A escolha da ferramenta para podar depende da espécie e da grossura da parte da planta a ser eliminada. As ferramentas mais utilizadas são: aparador de cerca-viva, tesoura de poda, serrote de poda, tesoura de grama e cortador de grama.

flor39

Canforeiro

Nome Científico: Cinnamomum Camphora
Nome Popular: Canforeiro. Arvore de Cânforo
Origem: Oriente
Ciclo de Vida: Perene

O canforeiro é uma árvore pertencente à família Lauraceae e ao gênero Cinnamomum, o mesmo da árvore que produz a canela. Esta árvore é nativa de algumas regiões do Extremo Oriente, particularmente do Taiwan, do Japão e da China meridional.

Esta árvore é a origem da cetona conhecida como cânfora, uma substância branca, cristalina, com um forte odor característico e obtida a partir da seiva. A extração é feita pela oxidação do pineno (parte principal da essência de terebentina). É uma combinação acíclica.

Apresenta-se em grandes massas brancas, grano-cristalinas, translúcidas de cheiro particular penetrante e de um sabor um tanto amargo. É pouco solúvel na água, dissolvendo-se facilmente no álcool, éter e demais solventes orgânicos. Volatiliza-se desde a temperatura comum.

É usada na fabricação de celulóide e de pólvora sem fumaça. Conhecida desde a antiguidade, a cânfora é utilizada como incenso e no preparo de medicamentos. Extrai-se a cânfora submetendo-se a madeira, a casca e as folhas pulverizadas da canforeira a destilação por arraste de vapor.

A cânfora é uma substância sólida à temperatura ambiente, de textura cerácea e aroma forte e penetrante.

Diz-se que seu cheiro é inibidor de aranhas e traças. Para tanto, é recomendável a diluição em álcool para o seu borrifamento nas paredes e armários.

árvores