Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Neoregélia Compacta

Nome Científico: Neoregélia Compacta
Nome Popular: Bromélia de Ninho
Família: Bromeliaceae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene

Bromélia nativa do Brasil, acaule, rizomatosa, de roseta bem aberta, com até 40 cm de diâmetro, com folhas largas, rijas e coriáceas, ostentando espinhos nas margens, nas cores verde ou variegada. Inflorescência representada pela modificação das folhas internas à roseta (brácteas) nas cores vermelho viva, protegendo flores brancas e discretas, formando um conjunto muito decorativo.

Propaga-se por separação de rebentos ou por sementes.  Exemplar de largo emprego no paisagismo, tanto nos espaços ajardinados de áreas abertas e ensolaradas, quando suas folhas ficam verdes amareladas e mais decorativas, como nos espaços suspensos, em composições de jardins verticais.

São utilizadas também em jardineiras e vasos.

tulipas1

Salvinia SP
Nome Científico: Salvinia sp
Nome Popular: Marrequinha, Salvínia
Família: Salviniaceae
Origem: América, Ásia e Europa
Ciclo de Vida: Perene

A marrequinha é uma planta aquática flutuante muito utilizada em aquarismo.

Sua beleza delicada é mais ressaltada quando vegeta sobre laguinhos e fontes pequenas. Multiplica-se muito rapidamente e por este motivo também é considerada daninha, sendo que o seu controle pode ser muito difícil, dependendo da extensão da lâmina de água.

Suas folhas são ovais, pilosas e sulcadas. Despoluidora, cresce em ambientes aquáticos bem contaminados.

Plantas de beleza delicada, dotadas de folhas ovais, pequenas e aveludadas; parentes da samambaia, não produzem flores, têm capacidade despoluidora; a espécie Salvinia auriculata é encontrada em grande quantidade no pantanal brasileiro, onde é conhecida como orelha-de-onça.

pássaro marrom

Philodendron Speciosum
Nome Científico: Philodendron Speciosum
Nome Popular: Filodendro Imperial
Família: Araceae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene

Arbusto escandente se destaca pelas medidas: apresenta caule lenhoso de até 3 m de altura, folhas brilhantes e onduladas nas bordas com até 1,5m de comprimento e inflorescência e infrutescência com 30 cm  de comprimento.

Nativo da Mata Atlântica do Espirito Santo e Rio de Janeiro, o filodendro imperial necessita de grandes jardins para crescer livremente e, se possível deve ficarem maciços isolados para que sua folhagem se destaque ainda mais. Adapta-se a sol pleno ou meia sombra e vai bem em quase todo Brasil, com exceção das regiões serranas suscetíveis a geadas.

Precisa de solo rico em matéria orgânica e bem drenado. Sua propagação é feita por estacas ou sementes.

trio-de-florzinhas

Trillium Erectum
Nome Científico: Trillium Erectum
Nome Popular: Lírio-do-bosque, benjamin-vermelho
Família: Melanthiaceae
Origem: América do Norte
Ciclo de Vida:
Perene

É uma planta herbácea e perenial, que pode alcançar 61 cm de altura. As folhas são divididas em três partes iguais, com oito centímetros de largura. As flores apresentam coloração marrom-avermelhada, e algumas vezes têm cores variadas como branco ou verde meio amarelado.

A floração ocorre no meio da primavera até os últimos dias desta estação, e o interessante é que os lírios-do-bosque expelem um odor desagradável.

Apesar disso, esta planta tem uso medicinal e é bastante importante, pois era utilizada por tribos de Índios norte-americanos, como a erva que auxiliava na hora dos partos (ameniza a dor), e como tratamento para períodos de menstruação irregulares, e alívios para outros tipos de problemas uterinos.

Devem ser cultivadas à meia-sombra, em solo rico em matéria pogânica, úmido e ácido. Sua origem vem de planaltos meridionais e baixados florestais, mais comuns na América do Norte. Multiplica-se pela por sementes e por divisão das plantas, formando mudas completas com raízes, rizoma e folhas.

jardineira