Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




vaso

É possível ter um vaso com uma jabuticabeira e moranguinhos  pendentes como forração – e sem nenhum passe de mágica.

Embora não garanta floração e frutas o ano todo, os morangos esbanjam um charme meigo, e cultivá-los não é tão difícil assim. O ideal é que o vaso esteja em algum lugar que receba o sol da manhã ou mais à tarde.

A própria jabuticabeira garante certa sombra e sua rega diária já se encarrega de nutrir, também, a forração.

Sugere-se um replantio anual e adubações alternadas a cada dois meses, mesclando química (NPK 4-14-8) e orgânica (farinha de osso com torta de mamona ou húmus de minhoca), embora sejam desnecessárias nos meses mais frios.

Por fim o ideal é que o vaso seja bojudo (ao menos 30 cm de diâmetro para além da planta-mor) e alto, de maneira que os morangos fiquem pendentes – isso garante que eles sejam colhidos, por exemplo, por uma criança.

img078

Forrações

forracoes

As forrações são plantas que possuem seu crescimento horizontal maior que o vertical. Seguindo esta definição podemos considerar que os gramados são forrações, mas geralmente este termo é utilizado para descrever as plantas, que ao contrário dos gramados, não podem ser pisoteadas, e por isso são utilizadas em áreas onde não há circulação.

Usadas para revestir o solo, são muito importantes no paisagismo, sendo úteis para proteger a terra evitando erosão por chuva e vento; e a perda excessiva de umidade por evaporação, tornando o paisagismo mais bem acabado.

Trazendo texturas e cores para os jardins, as forrações possuem algumas vantagens em relação aos gramados: não necessitam de podas constantes e crescem onde não seria possível plantar grama, como terrenos rochosos, com sombra ou muito úmidos e em barrancos; aliás, algumas forrações, como o amendoim rasteiro (Arachis repens) são recomendadas para evitar deslizamentos de terra. O amendoim também é a forração mais recomendada para cobrir áreas muito extensas.

No geral para plantar forrações é preciso ter um solo rico em matéria orgânica e fofo, e também cuidar para que não falte água. As forrações podem ser multiplicadas pela divisão de touceiras (na primavera pegue uma planta maior, retire o excesso de terra e a divida com cuidado para não machucar as raízes, obtendo assim outras mudas).

Se você não tem um jardim onde plantar forrações, saiba que pode plantá-las para dar acabamento aos seus vasos de plantas, por exemplo, uma palmeira phoenix fica linda com evolvulus ou rabo de gato como moldura.

Uma observação importante em tempo de conscientização ambiental: Considerando que as cidades precisam cada vez mais de áreas permeáveis para absorver e devolver aos lençóis freáticos a água das chuvas para evitar alagamentos; as forrações são uma ótima opção onde não se quer a manutenção constante exigida pelos gramados. Se você gosta do verde, faça sua parte para melhorar o planeta.

margarida-vermelha

arvores_submersas

Como estamos no final do inverno, é a época ideal para o plantio de árvores em geral e especialmente as frutíferas, pois elas estão no estado de dormência o que garante uma rebrota certa e saudável.

Com o advento da primavera em setembro, elas estarão com as raízes fortes para a brotação e formação de futuros frutos.   Ao se plantar uma árvore deve se atentar para espécies adequadas a cada situação. Para reflorestamento devem ser plantadas em triângulos sucessivos e desencontrados, para que todas recebam iluminação e possam se desenvolver adequadamente.

Para formação de um pomar é preciso deixar bastante espaço (8m) para Abacateiros e Mangueiras. As Jabuticabeiras devem ficar isoladas para ter acesso fácil na frutificação e porque são as rainhas dos pomares brasileiros.

As plantas cítricas (Laranjas, limões, etc) devem ficar juntas. Goiabeiras, Araçás e Acerolas, que são de porte médio também podem ser na mesma área com distância de 5/6m de tronco a tronco. Grumixama, Cabeludinha, Amora, etc são espécies que são plantadas como segunda opção, se houver espaço suficiente.

Se você quiser uma árvore na calçada deve escolher uma espécie de porte médio, que não atinja muita altura (para não afetar a fiação) e que não possua raízes tão grandes que possam levantar e danificar os pisos, causando acidentes (tropeços nos transeuntes da calçada). Nesse caso as espécies mais adequadas são: Bauhinia galpini, Brunfelsia uniflora (necessita muita água), Calliandra haematocephala, Cássia macranthera e bicapsularis, Murraya exótica, Tabebuia avellanedae, Aldrago e Houvenis dulcis (uva japonesa excelente para pássaros).

Se tiver uma área maior recomendamos o plantio de Piracantha, pois suas frutas atraem grande quantidade de pássaros.

Ao se plantar uma árvore já formada e adulta deve-se atentar ao preparo da cova e plantio conforme o desenho explicativo. Esta cova se for preparada e adubada com bastante antecedência (Julho para plantio em Setembro) deve-se abrir a cova em profundidade de 1m x 1m, colocar calcário 300 gramas, esterco de curral para cobrir o fundo, npk 4-14-8 e tornar a fechar a cova com terra misturada com 1/3 de areia, molhar 2/3 vezes e abrir novamente a cova somente na época do plantio.

Plante uma ou mais árvores com este tipo de cuidado e você estará cooperando para melhoria da qualidade de vida no nosso planeta!!!!!!!!!

árvores

tulipas

O desenvolvimento das plantas depende diretamente dos nutrientes presentes no solo e da capacidade de absorvê-los. Aprenda a manter um bom equilíbrio de minerais para ter plantas saudáveis.

Passos:

1 – Renove regularmente o material orgânico do solo para garantir que o substrato continue rico em nutrientes.

2 – Mantenha o terreno sempre nivelado para impedir que a água da rega (ou da chuva) cause erosão no substrato, arrastando os nutrientes.

3 – No caso dos terrenos inclinados, crie sulcos perpendiculares à inclinação, semelhantes ao antigo sistema de terraceamento.

4 – Controle o pH (potencial hídrico) do solo, porque se este for inadequado influirá na solubilidade dos nutrientes e impedirá as plantas de absorvê-los.

5 – Evite o excesso de um determinado nutriente porque isso impedirá a planta a absorver outros tipos de nutriente.

6 – Antes de começar um cultivo, retire uma amostra do solo e mande para uma análise de laboratório. Assim você comprovará se o terreno conta com os nutrientes essenciais.

Importante
A rotação de culturas favorece o equilíbrio dos nutrientes necessários para um solo saudável.

jardineiros