Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




graptopetalum-paraguayense

A planta-fantasma, também conhecida como madrepérola, é uma espécie de suculenta nativa do México. Além de sua beleza, provocada por suas folhas em forma de rosetas, a planta é uma ótima opção devido ao seu fácil cultivo.

Em algumas regiões a espécie se chama Sedum weinbergii, porém, o seu nome científico é Graptopetalum paraguayense. Além disso, ela pertence à família das Crassulaceae e, por essa razão, a planta-fantasma apresenta características perenes com estrutura ereta e pendente.

Como plantar e cuidar da planta-fantasma
A propagação da planta-fantasma é simples, pois seu cultivo se dá tanto com o uso de sementes, quanto com estacas dos ramos. Entretanto, a forma mais simples e prática é fazendo mudas a partir de suas folhas.

Para isso, basta destacar algumas folhas da planta adulta, preferencialmente as maiores e bem desenvolvidas, e plantá-las em solo fértil. Esse substrato, por sua vez, deve ser composto por uma mistura de terra comum, areia, turfa e adubo orgânico.

Além disso, é necessário que sejam feitos furos no fundo do vaso, bem como uma camada de drenagem, para escoamento da água.

Graptopetalum-Paraguayense

Uma vez finalizados os cuidados com o solo, atente-se para regar a plantinha de forma moderada, sem encharcar o seu solo. Lembre-se que a planta-fantasma é uma suculenta, portanto, ela necessita de pouca água.

No entanto, a dica é regar o vaso sempre que notar o substrato seco. Por fim, área externa, com muita luz solar, e sombra clara, tudo que ela precisa em termos de iluminação. Elas podem ficar expostas ao sol pleno, mas antes devem ser acostumadas a isso, sendo expostas aos poucos, cada vez mais.

E acredite, suas cores ficam ainda mais lindas quando estão expostas a luz solar direta!!

Características dessa planta
Indicada para uso ornamental, visto que é uma espécie pendente, a planta-fantasma possui uma folhagem esverdeada. Contudo, essa tonalidade pode variar conforme as condições às quais é exposta.

Se receber muita luminosidade, por exemplo, sua folhagem assume tons de amarelo rosado. Em contrapartida, se tem acesso a pouca luz, ela ostenta uma cor azul-esverdeada.

planta-fantasma

Além do mais, o seu apelido inusitado nada tem a ver com histórias assombrosas. Isso porque o termo planta-fantasma foi dado em razão de um pó fosco gerado em torno da espécie. Tal característica lhe conferiu um ar “fantasmagórico”, o que originou seu nome.

janela-café

flor-de-cera-1

A flor-de-cera é conhecida por trazer charme e delicadeza aos ambientes. Além disso, possui lindas flores pendentes. A seguir, confira as características da flor, as suas espécies e dicas para harmonizá-la na decoração.

Nativa da Ásia, a flor-de-cera é uma planta pendente que se adaptou bem ao clima tropical e, por isso, possui uma variedade de espécies no Brasil. Ela pode ser encontrada em diversas cores que trazem ainda mais charme para os ambientes.

Com diversas variedades, a flor-de-cera é uma planta capaz de se adequar a qualquer ambiente e estilo. Mas vale lembrar que ela precisa de cuidados no cultivo. No tópico seguinte, confira ótimas dicas para cuidar dessa lindeza.

Hoya_Carnosa

Como cuidar da flor-de-cera
Apesar de parecer uma planta frágil, a flor-de-cera é durável e muito resistente. Porém, como toda planta ornamental cultivada em vaso, ela precisa de cuidados. A seguir, veja 7 dicas para não errar no cultivo da planta:
* Cultivo: a flor-de-cera não precisa de um vaso grande, pois a planta gosta de ficar com as raízes compactadas. “O ideal é usar um vaso de plástico e com furos para facilitar a drenagem.

* Iluminação: as flores-de-cera com folhas mais esbranquiçadas precisam de mais iluminação. Já aquelas com folhas mais verdes podem ficar um pouco mais distantes do sol..

* Rega: da  melhor forma de saber se que a planta precisa ser regada é por meio da condição do solo. Basta colocar os dois dedos na terra para sentir a umidade. Caso esteja seco, é preciso regá-las.

* Solo ideal: o substrato ideal para planta pode ser feito por meio de uma mistura com terra, casca de arroz carbonizada, vermiculita e também carvão.

* Mudas: podem ser produzidas por meio da poda de galhos plantados no substrato. Angela orienta que é ideal deixar a futura planta em meia-sombra.

* Adubação: o adubo é essencial, pois colabora para a saúde da planta. O melhor adubo pode ser o natural, como o esterco bovino.

* Podas: por fim, a jardineira lembra que a flor-de-cera tem um crescimento lento, então, não é preciso podá-la com frequência. Caso seja necessário, a poda deve ser feita sempre nos galhos.

Com essas dicas, você já pode cultivar flores-de-cera e compor um ambiente único em casa. No tópico seguinte, veja mais cuidados e orientações sobre a flor.

Saiba mais sobre a flor-de-cera
A flor-de-cera pode ser a estrela da sua decoração. Para isso, ela precisa ser cultivada com muito carinho e com todos os cuidados que esse tipo de planta de necessita.

Tipos de flor-de-cera
A seguir, conheça 8 tipos para incluir na decoração:

flor-de-cera
* Flor-de-cera Hoya Carnosa: essa espécie é a mais comum nos jardins e cresce de forma pendente formando lindos cachos, em sua maioria, na cor rosa.

Hoya Carnosa Tricolor
* Flor-de-cera Hoya Carnosa Tricolor: possui belas flores, mas chama a atenção pelas folhas, que têm variações nas cores verde, rosa e amarelo.

Flor-de-cera Hoya Bella
* Flor-de-cera Bella : essa variedade é mais delicada, perfeita para ambientes internos. Ela possui folhas sensíveis e flores na cor branca.

Hoya Compacta (Krinkle Kurl)

* Flor-de-cera Compacta (Krinkle Kurl): conta com um crescimento lento, porém, possui folhas curvadas que compõem lindos cachos de flores.

Hoya Kerril variegata
* Flor-de-cera Hoya Kerril: esse tipo também cresce lentamente. O seu destaque está nas folhas grandes em formato de coração.

Flor-de-cera Cumingiana

* Flor-de-cera Hoya Cumingiana: com folhas delicadas e redondas, essa variedade é muito charmosa. Ela se destaca por suas flores amarelas com o centro vermelho.

Flor-de-cera Obscura

* Flor-de-cera Hoya Obscura: é ideal para ambientes internos, pois possui flores com suave perfume. Além disso, os cachos são sempre fartos.

Flor-de-cera Hoya Pubicalyx
* Flor-de-cera Hoya Pubicalyx: por fim, essa planta é originária das Filipinas e, por isso, é considerada uma espécie rara. O seu charme está na tonalidade negra, que a torna única e ornamental.

Com todas essas dicas e inspirações, você já pode incluir a flor-de-cera na decoração do seu lar. Escolha a espécie que mais combina com o seu estilo e rotina.

folhas-9