Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




coracao-sangrento

O coração-sangrento é um arbusto escandente e tropical, originário da hibridização de duas outras espécies de clerodendro, a Lágrima-de-cristo (Clerodendrum thomsonae) e o  e o Clerodendrum-vermelho (Cleodendrum splendens).

O cruzamento entre essas duas espécies originou uma planta rústica, de florescimento espetacular, com flores semelhantes ao da lágrima-cristo, porém com cálices coloridos e cachos mais densos.

Sua ramagem é longa, de textura semi-lenhosa, e pode ser facilmente conduzido como trepadeira, através do tutoramento adequado. As folhas são verde escuras, ovaladas, opostas, com nervuras bem marcadas e margens levemente onduladas.

As inflorescências surgem na primavera e verão, e são do tipo panícula, terminais, com numerosas flores vermelhas e tubulares, com longos estames, envolvidas por um cálice branco, persistente, matizado de vermelho ou rosa-escuro.

Da mesma forma como as plantas que lhe deram origem, o coração-sangrento é muito atrativo para beija-flores e borboletas.

Perenes e resistentes, os corações sangrentos são plantas colorida e fáceis de cultivar. As suas flores são instantaneamente reconhecíveis e aparecem na forma de lindos medalhões em forma de coração.

Existem vários grupos de corações sangrentos (também conhecidos como dicentra) disponíveis. O grupo mais comum são as flores silvestres nativas da América do Norte: anãs e amantes da sombra.

Estas geralmente têm folhagem delicada, verde prateada ou azul-esverdeada e flores em tons de vermelho ou rosa e branco. Um grupo de variedades semelhantes aprecia mais o sol.

Um pequeno terceiro grupo é mais alto e elegante, com folhagem mais dramática. Enquanto isso, um quarto grupo raramente visto tem flores amarelas.

Se você está pensando em idéias vistosas para canteiros de flores, corações sangrentos são ideais.  Eles formam montes que se espalham lentamente e funcionam bem entre arbustos e canteiros sombreados.

Embora muitos corações sangrentos façam uma cobertura eficaz do solo na sombra, eles tendem a desaparecer e morrer após a floração – especialmente em zonas com verões quentes. As plantas vizinhas geralmente se espalham em seu espaço durante o verão.

coracao-sangrento-dicentra-spectabilis

Que tipos de corações sangrentos existem?
A maioria são flores silvestres nativas da América do Norte que são ideais para a sombra, onde sua folhagem lindamente dividida destaca perfeitamente os medalhões vermelhos, rosa ou brancos.

Alguns corações sangrentos permanecem compactos, formando aglomerados que se espalham constantemente.  Outros se espalham mais rapidamente e fazem uma boa cobertura do solo para suprimir as ervas daninhas sem nunca se tornarem invasivos.

Estas são todas as variedades de Dicentra eximia, o coração-sangrento com franjas, dos estados orientais; e Dicentra formosa, o coração-sangrento ocidental. Eles são frequentemente vendidos em raiz nua ou em vasos com flores. As variedades populares incluem “Luxuriant” e “Langtrees”.

Há um grupo cada vez maior que se parece, mas prefere mais sol. Eles funcionarão bem com em pérgulas ensolaradas ou como parte de jardins com acesso a sol prolongado. As variedades incluem “King of Hearts” e “Fire Island”.

Outro grupo importante, mas menor, inclui variedades que fazem com que as plantas mais altas desenvolvam uma massa de caules mais longos e elegantemente arqueados, dos quais os medalhões vermelhos, rosas ou brancos maiores balançam na brisa. Estes são os corações sangrentos à moda antiga, alguns dos quais também têm folhagem amarela brilhante.

Variedades populares incluem Dicentra spectabilis e “Alba”. As plantas deste grupo são cada vez mais oferecidas sob o nome “Lamprocapnos”.

Há também um quarto grupo de corações sangrentos trepadores, que se agarram aos seus suportes com gavinhas.  Eles têm medalhões em forma semelhante, mas em tons de amarelo.  A Dicentra scandens entra aqui. As plantas deste grupo são cada vez mais oferecidas sob o nome “Dactylicapnos”.

dicentra-spectabilis

Onde devo plantar?
Os corações sangrentos nativos e suas muitas variedades são melhor plantados em meia sombra. Em áreas com verões mais frios, eles podem ser plantados em pleno sol, desde que não sequem. Algumas variedades mais novas gostam mais de sol, como comentado acima.

Estas plantas preferem solos ricos em húmus, mas têm raízes rasas, de modo que se dão bem em solos pobres se as camadas superiores forem melhoradas. Um solo levemente ácido é o seu preferido: o ideal é que o pH esteja entre 6,0-6,5, mas a maioria das variedades são adaptáveis.

Em pequenos jardins, plante unidades de variedades individuais – elas se espalharão constantemente. se houver mais espaço disponível, plante em grupos de três ou cinco.

Lembre-se que em regiões com verões rigorosos, as plantas podem morrer durante os meses mais quentes. Certifique-se de que há plantas perenes próximas para ocupar o espaço durante o período.

Corações sangrentos trepadores são felizes em solo bom, que não é seco nem encharcado, mas eles gostam de um arbusto maduro ou cerca de jardim no qual possam se agarrar. Da mesma forma, combine com telas bem apoiadas ou ideias de treliça e elas florescerão.

Dicentra spectabilis e suas variedades podem tomar mais sol e têm enraizamento muito mais profundo,  preferindo condições ricas e boa drenagem. Esses tipos de corações sangrento morrem no verão.

coracao-sangrento

Qual é o melhor momento para plantar corações sangrentos?
Uma das alegrias de saber como cultivar corações sangrentos é descobrir como eles são fáceis em termos de plantar e se estabelecer. Plantas compradas em vasos podem ser plantadas sempre que o solo não estiver congelado.

O outono é a melhor época, pois isso dá tempo às plantas para se estabelecerem antes do inverno e elas começarão a se desenvolver no momento em que a floração da primavera começar.

A primavera é a próxima época ideal para plantar a dicentra.  Os corações sangrentos podem ser plantados durante o crescimento e a floração, mas preste muita atenção à rega até que as plantas estejam estabelecidas. Saber o melhor momento para regar as plantas ajudará as plantas a se acostumarem com o espaço.

Alguns corações sangrentos, especialmente a Dicentra spectabilis, são fornecidos como plantas de raiz nua (isso significa que eles ficam dormentes, com pouco solo ao redor das raízes).

As raízes grossas, brancas e pontiagudas são melhor plantadas no outono. No entanto, eles também podem ser plantados assim que o solo descongelar na primavera.

Como plantar corações sangrentos?
Todos os corações sangrentos se beneficiarão da correção do solo antes do plantio. Corações sangrentos em vasos também apreciam um banho com fertilizantes líquidos no dia anterior ao plantio.

As muitas variedades de corações sangrentos nativos preferem um solo rico em húmus, então comece melhorando o solo com adubo.  A preparação profunda é desnecessária, pois as raízes são relativamente rasas.

Depois, é só seguir estes passos simples:
* Para plantas de coração sangrento que são fornecidas em vasos, plante com suas coroas no nível do solo ou próximo a ele.

* Pequenas plantas de raiz nua de Dicentra spectabilis e suas variedades devem ser plantadas 2,5 cm abaixo do nível do solo, com plantas maiores com 5 cm de profundidade.

* Regue bem com fertilizantes líquidos após o plantio. Certifique-se de que as plantas nunca sequem na primeira estação, a menos que comecem a morrer no verão

Coração-sangrento

Como cuidar destas plantas?
Para obter corações sangrentos mais impressionantes, certifique-se de que a sua dicentra não seque durante a primeira primavera e o início do verão.

Em climas quentes, as plantas nativas podem entrar em um período de dormência, mas no outono, especialmente, com boas chuvas, pode ocorrer um segundo período de floração.

Quando as plantas começam a parecer cansadas e secas, elas podem ser cortadas com suas melhores tesouras de podar e esta parte moribunda adicionada ao composto do jardim.

Você perceberá que a cobertura morta com composto de jardim sem ervas daninhas ou correção de solo ensacado mantém as raízes frescas e úmidas.

Aplique no outono, pois seus corações sangrentos devem ser interplantados com bulbos de primavera. O adubo precisa estar no lugar antes que os bulbos comecem a surgir.  Se a primavera estiver excepcionalmente seca, a irrigação pode ser necessária.

Como propagar corações-sangrentos?
Todos os tipos de corações sangrentos, exceto os tipos de videira, produzirão algumas sementes após a floração. Estes caem em torno das plantas existentes. Alguns podem germinar e crescer como mudas auto-semeadas, eventualmente amadurecendo em plantas com flores.

Estes podem ser desenterrados quando começarem a crescer na primavera e replantados onde você preferir que cresçam, ou você pode transplantar mudas para dar aos amigos. No entanto, eles podem não ser idênticos às variedades de onde vieram.

Plantas nativas podem ser desenterradas e divididas para replantio a qualquer momento quando o solo estiver livre de geadas no final do inverno e na primavera. As raízes são frágeis, então separe com cuidado e replante as partes mais vigorosas da borda das plantas, descartando o crescimento mais fraco do centro.

Plantas de corações sangrentos à moda antiga são melhor deixadas para amadurecer em aglomerados do tamanho de espécimes. No entanto, se você quiser tentar dividi-los, desenterre-os no início da primavera. Use uma velha faca de cozinha ou de pão para cortar as coroas lenhosas em pedaços menores e replante imediatamente.

Quais os problemas afetam os corações sangrentos?
Se você quiser se manter atualizado sobre possíveis problemas com seus corações sangrento, a boa notícia é que não há muitos problemas com os quais se preocupar.

Apenas fique atento ao seguinte e aja de acordo:
Lesmas e caracóis podem ser um incômodo, mas saber como se livrar de lesmas pode ser feito de forma criativa e orgânica. Se eles causarem problemas repetidos, evite usar coberturas de casca em que eles gostam de se esconder.

Certifique-se de não cobrir as coroas das plantas, pois isso pode causar apodrecimento. A drenagem deficiente também pode ser um problema, e o solo encharcado é um assassino. A terra precisa estar úmida, mas bem drenada.

Os insetos raramente são um problema, embora os pulgões possam atacar corações sangrentos à moda antiga. Você pode usar um spray orgânico de pragas, mas essas plantas podem tolerar uma pequena infestação.

Não entre em pânico se a sua dicentra parecer que está morrendo no outono: provavelmente está passando por seu ciclo natural. Os caules e as folhas morrem naturalmente no outono.  Em climas com verões quentes, elas podem morrer mais cedo.

Se as folhas em seus corações sangrento ficarem amarelas, não se preocupe. Duas variedades – “Gold Heart”, de flores vermelhas e “White Gold”, de flores brancas – foram criadas para cultivar folhas amarelas. Outras variedades cujas folhas ficam amarelas precisam apenas de rega ou morrem naturalmente.

coração sangrento

Os corações sangrentos podem sobreviver à geada?
As plantas da maioria dos corações sangrentos são resistentes à geada. Somente em áreas com invernos muito frios há o risco de que a coroa ou as raízes sejam danificadas.

Saber como proteger as plantas do frio intenso torna menos provável que elas caiam. Se as plantas começaram a crescer e a geada ameaçar, cubra-as com lã ou um lençol velho para fornecer proteção.

As variedades de Dicentra spectabilis têm um novo crescimento de primavera que é muito macio e suculento, e uma leve geada de primavera pode matá-las. No entanto, novos brotos logo emergem da coroa da planta e, em algumas semanas, o dano não será notado.

Corações sangrentos são tóxicos?
Todas as partes das plantas dicentra contêm produtos químicos que são tóxicos para humanos e animais de estimação. No entanto, embora os humanos possam sofrer convulsões ou problemas no fígado por ingerir grandes quantidades, esta não é uma planta tentadora para comer.

Para que problemas ocorram, grandes quantidades são ingeridas antes.  Apenas tenha em mente que a seiva pode causar irritação na pele em algumas pessoas – usar as suas melhores luvas de jardinagem deve ajudar a protegê-lo, apenas por precaução.

Cães são afetados com mais frequência. Se você suspeitar que seus animais comeram corações sangrentos, entre em contato com o seu veterinário imediatamente.

Como mantê-los florescendo
A maioria dos corações sangrentos floresce naturalmente na primavera, então a floração geralmente diminui no verão.  Garantir que as raízes permaneçam úmidas na estação das flores é a maneira mais importante de ajudar a mantê-las florescendo.

Portanto, certifique-se de regar as plantas conforme e quando necessário. Espalhar cobertura morta no outono também é uma boa técnica, pois ajuda a reter a umidade do solo.

Apenas os tipos de planta de flor amarela florescem naturalmente mais tarde na temporada, embora algumas variedades mais recentes, como “King of Hearts”, tenham sido desenvolvidas para florescer por mais tempo.

Portanto, abra espaço para mais de uma variedade em seu jardim para prolongar a estação de floração e desfrutar de seus corações por mais tempo.

folhas-9