Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




monstera

Conhecida também como abacaxi-do-reino ou banana-de-mato, a Costela de Adão é uma planta trepadeira da família das Aráceas, sendo que na natureza esta planta cresce agarrando-se em árvores através das suas raízes aéreas, buscando uma boa luminosidade.

A origem desta exuberante folhagem é da América Central. A Costela de Adão possui belas folhas grandes, verde escuro e perfuradas que lembram costelas e é muito utilizada na jardinagem e decoração de ambientes externos e internos.

Como cuidar
A Costela de Adão é uma folhagem que se desenvolve à meia-sombra, então essa planta é ideal para ambientes onde a incidência de raios solares seja indireta. Seu fruto é comestível e de sabor adocicado e ela deve ser cultivada em um substrato rico em matéria orgânica e com regas regulares para um bom desenvolvimento.

Na natureza, a Monstera deliciosa cresce bem alto e sua folhas em formato de coração podem chegar até 1 m, mas quando cultivada em ambientes fechados a altura da planta varia entre 2 ou 3 m e suas folhas são um pouco menores.

A Costela de Adão é comumente cultivada ao ar livre como planta ornamental nos trópicos e sub trópicos. A planta requer muito espaço e um solo rico e solto. Se crescer no chão, é melhor plantá-lo perto de uma árvore, onde possa subir, ou então plantá-la junto de uma treliça como suporte ao seu crescimento. Precisa ser regada apenas para manter o solo um pouco úmido.

Para multiplicar essa planta fazendo pequenas mudas, corte a haste antes do ponto de encontro que dá origem às novas folhas. Coloque o ramo na água e aguarde as raízes crescerem para levar a sua nova muda para a terra.

As folhas das plantas jovens são menores e inteiras, sem lóbulos ou buracos, mas logo produzem folhas lobuladas e fenestradas à medida que crescem.

frutos

A inflorescência é adornada com uma espátula branco creme de aparência uniforme e aveludada, cobrindo, como um capuz, uma espádice branca amarelada com 10 a 15 cm de altura e cerca de 3 cm de diâmetro sendo que esta planta é capaz de se autopolinizar.

O fruto da Monstera Deliciosa tem até 25 cm de comprimento e parece uma espiga de milho verde coberta com escamas hexagonais. À medida que o fruto amadurece, essas escamas caem do fruto, liberando um aroma forte e doce.

O cheiro é comparado a uma combinação de abacaxi e banana, sendo comestível e seguro para os seres humanos.

Acostumada a climas tropicais, a Costela-de-Adão deve, preferencialmente, ser plantada no verão ou primavera, quando o clima é úmido e agradável a ela. A terra, de preferência, precisa ser mantida úmida e com pequenas quantidades de adubo orgânico, para facilitar a fertilização do solo.

Seja em grandes jardins, em vasos, arranjos ou em um canto especial, a costela-de-adão vai bem em diferentes espaços. A planta também se adapta tanto em ambientes externos quanto internos.

Dependendo do cultivo, elas podem adquirir um aspecto grande e robusto. Por isso, são forte tendência em projetos de paisagismo em composição com outras espécies.

costela-de-adao

Se for plantada em vaso, este deve ser grande, sendo necessário o replantio a cada 1 ou 2 anos, devido ao seu crescimento. Use um solo solto bem arejado que drene rapidamente para evitar o excesso de agua e o apodrecimento das raízes.

Como substrato – as composições com fibra de coco e pinus são boas alternativas na hora do plantio e não sendo possível usar adubo orgânico, utilizar NPK 10-10-10.

As podas devem ser feitas na primavera – época que a planta mais se desenvolve, podendo remover galhos, hastes e folhas secas.

gaivotas