Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




graptopetalum-paraguayense

A planta-fantasma, também conhecida como madrepérola, é uma espécie de suculenta nativa do México. Além de sua beleza, provocada por suas folhas em forma de rosetas, a planta é uma ótima opção devido ao seu fácil cultivo.

Em algumas regiões a espécie se chama Sedum weinbergii, porém, o seu nome científico é Graptopetalum paraguayense. Além disso, ela pertence à família das Crassulaceae e, por essa razão, a planta-fantasma apresenta características perenes com estrutura ereta e pendente.

Como plantar e cuidar da planta-fantasma
A propagação da planta-fantasma é simples, pois seu cultivo se dá tanto com o uso de sementes, quanto com estacas dos ramos. Entretanto, a forma mais simples e prática é fazendo mudas a partir de suas folhas.

Para isso, basta destacar algumas folhas da planta adulta, preferencialmente as maiores e bem desenvolvidas, e plantá-las em solo fértil. Esse substrato, por sua vez, deve ser composto por uma mistura de terra comum, areia, turfa e adubo orgânico.

Além disso, é necessário que sejam feitos furos no fundo do vaso, bem como uma camada de drenagem, para escoamento da água.

Graptopetalum-Paraguayense

Uma vez finalizados os cuidados com o solo, atente-se para regar a plantinha de forma moderada, sem encharcar o seu solo. Lembre-se que a planta-fantasma é uma suculenta, portanto, ela necessita de pouca água.

No entanto, a dica é regar o vaso sempre que notar o substrato seco. Por fim, área externa, com muita luz solar, e sombra clara, tudo que ela precisa em termos de iluminação. Elas podem ficar expostas ao sol pleno, mas antes devem ser acostumadas a isso, sendo expostas aos poucos, cada vez mais.

E acredite, suas cores ficam ainda mais lindas quando estão expostas a luz solar direta!!

Características dessa planta
Indicada para uso ornamental, visto que é uma espécie pendente, a planta-fantasma possui uma folhagem esverdeada. Contudo, essa tonalidade pode variar conforme as condições às quais é exposta.

Se receber muita luminosidade, por exemplo, sua folhagem assume tons de amarelo rosado. Em contrapartida, se tem acesso a pouca luz, ela ostenta uma cor azul-esverdeada.

planta-fantasma

Além do mais, o seu apelido inusitado nada tem a ver com histórias assombrosas. Isso porque o termo planta-fantasma foi dado em razão de um pó fosco gerado em torno da espécie. Tal característica lhe conferiu um ar “fantasmagórico”, o que originou seu nome.

janela-café

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post