Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




dendobrium nobile - olho-de-boneca

Da família Orchidaceae, o dendróbio, na verdade, é uma Orquídea e recebe outros nomes que são mais conhecidos popularmente, como: dendróbio-compacto e olho-de-boneca.
Como são inúmeras espécies diferentes, existem alguns registros para informar que a origem dessas plantas surgiu na Austrália, na Ásia e no Oriente.

A mais popular de todas as orquídeas é o Dendrobium nobile (nome científico) é também a mais rústica e simples de cultivar.
As cores das flores são bem variadas, pois estas plantas sofreram hibridização – o que modifica as características originais. A cor mais comum que encontramos é a pétala branca com as extremidades rosadas e o labelo central leva um roxo mais escuro.

Todos os Dendróbios são epífitos, o que significa que estas plantas se desenvolvem sobre os troncos das árvores. Assim como as orquídeas, elas não são parasitas, usam as árvores como suporte e proteção. Mas também podem ser cultivadas em vasos (preferencialmente os de barro, madeira ou cerâmica) forrados com pedras miúdas para uma melhor drenagem.
O solo deve ser composto por uma mistura de cascas de árvore, carvão vegetal, fibras de coco e atenção, pois o caule não deve ser enterrado e sim ficar sobre o solo.

Mesmo com a facilidade de cultivo, os dendróbios não dispensam alguns cuidados básicos, como: devem ficar à meia sombra ou receber luz solar direta, mas, para este último caso, o local deve ser mais fresco e ventilado. Apreciam adubação suave e regas frequentes em épocas quentes e em número mais reduzidas em épocas frias.

Esta planta pode alcançar até quarenta centímetros de altura e pode chegar a até trinta centímetros de diâmetro. Sua época de maior floração ocorre entre setembro e novembro ou na primavera e no inverno.
Podem ser encontradas em floriculturas, floriculturas online e lojas de jardinagem em forma de sementes, mudas ou vasinhos prontos.

27