Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jacaranda-mimoso

Sem dúvida, o que representa a maior parte da estrutura do jardim são as plantas. Estas definem o espaço, criam o cenário adequado para a distribuição e detalhamento dos vegetais, que nos proporcionarão sombra, proteção e intimidade. Associados os elementos, eles darão forma às principais massas, tanto horizontais como verticais, bem como, complementarão o restante das formas edificadas e da configuração do terreno. O principal elemento com esta finalidade é a árvore, que dá um sentido de dimensão vertical.

Na confecção do projeto de paisagismo urbano ou de menor porte, deve-se imaginar o resultado final em três dimensões, assim como o seu equilíbrio e contraste com os elementos arquitetônicos, que devem ser considerados desde o começo do processo de criação. Por isso devemos nos preocupar com os vegetais maiores, e compreender que os de menor tamanho, possuem, na grande maioria dos casos, uma importância secundária. Se for deficiente a escolha das árvores e dos arbustos, dificilmente chegaremos a um bom resultado, mesmo agregando bonitos vegetais menores.

Uma das funções mais usuais das árvores, em muitos jardins, é de ocultar os elementos antiestéticos que interferem negativamente no conjunto, por estar fora do jardim e pertencer ao domínio alheio. Depende de cada caso, se especificarmos um maciço de árvores ou apenas duas ou três estrategicamente dispostas, elas suavizarão a dureza do que se pretende camuflar.

A proteção contra o vento, que constitui um problema de vital importância em muitos jardins, consegue também resolver com a ajuda das árvores. Naturalmente, quando tratarmos da proteção visual, de influência externa, também árvores e arbustos nos auxiliam a formar o ambiente com mais intimidade.

Devemos ter cuidado na seleção e especificação das espécies. As árvores de folhas caducas (caducifólios), por algumas semanas no outono, ocupam o seu espaço para mostrar toda exuberância e beleza da sua folhagem, para depois hibernar. Mas quando este fenômeno sazonal acontece, teremos que ter simultaneamente árvores com folhas perenes (perenifólios), que ocuparão este espaço deixado pelo vegetal anteriormente referido, é a alternância na valoração dos mesmos na paisagem.

Temos à nossa disposição os mais variados vegetais: os que produzem flores, frutos e sementes, atraindo pássaros e abelhas, os que são aromáticos, e outros que na floração revestem os panos de fundo, com manchas coloridas, e que a cada estação se transforma. Não podemos nos esquecer de referenciar os troncos destas árvores, alguns de rara beleza plástica, tanto na forma como na cor.

Devemos levar em conta a importância das estações na transformação do jardim e por extensão, da paisagem como um todo.

Outro aspecto, independente da floração e frutificação, é a forma do vegetal, o seu porte e o raio de abrangência da sua projeção vertical, e o crescimento, que é o tempo que leva a planta para alcançar a idade adulta. Em geral as pessoas compram mudas e não se preocupam em colher informações do floricultor, sôbre suas características, e o resultado é negativo e a mutilação da planta tem seu destino marcado. Cada árvore tem uma forma definida de crescimento, e destaco algumas: fusiforme (sem forma definida, variada), pendular, globular, piramidal, horizontal, ovoidal e colunar, entre outras. Estas formas associadas, mais as suas características individuais, são subsídios importantes e necessários para nos permitir, definir e criar o seu espaço dentro do projeto de paisagismo.

aves26

daninhas-br

As ervas daninhas são um dos piores inimigos do jardim e dos cultivos controlados.
Aqui você vai conhecer algumas técnicas biológicas para combatê-las sem precisar utilizar herbicidas químicos.

Siga os passos:
1 – Para controlar as ervas daninhas, antes de mais nada é preciso fazer uma limpeza cuidadosa da área, retirando todas elas sem deixar restos de raízes ou rizomas. Você pode fazer este trabalho com a ajuda de uma pá;

2 – Quando o terreno estiver livre de ervas daninhas, você pode cobrir a superfície com uma camada uniforme de cascalho. Ele permitirá que a umidade da rega escorra e evitará o crescimento de mato indesejado;

3 – Você pode reforçar a técnica anterior colocando abaixo da camada de cascalho, uma tela plástica preta fabricada especialmente para evitar o crescimento de ervas daninhas;

4 – Outra opção é cobrir a superfície a ser protegida com um plástico preto grosso que não permita a passagem do sol e que, portanto, não deixará que nada cresça sob ele. Você pode dissimular o plástico cobrindo-o com folhas;

5 – Coloque uma camada abundante da casca de pinheiro em volta das plantas que você quer proteger. O pH ácido delas diminuirá a possibilidade de crescimento de outros vegetais.

A tela plástica pode ser encontrada em viveiros ou casas especializadas de jardinagem.

9vk8089w

calda bordalesa

O ataque de fungos é geralmente causado pela umidade excessiva e pelo uso de ferramentas infectadas. Portanto, previna-se usando apenas vasos com furos ou de fibras, que permitem uma melhor oxigenação das raízes. Promova um bom sistema de drenagem em seu vaso, não deixe de regar para evitar a umidade e providencie uma saída fácil para a água.
Desinfete bem as ferramentas de jardinagem, principalmente as tesouras de poda, usando um pequeno maçarico ou mesmo um isqueiro.
Evite tutores de madeira, eles propiciam o aparecimento de fungos. Cada fungo apresenta resistência a um tipo de composição. Em geral a calda bordalesa é bastante eficiente, mas se os sintomas persistirem, você pode tentar outros métodos.

A calda bordalesa é utilizada para tratar plantas atacadas por fungos.
Vamos aos passos para prepará-la:

Ingredientes:
1 saco de pano;
200g de sulfato de cobre;
200g de cal virgem
20 litros de água.

Modo de fazer:
Com o saco de pano prepare um sachê com o sulfato de cobre. Mergulhe o sachê em 18 de litros de água por 3 ou 4 horas até que o sulfato dissolva. À parte, misture a cal em 2 litros de água e despeje na solução preparada com o sulfato dissolvido. Mexa bem.

Antes de usar a calda bordalesa, faça um teste de acidez: mergulhe uma lâmina de ferro no preparado. Se ela escurecer, não aplique ainda a calda na planta. Acrescente um pouco mais de cal e faça o teste novamente. Caso a lâmina continue saindo manchada, adicione mais cal até que a lâmina não saia sem escurecer.

A calda bordalesa deve ser usada no máximo até o terceiro dia após o preparo. Em plantas pequenas ou em fase de brotação, não recomenda-se aplicar em concentração forte.

11anasi29