Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cleomehjpg

Nome Científico: Cleome hassleriana
Nome Popular: Cleome, sete-marias, planta-aranha, beijo-fedorento
Família: Cleomaceae
Ciclo de Vida: Perene

O Cleome é um arbusto nativo da América Central e do Sul, semi-herbáceo e muito florífero. Sua ramagem é ereta, ramificada e espinhenta, que pode alcançar de 0,6 a 1,5 metros de altura. Suas folhas são compostas por cinco folíolos cada, que apresentam textura rugosa e membranácea, e exalam um cheiro forte característico.
Na Primavera e no Verão, despontam inflorescências, com formato globoso e são compostas por flores em diferentes tons de rosa, branca ou creme.
As flores de Cleome são também chamadas de sete-marias ou ainda de beijo-fedorento. As vagens contém as sementes que surgem após a polinização e podemos observá-las nas partes inferiores das hastes florais.

Os cleomes podem ser cultivados em canteiros ou jardins e também em vasos dentro de casa.
Pode ser utilizado como planta palustre, pois gosta de muita umidade. Também podem ser plantadas em vasos grandes e jardineiras. Seu cultivo necessita de regas constantes e solo bastante fértil, além de terem que ficarem expostos ao sol abundante. Seu cultivo necessita de regas constantes e solo bastante fértil, enriquecido com matéria orgânica e sob sol pleno.
Até pode tolerar meia-sombra em locais muito quentes, mas sua floração ficará menos exuberante. Sua multiplicação é feita por sementes.

Exige pouca manutenção, apenas adubações mensais e regas regulares se não for cultivado em terreno naturalmente úmido. A poda dos ramos mais altos estimula seu adensamento e dá um aspecto mais compacto. Da mesma forma, a remoção das flores velhas estimula novas brotações e resulta em um período de floração mais extenso.
Uma curiosidade: A folhagem da Cleome hassleriana pode ser confundida com a da maconha (Cannabis sativa) por pessoas desavisadas.

janel8

crossandra
Nome Científico: Crossandra infundibuliformis
Nome Popular: Crossandra, Crossandra-laranja, Crossandra-salmão
Família: Acanthaceae
Ciclo de Vida: Perene

Crossandra é um gênero de plantas floríferas nativo da África e Ásia e que contém cerca de cinquenta espécies, sendo a mais comumente criada a infundibuliformis e a “fortuna”, apelidadas de Crossandra Laranja e Crossandra Salmão respectivamente.

As plantas desse gênero podem chegar a quase um metro de altura e apresentam algumas flores de coloração forte durante todo o ano, porém especialmente em épocas que outras plantas não costumam florescer, fazendo assim dela um ótimo artifício para se ter flores em seu jardim ou vasos durante todo o ano.

É uma planta florífera, perene, ereta, de textura herbácea e porte arbustivo. Suas folhas são lanceoladas, opostas, com margens por vezes onduladas e de um verde intenso e brilhante. As flores surgem no Outono e Inverno, em longas inflorescências do tipo espiga, eretas, verdes e podem ser axilares ou terminais. O florescimento se inicia no ápice da inflorescência, com poucas flores desabrochando por vez. As flores são assimétricas, porém muito vistosas. Elas se apresentam em diferentes tonalidades de amarelo, salmão, rosa, laranja e até em um delicado tom de azul claro, de acordo com a cultivar.

No paisagismo, esta planta tropical de crescimento moderado pode ser utilizada como florífera perene ou como arbusto. Assim, é possível aproveitá-la em bordaduras, maciços, cercas vivas, conjuntos e até mesmo Pode ser cultivada em vasos, ou utilizada para fazer belos efeitos ornamentais em canteiros. O pinçamento ou beliscamento das mudas, estimula o adensamento da planta durante o crescimento, e as podas, realizadas após o florescimento, renovam a folhagem e dão o formato desejado.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo misturado a adubo orgânico e areia grossa  no intuito de auxiliar o crescimento da planta e ter uma boa drenagem. Pouco antes da planta começar a desenvolver suas flores, pode-se adicionar também um pouco de adubo NPK com grande concentração de fósforo para estimular a planta a ter uma floração mais intensa.

Irrigue-a diariamente, mas sempre observando a quantidade para não encharcar a planta ou criar poças d’água.
Mesmo tolerando o sol pleno, a crossandra aprecia mais a meia-sombra ou a luz filtrada. Apesar de perene, o florescimento e o vigor da planta decaem com a idade e é recomendável renovar os canteiros com mudas jovens a cada 3 ou 4 anos. Não resiste ao frio ou às geadas. As podas, realizadas após o florescimento, renovam a folhagem e dão o formato desejado ao arbusto.

Pode-se fazer uma poda de limpeza e remover ramos mortos sempre que acabar a época de produção de flores. Multiplica-se por sementes e por estaquia.

Existem várias espécies de Crossandra, eis algumas:
Crossandra acutiloba
Crossandra afromontana
Crossandra albolineata
Crossandra angolensis
Crossandra arenicola
Crossandra infundibuliformis (Crossandra-salmão)

cach876

rosas

É possível ter roseiras plantadas em vasos, para enfeitar sua varanda, ou sacada, basta plantá-las em vasos fundos e que fiquem expostas ao sol por pelo menos quatro horas diárias.

Você vai precisar de:
1 vaso de 30 cm de diâmetro e 30 cm de profundidade, com furo na parte inferior
Argila expandida, pedriscos ou cacos de telha para cobrir o fundo
Folhas secas (pode substituir as folhas secas por cortiça triturada ou palha)
1 colher (chá) de adubo para flores
1 muda de rosa
1 kg de terra vegetal

Espalhe no fundo do vaso uma camada de cacos de telha (ou pedriscos) e outra de argila expandida. Por cima, coloque uma camada de terra vegetal.

Transplante a muda de rosa, tomando o cuidado para não quebrar o torrão.  Preencha os espaços vazios com a terra preta. Espalhe adubo orgânico.

Cubra a superfície do vaso com uma camada de cerca de 3 cm de espessura de folhas secas para proteger as raízes e regue diariamente para manter a umidade do substrato.

Não coloque o vaso sobre um prato para evitar o estancamento da água, porque isso pode favorecer o surgimento de doenças.

Coloque o vaso em um lugar ensolarado sem correntes de ar. A roseira não deve ficar exposta ao vento.

Uma vez por ano, no Outono ou no Inverno, faça uma poda modeladora para dar uma forma estética à planta.

Quando a rosa começar a florescer, não molhe as pétalas durante a rega para evitar que elas apodreçam ou sofram queimaduras.

Quando as flores tiverem secado, corte imediatamente o galho logo abaixo das pétalas secas, para revitalizar a planta e estimular o crescimento de outros botões.

Cuide bem da sua roseira, e terá sempre lindas rosas para enfeitar sua casa.

Outras espécies de pequenas rosas que você pode cultivar em vasos são as do tipo rasteira e arbustiva.

38430

Eucalyptus ptychocarpa

Árvore de porte médio com altura de 8 a 10 m, de folhas grandes e crescimento vertical. Produz cachos de flores vermelhas nos ponteiros dos ramos em grande quantidade.  Dos eucaliptos ornamentais é o melhor para as condições climáticas do Brasil, é de crescimento rápido e floração precoce.

Solo: Drenado e rico em matéria orgânica

Clima: Sub-tropical e tropical

Luz : Pleno sol

Originária do norte e oeste australiano, é uma árvore pouco resistente ao frio. Possui floração abundante e de coloração vermelha.
Esta espécie, não só se presta como ornamental em parques, ruas e avenidas, porém também poderá ser utilizada como espécie melífera, já que durante sua floração, as árvores são muito visitadas por uma grande quantidade de abelhas nativas.

22