Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Hamelia patens

Nativa das Américas (ocorre entre o sul dos EUA à Argentina), a amélia é um arbusto que pouco a pouco vem sendo descoberto por paisagistas e admiradores brasileiros. A amélia tem características que a fizeram ser uma alternativa plasticamente bela, de baixo custo de manutenção e versátil.

A amélia pode ser usada ou como cerca viva, ou como destaque em um jardim, por formar o que se chama de arvoreta ou em projetos paisagísticos que usam renques (árvores ou arbustos colocados em fila para destacar ou esconder determinado detalhe arquitetônico).

Pode alcançar 4 m de altura em condições favoráveis. Seu caule é semi-lenhoso e flores com tom vermelho-alaranjado ricos em néctar, muito apreciados por pássaros e borboletas.

Beija-flores são vistos muito frequentemente rodeando as flores da amélia e os demais pássaros vem em busca dos frutos remanescentes após a florada. As folhas têm uma peculiaridade: em regiões onde o inverno é mais rigoroso, elas adquirem uma cor avermelhada e também não cresce tanto, ficando com 2 m no máximo.

A amélia se desenvolve tanto a sol pleno quanto à meia sombra e não exige muito do solo, podendo sobreviver até em terrenos pobres em adubo.

O que não significa que ela não precise de cuidados; para evitar fungos é aconselhável o plantio sob o sol e um preparo básico do terreno, descompactando-o e colocando terra vegetal, esterco de curral curtido e um pouco de farinha de osso.

No início do plantio, a rega deve ser constante, cerca de três vezes por semana, até a fixação das raízes que não dura mais de um mês.

Depois bastam regas para umedecer o solo. Segundo alguns especialistas, em regiões úmidas a irrigação é desnecessária. A adubação deve ser feita a cada três meses, com a formulação NPK 10-10-10.

23

Verbena azul
Plantar as espécies certas para o tipo de área que você tem, é fundamental para ter um belo jardim. Zínias, cravos e margaridas são ótimas opções de flores anuais para áreas de pleno sol. Entretanto, elas não são resistentes à seca, assim você ainda precisará gastar muito tempo com o regador. Se você está procurando algo que necessite de pouca manutenção, considere plantas como musgo, sálvia e verbena, que são consideradas flores resistentes à seca.

Plantas Resistentes ao Sol
Se você ainda está preocupado com a quantidade de calor do seu jardim em pleno sol, deve começar a considerar plantar algumas árvores para fazer sombra. Arbustos e árvores de variedades anãs podem ajudar muito a regular a temperatura em torno delas.

Tente plantar citros, figo, magnólia, cereja ou pêra e árvores ornamentais, que resistem bem calor, mas ainda precisam de água. Acácia, eucalipto, figo e nogueiras são grandes, boas áreas quentes e também são resistentes à seca.

18

cafezinho-do-mato

Família: Rubiaceae
Nomes Populares: Cafezinho-do-mato

Arbusto lenhoso e perene, de 1,5 a 3 metros de altura, possui ramificação densa e folhas opostas glabras de coloração verde-escura.

As flores são brancas, compondo inflorescências muito exuberantes que cobrem a planta de forma muito ornamental. A floração é variável ao longo do ano mas em geral predomina nos meses de primavera e verão. Os frutos maduros são vermelhos, também bastante ornamentais, amadurecendo predominantemente no outono.

Essencialmente umbrófila, tolerando situações de meia-sombra mas nunca exposição plena ao sol. Aprecia solos úmidos e ocorre geralmente no interior das florestas bem conservadas, especialmente nos vales de córregos e rios.

Sua ocorrência natural vai de Minas Gerais e Espírito Santo até o Rio Grande do Sul. No Paraná ocorre na Floresta Ombrófila Densa, na Floresta Ombrófila Mista e na Floresta Estacional Semidecidual.

Com floração muito ornamental, é indicada para paisagismo de ambientes sombreados e até mesmo para jardins internos. Também pode ser usada para ornamentação de bosques e trilhas ecológicas. Seus frutos, além de ornamentais, atraem aves furgívoras.

cachoei

flor pente-de-macaco

Família: Bignoniaceae
Nomes Populares: Pente-de-macaco, cipó-pente-de-macaco

Trepadeira lenhosa que chega a formar tronco (cipó) com 5 a 10 cm de diâmetro. Pode ser mantida sob a forma de arbusto através de podas. Suas folhas são opostas e compostas trifolioladas, sendo que muitos casos o terceiro folíolo ocorre na forma de uma gavinha. Os folíolos são ovados, glabros, com cerca de 15 cm de comprimento por 8 a 10 cm de largura.

As flores tubulosas de cor branco-amarelada, com cerca de 5 a 7 cm de comprimento. Floresce principalmente na primavera e no verão. Os frutos são secos e deiscentes, com a parte externa coberta por espinhos grossos, o que lhe confere a denominação pente-de-macaco. Os frutos em geral amadurecem no final do verão. As sementes são aladas.

É uma planta de ocorrência natural em diversas regiões do Brasil, bastante encontrada no Cerrado.

Heliófita comum em clareiras e bordas de floresta formando, junto com outras lianas, redes de proteção à comunidade florestal. Em geral os indivíduos antigos se alastram pela copa das árvores.

Ocorrência Natural
Existem registros em diversas regiões do Brasil, mas é efetivamente comum de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. No Paraná ocorre na região planáltica, dentro das Florestas Ombrófila Mista e Estacional Semidecidual.

Usos
Se bem conduzida pode ser usada como planta ornamental, valorizando suas flores e folhas exuberantes. Pode também cumprir função importante na restauração vegetal de taludes íngremes, formando redes de retenção de umidade e matéria orgânica. Por fim, seus frutos são utilizados na confecção de artefatos artesanais como colares e móbiles.

Aspectos de Cultivo
A germinação ocorre poucos dias após a semeadura, sendo a taxa germinativa relativamente elevada.

fonte