Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Todos devem saber que é possível obter uma nova muda de violeta utilizando um vaso com terra, pois bem, também é possível obter mudas de violetas utilizando apenas um recipiente com água.

Materiais que serão necessários
01 – Rolo de filme plástico;
01 – Recipiente (De preferência de vidro para que você possa ver o desenvolvimento das raízes);
01 – Tesoura;
Água (Sem cloro, violetas detestam cloro).

Vamos ao procedimento de como fazer a muda de Violeta:

passo1
Pegue o recipiente de vidro e adicione água até a boca.

passo2

Coloque o filme plástico na boca do recipiente de forma a evitar que a água derrame. Esta etapa serve para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

passo3

Pegue sua violeta no qual você pretende obter uma muda e corte uma das folhas com a tesoura deixando a haste da folha o maior que você puder.

passo4

Faça um pequeno furo no filme para a passagem da haste da folha.

passo5.1

Introduza a haste da folha através do filme de forma que a mesma fique em contato constante com a água e pronto, está tudo preparado para o nascimento de uma futura muda de violeta.
Coloque o recipiente da nova muda em um local com boa iluminação, porem, sem incidência direta dos raios solares.

passo5

Após algumas semanas você perceberá o aparecimento de raízes por toda extensão da haste e em seguida as primeiras folhas, nesse momento é hora de transferir sua nova violeta para um vaso com terra.

24

solos

A qualidade da mistura tem uma importância decisiva para o desenvolvimento das plantas ornamentais. Assim, alguns insucessos no cultivo em vasos ficam a dever-se a condições insuficientes do solo. Quando a qualidade do solo é má, as reações negativas sucedem-se. Muitas vezes, apenas através do reenvasamento se consegue salvar uma planta.

Cada substrato deve apresentar determinadas qualidades sem as quais as raízes das plantas não são capazes de desempenhar a sua tarefa de assimilar água e substâncias nutritivas. Uma boa mistura para as plantas deve ser rica em substâncias nutritivas, arejada e quente, bem como bastante porosa e permeável, para que as raízes possam receber oxigênio, por outro lado, o substrato deve também armazenar a água para que esta e as substâncias nutritivas não atinjam as raízes demasiado rápido.

As misturas à base de terra e as misturas à base de trufa são misturas que contêm terra e adubo, que se pode retirar do próprio jardim, especialmente desenvolvido para misturas para plantas. Não apresentam inconvenientes a nível de higiene e possuem uma qualidade constante. A mistura à base de terra é composta por 60 a 80% de turfa branca e 20 a 40% de barro do subsolo e de argila, bem como de cal e suplementos de substâncias nutritivas.

Devido aos perigos da formação de lodo causada pela dissolução da turfa, cada vez mais se adicionam produtos de casca. Existem dois tipos de misturas à base de terra: a versão mais adubada, adequada a maioria das plantas ornamentais e a mistura com menor adição de adubo, para o cultivo de plantas jovens (mistura de cultivo) e para plantas sensíveis aos sais, como por exemplo, as bromeliáceas ou as palmeiras. Com características igualmente boas, existe o substrato de turfa para cultivo; de fato, este substrato armazena muita água. A combinação de mistura para plantas com este último tipo de substrato dá também bons resultados. Existe também uma variedade de substrato com menor quantidade de adição de adubo e outra variedade com maior quantidade de adição de adubo. Poderá aconselhar-se durante a compra.

Hoje em dia, a seleção de recipientes para as plantas é impressionante em todas as dimensões, cada planta encontra facilmente o vaso apropriado.
A qualidade de mistura dentro do vaso altera-se com o passar do tempo. As substâncias nutritivas são absorvidas, a rega e adubações frequentes levam à “irritação” do solo. É chegada o momento de renovar a mistura, preferencialmente na primavera. A única época em que as plantas não devem ser reenvasadas é no período de repouso vegetativo invernal, em que, aparentemente, o crescimento é interrompido. Neste estado, não deve haver qualquer perturbação. Naturalmente, também não se reenvasam plantas quando estas se encontram em plena inflorescência.

Deve-se colocar mistura fresca uma vez por ano, no caso das plantas ornamentais médias, e em cada dois ou três anos, no caso de plantas grandes. Uma planta precisa ser reenvasada, quando a superfície superior do substrato está cheia de musgo e possui crostas ou então quando as raízes começam a estender-se para fora dos orifícios. Nessa altura, deve-se colocar num recipiente mais espaçoso para o seu emaranhado de raízes.

Conheça que tipo de solo é o seu
·  Solos mais escuros são geralmente mais férteis, retém mais água mas sofrem mais com doenças e compactação.

·  Solos mais claros são geralmente mais ácidos.

·  Poça com água mais turva pode indicar solo mais ácido.

·  Plantas como samambaia, tiririca, sapé, carrapicho-de-carneiro e capim-rabo-de-burro podem indicar solos mais ácidos.

·  Solo com pouca variedade de plantas e principalmente do tipo capim ou grama espontânea indicam solo menos fértil;

·  Solo com plantas de folha larga, maior diversidade de planta e espécies com raízes mais flexíveis indicam solo mais fértil.

22

Dicas

Como plantar alimentos em seu jardim
Cada vez mais pessoas estão descobrindo o prazer de cultivar suas próprias verduras, frutas e ervas medicinais e aromáticas. Essas plantas não só representam contribuições atraentes para canteiros e vasos, com sua variedade de folhagens e flores, como também fornecem produtos frescos, saborosos e nutritivos. Com a ampla possibilidade de escolha atualmente disponível através de catálogos de sementes, é possível fazer várias experiências até encontrar suas plantas comestíveis favoritas. Para um jardim pequeno, são indicadas plantas compactas, de crescimento rápido, enquanto que árvores frutíferas podem criar, em áreas maiores, cenários decorativos e produtivos. Um ambiente aromático e atraente poderá ser obtido com um jardim de ervas. De amplo uso culinário, os temperos acrescentam um delicado toque ao jardim.

Como tirar a muda do vaso
Umedeça a terra da muda e vire o saquinho de cabeça para baixo, segurando a base da muda. O torrão inteiro se descartará facilmente.

Controle da Hortelã
A hortelã é uma erva invasora que pode abafar rapidamente ervas menos vigorosas. Restrinja o crescimento de suas raízes, plantando-a sozinha em um vaso.

Dicas para cultivar Ixoras
As ixoras (Ixora coccinea) podem ser cultivadas em jardineiras com substrato próprio para vasos e devem ser plantadas a uma distância de 30cm entre as mudas. Se quiser, incorpore ao substrato um adubo químico como Osmocote 25-5-15, que apresenta liberação lenta.

07