Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Dicas

dália

Sinais de alerta
A terra e os vasos são excelentes indicadores do estado de saúde das plantas:
- Quando se desenvolver uma crosta branca à superfície da mistura, pode ser sinal de que a planta tem sido excessivamente regada ou adubada.
- Os depósitos brancos nos vasos de barro indicam o mesmo problema.- A existência de limos ou de uma vegetação diminuta à superfície da terra também indicam excesso de água ou drenagem deficiente.

Dança da chuva
Quando chover e você levar as plantas para varanda, convém tomar algumas precauções:
A temperatura exterior deve ser semelhante à do interior do local onde estão as plantas. Caso contrário, as plantas podem ressentir-se com a mudança brusca.
Evite exposições prolongadas, precavendo assim o excesso de água.
Aproveite sempre a água da chuva, mesmo que não possa fazer as plantas “mudar de ares”. Para isso, recolha a água em baldes para posteriores regas.
Não deixe as plantas tomar sol, pois pode queimá-las.

Limpeza das folhas
Manter as folhas livres de pó e de resíduos de poluição não só melhora a aparência da folhagem como impede a obstrução dos poros que permitem que as plantas respirem.

Em zonas urbanas, as folhas sujam-se com maior freqüência, ficando gordurosas e descoloridas. Lave-as pelo menos duas vezes por ano. As folhas aveludadas devem ser limpas com um pincel.

As plantas de pequenas dimensões podem ser limpas com uma leve pulverização com água à temperatura ambiente. Para evitar molhar os móveis, faça-o no exterior ou então utilize a banheira ou o lavatório .

Às plantas de grande porte, que se tornem difíceis de transportar, lave cada folha separadamente com uma esponja ou pano macio. Durante este processo, segure cada folha com uma mão e com a outra limpe suavemente.

No final da lavagem, no inverno, seque-as cuidadosamente. O excesso de umidade residual pode queimá-las ou estragá-las. No verão, a água ajuda a mantê-las frescas e saudáveis.

Folhas limpas para plantas mais saudáveis
A higiene adequada das suas plantas contribui para as manter saudáveis e vigorosas, além de aumentar a sua beleza.
A sujeira acumulada sobre a folhagem pode afetar o processo de fotossíntese ao reduzir a quantidade de luz recebida e pode obstruir os poros através dos quais o exemplar respira.
Passe uma esponja umedecida por um mistura de água e sabão neutro pelas folhas lisas e grandes, e limpe com o pincel seco as menores e aveludadas.

bird9

especie-ulmus

As pragas mais comuns:
- Pulgões – chamados também de piolho de planta, são verde-claro, amarronzados e pretos. Podem ser retirados com cotonetes embebidos em água ou álcool, quando descoberto no começo. Os sintomas apresentados são atrofia dos brotos novos, folhas que amarelam e enrugam e, presença de formigas que apreciam a substância açucarada que os pulgões excretam. Grandes infestações devem ser combatidas com:
. Calda de Fumo
. Macerado de alho
. Macerado de urtiga

- Cochonilhas –
Pequenos insetos de 2 a 5 mm de comprimento, de formato arredondado e cores variando do entre branco, marrom e esverdeado. Existem dois tipos: de carapaças ( escamas) e as farinhosas, que se apresentam revestidas por uma secreção serosa que lembra o algodão. Percebendo-se no início podemos combatê-la com cotonete embebido em álcool metílico. Os sintomas são folhas que nascem enroladas e com manchas amareladas, podendo apresentar-se meladas. Os botões florais caem antes de se abrirem e a planta mostra-se sem viço e com crescimento estacionado.
Grandes infestações usar:
. Calda de fumo com sabão
. Óleo mineral
. Malathion

- Ácaros – Assemelha-se a um carrapato ligeiramente peludo com 8 patas. Podem atacar os tecidos internos das plantas, caules, folhas e até raízes. No início podemos eliminá-los pulverizando água morna nas folhas e retirando os ácaros com com esponja ou cotonete embebido em álcool. A pulverização com calda de fumo ajuda. Casos extremos usar acaricidas à base de Enxofre, aplicados com muito cuidado. Sintomas são as folhas apresentarem partes esbranquiçadas, às vezes com os bordos enrolados. Em alguns casos nota-se a presença de finíssimas teias brancas nas folhas ou outras com aparência de ferrugem. Mais tarde, caules e folhas escurecem e tornam-se crespos e, se a planta chega a florescer, as flores são menores e defeituosas. Existem umas aranhas vermelhas também chamadas de ácaros que podem ser combatidas com borrifação de água constante ou aplicação de enxofre.
- Brocas – São insetos que perfuram troncos e hastes lenhosas para lá depositarem seus ovos. As larvas que nascem cavam galerias no interior do caule. Sintomas são reconhecidos por orifícios no tronco ou caule. Se a infestação estiver somente em um galho devemos arrancá-lo. Aplicar nos outros galhos uma pasta à base de Fosfato de Alumínio. Pode-se prevenir o ataque de brocas fazendo uma pasta de cinza de madeira misturada com água e com ela rebocar o tronco.

- Lesmas e Caracóis – Como precisam manter-se hidratados passam os dias escondidos sob pedras ou madeiras ou outros locais úmidos. À noite fazem o estrago. Sal de cozinha tem a propriedade de derreter lesmas. Retire os caracóis com as mãos.

- Formigas – Todos sabemos como controlá-las mas existem plantas que tem a propriedade de afastá-las como a hortelã. O gergelim não afasta mas quando as formigas levam o gergelim para dentro do formigueiro, as folhas em contato com a umidade do formigueiro liberam uma substância tóxica que envenena as formigas.

- Lagartas – É necessária a nossa observação e localizar seus ninhos no verso das folhas ou em folhas enroladas. Para grandes infestações pulverizações com inseticidas biológicos como o Dipel ou Agropel, provocam uma doença bacteriana mortal na lagarta. Uma maneira de afugentá-las é evitar que as borboletas ou mariposas cheguem perto plantando a sálvia, alecrim, hortelã e alho porró. Estas plantas afugentam as borboletas.

- Tatuzinhos e Trips – Para eliminá-los utiliza-se creolina aplicada em seus esconderijos: locais escuros e úmidos. Como a creolina leva apenas 5 minutos para matá-los, convém lavar o local um pouco depois pois o produto e prejudicial a micro fauna que mantém o solo saudável.

cach6