Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




ipe branco

Ipê que não floresce – Os ipês são plantas de cerrado e na região de origem sofrem longos tempos de estiagem. Nas ruas esta condição é bastante parecida, pois só recebem água em época de chuva. No jardim, o ideal é que sejam regadas apenas quando o solo estiver seco e que sejam adubadas frequentemente com um tipo de fertilizante rico em fósforo.

Para adubar árvores de jardim procure se basear na projeção da copa da árvore, para chegar o mais perto possível das raízes alimentadoras. Faça sulcos no solo, em volta de toda a árvore e, depois de aplicar o adubo, regue abundantemente para que a árvore absorva o produto.

O estêrco de coelho pode ser aproveitado para fazer adubação de plantas. Sendo muito concentrado, deve ser aplicado em menor quantidade (cerca de 10 litros por metro quadrado de canteiro) e sempre, é claro, bem curtido. O importante antes de aplicar qualquer tipo de estêrco é molhar bastante o solo.

Rega das violetas – O ideal é que as regas sejam feitas pelo processo de capilaridade. Este processo é o mais indicado porque evita que as folhas da planta sejam molhadas, favorecendo o surgimento de doenças. Mas é bom saber que as violetas também devem ser regadas, de vez em quando, por cima, com muito cuidado para a retirada dos sais, que ficam acumulados no solo e que prejudicam a planta.

Adubação de Antúrios – O melhor fertilizante para antúrios é a calda de estêrco de gado, pois ela apresenta uma boa dosagem de nitrogênio. Prepare a calda da seguinte maneira: deixe de molho, por uns 8 ou 10 dias, cerca de 1 kg de esterco de gado, bem curtido, em 10 litros de água. Na hora de utilizar, mexa bem e regue com essa calda os antúrios.

Plantas de caule logo e frágil precisam ser tutoradas para evitar que se quebrem com a ação do vento ou das chuvas. O cuidado maior deve ser dado à amarração da planta, para impedir o estrangulamento dos ramos. Por isso, o amarrilho mais indicado deve ter a forma de um “8″ deitado.

Evite usar açúcar, sal, aspirina ou outros produtos para conservar suas plantas em vaso. Algumas espécies podem até gostar dessa técnica caseira, mas o melhor mesmo é comprar conservantes apropriados para essa finalidade. Eles são vendidos em casas de produtos para jardinagem, e têm a garantia de que suas plantas ficarão vistosas por mais tempo.

Para conduzir a trepadeira com criatividade, bastam alguns acessórios, que podem ser encontrados em casa com facilidade. Veja a sugestão: aqui a planta se apoiou numa velha armação de guarda-chuva e um cano fino de PVC.

Na hora de regar suas plantas procure usar água na temperatura ambiente . Isso evita que a planta sofra choques térmicos.

Cortando os pistilos das flores elas permanecerão vistosas por mais tempo nos vasos com água.

Para borrifar as folhas da sua planta e evitar que as flores se molhem ficando com aspecto feio, utilize um macete bem simples: proteja-as com uma folha de papel. Evite borrifar água nas plantas quando o sol estiver muito forte. O ideal é fazer este trabalho sempre nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde.

Na hora de escolher um bom lugar para deixar as suas samambaias, preste atenção nas portas e janelas. Elas se desenvolvem melhor longe das correntes de ar.

Combater formigas não é muito fácil, até porque existem muitas espécies diferentes. De qualquer forma aqui vai uma dica: Plante seus próprios repelentes como a menta, lavanda, manjerona, absinto, cravo-da-índica e o alho. As formigas detestam o aroma dessas plantas. Ou impeça que subam nas árvores enrolando ao redor dos troncos das frutíferas uma faixa melada com algum tipo de graxa. como na figura:

Na hora de fazer o plantio ou reenvasamento de uma planta, caso o novo vaso seja de barro, lembre-se de deixá-lo de molho em água por 24 horas. Assim se evitará o ressecamento constante do solo.

barra2

azalea

Os cuidados constantes que recebem as árvores bonsai permitem viver mais anos do que os seus congêneres naturais. Há dois tipos diferentes de tratamento de bonsai com características muito diferentes: interior e exterior. Realmente, não existem tipos de bonsais de interior se não as condicionar a viverem no interior de uma casa. Os bonsais de interior são espécies que não suportam as geadas. A adaptação de um bonsai ao interior de um lugar dependerá das condições ambientais, tais como a luz, temperatura, umidade, etc.

A respeito da luz, podemos dizer que é o elemento mais importante para o crescimento do bonsai. Portanto, devemos sempre tentar situá-los perto de uma janela com luz clara. Para evitar que o nosso bonsai se desidrate, devemos manter uma umidade no ambiente de 50% no mínimo. Quanto maior seja a temperatura maior a necessidade de um clima úmido o bonsai terá.

É importante destacar que os bonsais de interior não suportam muito bem as correntes de ar. Os bonsais de exterior, como o seu próprio nome indica, necessitam das mesmas condições que as árvores que vivem na Natureza. Por norma geral, situam-se em zonas iluminadas, mas porque o Verão tem temperaturas elevadas, abrigam-se em zonas com sombra e abrigados do vento para evitar queimaduras nas suas folhas. Acerca da temperatura, é recomendável protegê-los das geladas. Para os bonsais entrarem em repouso Invernal, necessitam de uma temperatura que oscila entre os 0 e os 5ºC.

Os bonsais, ao viverem num espaço reduzido, necessitam de rega periódica. A norma é regá-los quando a superfície da terra está seca. É aconselhável que se reguem com água da chuva. Se isto não for possível, um truque é deixar a repousar água da torneira durante 5 ou 6 dias num recipiente para que assim se elimine o problema das manchas de cloro. Também é necessário algum cuidado na rega, os bonsais necessitam de pulverização pois elimina a sujidade e o pó que podem ter nas folhas.

borboletas_1