Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




anturio

Não há um critério rígido para a escolha das plantas, cada pessoa têm um gosto e preferências. Contudo, pode-se seguir uma orientação, visando um melhor aproveitamento.

Anuais e Perenes
As plantas ornamentais podem ser anuais e perenes. As anuais exigem replante anual, as que semeiam em determinadas épocas e uma vez terminada a floração devem ser arrancadas, pois não terão maior duração. Exigem sementeiras anuais em datas apropriadas, transplante, adubação e regas especiais.

As plantas perenes duram anos e anos, florescendo, algumas vezes durante todo o ano. Requerem cuidados como podas, limpeza e adubação.

Flores e Folhagem
As chamadas plantas de flores são aquelas que se cultivam pela beleza de suas flores. As plantas de folhagem, que também podem dar flores, cultivam-se pela beleza das folhas, quer devido às formas, quer ao colorido.

Pleno sol
Acalifa, Altéia, Alamandra, Azulzinha, Amarelinha, Bambú de Jardim, Bambuza, Bico de Papagaio, Bouganville, Brinco de Princesa, Buxinho, Camarão, Camélia, Cavalinha, Cheflera, Cinerária, Costela de Adão, Cravo, Cravina, Cravo Francês, Crista de Galo, Cróton, Dália, Dracena, Fênix, Fetusca, Flor Ave do Paraíso, Gerbera, Gerânio, Grama Amendoim, Hibisco, Ipoméia, Junco de Jardim, Jasmim, Lanterna Chinesa, Ligustro, Lóbelia, Manacá, Mussaenda, Murta, Maria sem Vergonha, Onze Horas, Oleastro, Palmeira Ráfia, Palmeira Petrópolis, Papiro, Petúnia, Pingo de Ouro, Pinheiro Dourado, Pitósporo, Rabo de Gato, Rabo de Raposa, Russélia, Roseiras.

Meia-Sombra
Antúrio, Asplênio, Aspargo, Avenca, Banana Imbê, Begônia, Beijo de Frade, Bromélia, Chifre de Veado, Columéia, Crisântemo, Dinheiro em Penca, Espiga Dourada, Filodendro, Gloxínia, Hortência, Iris, Licuala, Lírio, Maranta, Orquídea, Peixinho, Peperômia, Prímula, Punhal Malaio, Renda Portuguesa, Ripsális, Spatifilio, Samambaias.

Meia Sombra ou Pleno Sol
Amor Perfeito, Árvore da Felicidade, Azaléia, Carijó, Cica, Copo de Leite, Comigo Ninguém Pode, Estrela Azul, Espirradeira, Ficus, Gravatá, Gravatinha, Helicônia, Ixôra, Jibóia, Léia, Maravilha, Palmeira Areca, Ruélia, Kalanchoe.

Lista de Plantas
Muitas pessoas não sabem que tipo de planta é própria para o plantio a pleno sol, isto é, plantas que podem receber diretamente os raios do sol.Também sentem dúvidas sobre quais as plantas que devem ficar a meia-sombra, ou seja, receber luminosidade indireta. Existem ainda as plantas que tanto podem ficar a meia-sombra como a pleno sol. Para ajudá-los na escolha da planta mais indicada para seu jardim, nós preparamos três listas com o nome das plantas indicadas para cultivo.

O Amor Perfeito além de ser muito bonito, pode ser cultivado tanto a ar livre, sob sol forte, como a meia-sombra. De uma forma ou de outra, ele sempre ficará bonito.

livroborbo

Zínias

Ferramentas necessárias
Na construção do jardim são necessários alguns acessórios, ferramentas, alguns do quais podem ser improvisados.
Indispensável: uma pá, uma enxada para jardim, uma colher de jardineiro, dois regadores (pequeno ralo fino, grande ralo grosso) uma tesoura para cercas vivas, um canivete, pulverizador, uma mangueira.

Preparando o Solo
O solo do jardim pode ser melhorado por você. Em terrenos muito duros ou compactos serão melhorados pela adição de um pouco de areia ou de cinza de madeira.
Nos terrenos arenosos (beira-mar) será necessário juntar um pouco de terra argilosa (barro).
Quanto a fertilidade será dada pelos adubos, que podem ser adicionados em maior ou menor quantidade.

Plantando
Preparado o solo convenientemente, tem o lugar o plantio.
Comece de preferência pelas plantas arbóreas e arbustivas, terminando pelas herbáceas e pelo gramado, o que deve ser feito em último lugar, a fim de se evitar pisoteio.
Para fazer o gramado é preciso que a terra esteja suficientemente adubada, de preferência com adubo animal bem curtido.

A razão dessa sequência está no fato de, para as plantas de porte maior serem necessárias covas maiores, que ao serem feitas poderiam prejudicas as plantas herbáceas e o gramado.
Além disso, para o perfeito palntio das árvores e arbustos, quanto mais livre estiver a área mais perfeito será o trabalho. Vale lembrar que após o plantio de arbustos, devem ser protegidos pour uma estca a fim de não penderem ou mesmo caírem.

A piquetagem (*) prévia do terreno, mancando-se os lugares das plantas, é de gtande utilidade.

Após o plantio, mesmo que o solo esteja úmido, é preciso molhar as plantas novamente para que as raízes fixem-se melhor à terra.

Manutenção do Jardim
Na conservação do jardim diversas são as operações necessárias ao bom aspecto do conjunto.

As regas  devem ser abundantes e feitas de preferência à tarde. Feitas por meio de regadores, maiores ou menores, ou por meio de mangueiras, empregando-se água fresca e limpa, são a vida do jardim.

Fazer capinas  para limpeza dos canteiros, extirpando as ervas daninhas que sempre aparecem, são operações que não exigem explicações.

Podar os gramados, roseiras, arbustos e árvores ornamentais são outras operações que não devem ser descuidadas.

Colocar estacas para manter o porte elegante das plantas, mesmo das herbáceas, a colocação de estacas é de toda conveniência, podem ser por meio de estacas de bambu ou de outro qualquer material. Convém, entretanto, acentuar que as estacas devem ser dissimuladas, de modo que as plantas apresentem a aparência mais natural possível.

Outro cuidado que se deve ter na conservação do jardim é o da supressão das folhas velhas, necessário ao bom aspecto do pequeno jardim.

(*) Piquetagem é a operação que materializa no terreno o posicionamento de uma determinada linha, em função dos pontos que a definem.

flor100

aceroleira
Nome Populare:
cereja-das-antilhas
Família: Família Malpighiaceae
Origem: Originário da América Central.

É uma árvore pequena de até 3,0 m de altura tem a forma arredondada e muito ramificada. De folhas verdes ovais, suas flores rosadas de 1 a 2 cm de diâmetro, são reunidas em grupos de 3 a 5 flores.

As flores surgem em geral depois de um período de crescimento da planta. São autofecundáveis mas também ocorre a polinização cruzada, isto é, com pólen de outra flor sendo as abelhas responsáveis pela polinização.

O fruto, a acerola,  é uma baga vermelha de até 2,5 cm com 2 a 3 sementes duras, de polpa acidulada. E com dos frutos com maior teor de Vitamina C.

Cultivo
A aceroleira necessita de local ensolarado e clima tropical mas em regiões de clima mais ameno também pode ser cultivada.
O regime de chuvas precisa ser entre 1200 a 1600 mm anuais, bem distribuídas.
Caso a irrigação com a água da chuva não seja suficiente, a aspersão com mangueiras ou gotejamento poderá suprir sua falta nos períodos de seca.

Como plantar e adubar
Adquira muda de tamanho padrão, em torno de 1,0 m de altura e plante com tutor, amarrando com cordão de algodão para não danificar a casca.

A pós notar que a muda está se desenvolvendo,cortar os pequenos ramos até 70 cm a partir do solo para fazer uma boa copa.

Na cova de plantio não esquecer a areia no fundo, o adubo animal, farinha de ossos e o adubo químico granulado como foi ensinado no texto de plantio de frutíferas.

As pragas mais comuns da cultura são pulgões, cochonilhas e nematóides.

Para os dois primeiros, usar óleo de nim ou aqueles chás de plantas tóxicas, como os de folhas de alamanda.
Para nematóides é um pouco mais difícil, as mudas devem ser certificadas de produção em solos não infestados por esta praga.

Frajola

renda portuguesa

No Rio de Janeiro, assim como ma maioria dos estados do Brasil as temperaturas tem sido muito altas. Marcando 40ºC com a sensação térmica de 45ºC. E como as plantas podem sobreviver a todo este calor?

Que atitudes podemos tomar, para que as plantas sobrevivam?
Abaixo algumas sugestões para minimizar os problemas decorrentes deste calor:
- Não se pode correr o risco de uma desidratação, em se tratando de qualquer ser vivo. Portanto regue com maior frequência suas plantas. Pode-se aumentar de 30% a 50% a periodicidade sem causar nenhum prejuízo. O ideal é regá-las pela manhã ou no fim do dia, porém, se não for possível, regue-as a qualquer hora, é melhor molhar que deixar secar.
Sempre que possível, borrife água nas folhas das plantas de ambientes internos, para aumentar a umidade relativa do ar.

- Se você for se ausentar, e não houver a possibilidade de alguém ficar para molhá-las, acrescente ao solo, vermiculita (à venda em lojas de produtos de jardinagem), serragem, fibra de coco ou até mesmo um gel para retenção de água, para que o substrato fique úmido por mais tempo.

- Permita que os ambientes fiquem bem ventilados, deixando portas e janelas abertas sempre que possível (de preferência ventilações cruzadas).
Plantas murchas, com as folhas enrolando, são plantas com sede.
Seguindo as recomendações acima suas plantas suportarão bem o calor.

beijaflor9