Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Planta do semáforo (Desmodium gyrans.)

desmodium gyrans

A planta é conhecida como “mato dançante” ou “planta do semáforo”, devido ao movimento que as suas folhas fazem, que se assemelham a um semáforo. A planta tem um crescimento fácil, e dança alegremente mesmo na janela de uma casa.

Mimosa púdica

mimosa-pudica
Nome científico: Mimosa Pudica
Nome comum: Dormideira
Família: Fabaceae
Origem: Estas espécies podem ser encontradas em vários lugares no mundo.

É um arbusto pequeno que cresce facilmente em qualquer tipo de solo.
Quando tocada sua folhas se fecham imediatamente fazendo um movimento muito interessante. As folhas se fecham também quando há muito sol, quando anoitece e quando há muito vento.
Quando o toque é muito forte até a haste que suporta as folhas cai, se erguendo novamente depois de um tempo. A planta é de fácil cultivo, pode ser planta do direto na terra, jardim ou vaso.
A planta dá lindas flores e sementes durante boa parte do ano. Esta planta é muito admirada principalmente por crianças e é indicada para elas por ser uma planta bem forte. É uma ótima planta para quem não tem experiência.
É conhecida em muitos lugares do Brasil como dorme-dorme ou dormideira.

Luz: A Mimosa pode ser mantida no sol direto ou sol indireto se da bem na maioria dos ambientes, mas não gosta de sol muito forte.
Rega: A planta gosta de água e por isso deve-se deixar sempre o substrato úmido.

Euphorbia obese

Euphorbia obese

Esta planta “gorducha” é originária da região do sul da África e é protegida por legislações nacionais e internacionais. Ela corre risco de extinção em seu habitat natural, mas cresce com facilidade em cultivos comerciais.

Selaginella lepidophylla, a planta da ressurreição

Selaginella lepidophylla

Também conhecida como a rosa de Jericó, esta espécie do deserto tem uma habilidade incrível de sobreviver a secas. Na falta de chuva ou umidade, a planta se enrola em uma bola e se desenrola apenas quando é exposta à umidade.

gats

A Celósia

Celosia

A Celósia é uma planta que possui uma brilhante pluma.A de cor vermelho tinto é uma das mais populares,mas também possui cor amarela, laranja, carmim e rosa.

celosia_cristata_cockscomb
A Celosia fica maravilhosa em buquês, tanto sendo usadas secas ou fresquinhas.

Propagação:
Esta planta é produzida a partir de sementes bastante finas,as quais podem ser semeadas diretamente em seu jardim ou em ambiente fechados para depois transplantá-las. As sementes necessitam permanecer em locais úmidos, porém quentes e com solo fértil para poderem germinar.
Cubra as sementes com uma fina camada de terra e não esqueça de manter o solo úmido.

Para melhor desenvolvimento da Celósia
- Coloque-a sempre a pleno sol. Elas precisam de um solo rico em composto para produzir plumas grandes e brilhantes.

- Apesar de gostar de solo úmido, você não deve nunca encharcá-lo.

- Regá-la regularmente nos períodos secos. O solo deve escorrer bem a água.

- Adicione algum fertilizante uma vez por mês.

- As Celósias são pouco resistentes a insetos e doenças. Os pulgões são os que mais atacam suas folhas e caule.

flowers39


pitaya

A pitaya uma fruta exótica, silvestre e de colorido intenso, é uma obra de arte da natureza, no México é empregada para preparar sorvetes, iogurtes, doces, geléias, sucos, refrigerantes, consumida fresca.

hylocereus_undatus

A planta é perene, porque sobrevive por muitos anos, trepadeira e fixa-se nos suportes que podem ser tronco de árvores, pedras ou nos suportes colocados em produção comercial. A fixação da planta nos suportes é feita através de raízes produzidas em qualquer região de seus ramos. Os ramos são triangulares, suculentos como a maioria das cactáceas e contêm espinhos pequenos de 2 a 4 milímetros de comprimento.

É uma planta rústica “xerofítica” da família das cactáceas, originaria do México tropical, Colômbia e as Antilhas, os espanhóis deram o nome que significa fruta escamosa, nos mercados internacionais, atualmente se comercializam a pitaya amarela e a vermelha.

Ela cresce nos muros e nas arvores que lhe servem de apoio. Além da sua fantástica beleza e sabor exótico, se atribuem propriedades afrodisíacas e curativas, em especial a gastrite.
Nome científico:
- Cereus undatus (sinonímia: Hylocereus guatemalensis, H.undatus) – pitaya amarela e polpa branca – encontrada no Caribe e Ìndias Ocidentais.
- Hylocereus costaricensis – pitaya vermelha de polpa vermelha – encontrada na Nicarágua, Costa Rica e Panamá.
- Selenicereus megalanthus – pitaya amarela – encontrada na Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.
- Selenicereus setaceus – pitaya pequena ou saborosa – encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai.

Família: Cactáceas

Nome comum: pitaia, “night blooming” (nos EUA), “pitajaja” (em Cuba), “flor de cáliz” (na Colômbia), “tasojo” (no México), “dragon fruit” (conhecido mundialmente)

Origem: Nativas da América

Descrição e característica da planta: a planta é perene, porque sobrevive por muitos anos, trepadeira. As flores são grandes, brancas, tubulares, (hermafroditas). Os frutos são globosos ou alongados, com 10 a 12 centímetros de comprimento, e, quando maduros, a casca pode apresentar cores roxas, amarelas ou rosadas. A polpa tem sabor suave e muito agradável. A sua cor é branca ou rosada.

Utilidade: a polpa do fruto pode ser consumida ao natural e no preparo de refresco, sorvetes, saladas, aperitivos, iogurte, geléias e doces.

wheelbarrow