Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Allamanda_cathartica_var_hendersonii (2)
A alamanda é uma planta trepadeira de originária da América do Sul sendo mais popular aqui no Brasil. Ela faz parte da família Apocynaceae, e popularmente,  cultivada em diferentes regiões também receberá diferentes denominações. Algumas dessas denominações populares podem ser: Carolina e Dedal-de-dama.

Vamos então conhecer um pouco mais sobre essa planta e como deve ser cultivada de forma certa para tê-la sempre bela nos jardins.

Por ser uma planta típica do nosso continente e principalmente do nosso território nacional, a alamanda deve ser preferencialmente cultivada sob o sol pleno e em climas equatoriais, subtropicais e tropicais para que a planta desenvolva corretamente e chegue à sua fase adulta perfeitamente sadia. Sendo cultivada sob as condições ideais de solo, umidade e iluminação, ela pode chegar de  3 a 6 m de altura e por ser perene, vai florescer o ano inteiro.

allamanda_cherry1554
A alamanda possui flores em um amarelo bem vivo e roxas, são sempre muito vistosas. Suas folhas são verdes e brilhantes que também são utilizadas no paisagismo.

É uma planta com ramagem um pouco vigorosa por isso deve-se evitar usá-la em locais frágeis como treliças e cercas mais delicadas. Dê preferência por usá-la em caramanchões, pérgolas e outras estruturas do tipo.

Se quiser plantá-la em um vaso, use treliças aonde elas irão se enrolar ao crescer e ficarão tão bonitas quanto em um jardim. Você também pode misturar a várias cores de alamanda.

A multiplicação da alamanda é feita por sementes e/ou estaquias. No início do seu cultivo, ela deve ser tutorada para crescer certinha. Ela tem características tóxicas e devido a isso, deve ser evitado o contato com crianças pequenas e animais que possam acabar ingerindo suas ramagens.

Allamanda_cathartica_var_hendersonii
Como Cultivar
A alamanda consegue se desenvolver muito bem em todo o território brasileiro, mas ela vai sempre preferir os locais onde o clima é mais quente. Para cultivar essa planta, você precisará então de um lugar bem ensolarado e consequentemente, bem drenado.

A cova deve ser de um tamanho e profundidade de uma mão fechada, após cavar, deve-se colocar húmus de minhoca, uma parte de adubo orgânico composto de adubo animal e folhas decompostas e por último, adubo granulado do tipo NPK de fórmula composta de 10-10-10. Preparando a cova dessa maneira, o crescimento inicial da alamanda será bem vigoroso e dará estabilidade à planta.

No início é preciso fazer um trabalho de condução para que a alamanda cresça bem. Deixando a sua planta amarrada, de preferência com cordões de algodão fará com que ela não se espalhe e cresça exatamente cercando o ambiente que desejar. Isso pode ser feito também com tutores, treliças ou através de entrelaçamento feito com fios de aços que devem estar presos à paredes ou aos muros.

Depois de germinada, a alamanda vai crescer bem sem exigir muitos cuidados especiais. O essencial é que seja realizada realize a adubação anual, que deve ser feita no inverno para seja absorvida da melhor forma.

A adubação deve ser composta de material orgânico e adubo granulado porque eles induzem a floração no decorrer do ano.

O adubo granulado deve ser do tipo NPK de fórmula composta de 4-14-8. As regas devem ser regulares e devem variar de acordo com a região. Se a alamanda estiver sendo cultivada em locais mais frios, s regas só deverão ser feitas quando não houver chuvas, principalmente durante o inverno, que a umidade está maior. Em regiões mais quentes, é importante regar todos os dias e só suspender também em casos de chuvas.

ALLAMANDA CATHARTICA CHERRY RIPE
Pesticida natural
Devido os seus princípios tóxicos e venenosos, a alamanda tornou-se uma das plantas muito utilizadas na fabricação de pesticidas. O pesticida feito a partir da alamanda é muito eficiente para combater pragas que aparecem em plantas como pulgões e cochonilhas. Esse pesticida poderá ser comprado em lojas de produtos para plantas ou então pode ser feito em casa.

Como fazer o pesticida natural
1 – Faça um chá a partir das folhas picadas da alamanda com água. Á água deve ser fervida em fogo alto e quando levantar fervura, acrescentar um punhado de folhas de alamanda bem picadas e deixar ferver por aproximadamente 10 minutos.

2 – Depois de deixar esfriar o chá, coloque todo o líquido em um aspersor com borrifador e levemente borrife todas as plantas atacadas individualmente. É muito importante que seja borrifado apenas as plantas doentes e trate cada uma individualmente e com cuidado para que o pesticida natural acabe com a praga.

Obs.:
* Não use como aspersor, nenhum recipiente que posteriormente tenha sido usado para guardado alimentos ou bebidas e sempre utilizar luvas ao manejar as folhas da alamanda e o seu pesticida depois  de pronto.

* Corte as folha que vai usar para fazer o pesticida e deixar por pelo menos um dia sem sol antes de preparar o chá.

* O pesticida deve ser aplicado sempre logo após a sua preparação e também, evite aplicar na sua planta doente, em períodos de chuvas porque o líquido deve permanecer nas folhas da sua planta doente, o tempo suficiente para matar a praga existente.

* Em alguns casos será necessária mais de uma aplicação do pesticida feito a partir da alamanda para que a planta doente fique totalmente curada. A aplicação deve ser feita com intervalos de alguns dias, o suficiente para que se note se o pesticida sanou esse problema.

Caso ainda existe pelo menos um vestígio pequeno da praga, deve-se refazer o chá de pesticida e aplicar novamente na planta.  Esse processo deve ser repetido até a planta estar totalmente livre de pragas.

floresaovento

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post