Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jasmim do Cabo

Os jasmins pertencem à família Oleaceae; a planta da família Loganiaceae é frequentemente confundida com o jasmim, por isso ficou conhecida como o jasmim falso. Esta flor, ao contrário do verdadeiro jasmim, é tóxica para animais de estimação e não deve ser cultivada em ambientes domésticos.

Como existem muitas variações, é difícil afirmar com certeza sobre as características botânicas do jasmim. A maioria das espécies possuem flores com cinco ou seis pétalas, sendo diferente das outras plantas da mesma família, que possuem quatro pétalas, normalmente.

A floração da maioria dos tipos de jasmim ocorre na primavera ou no verão, cerca de meio ano após o plantio (se for feito com dedicação). O cheiro dos botões de jasmim é que fazem esta planta ser tão amada.

As flores são famosas pelo odor, mas são os botões que realmente possuem um aroma intenso e característico, que normalmente começa a ser liberado durante a noite.

Suas flores brancas ornamentam ambientes produzindo um efeito diferente de qualquer outro. O jasmim não é uma espécie única, mas na verdade de mais de 200 espécies que variam entre si em algumas características, inclusive no plantio. Algumas das espécies mais comuns são o Jasmim polyanthum, o Trachelospermum jasminoides e o Jasminum officinalis.

Alguns Tipos de Jasmim para Conhecer

Jasminum officinalis

Jasminum officinalis
Esta flor costuma florescer na primavera e é conhecida como Jasmim-comum. É cultivada no mundo todo e costuma ser muito usada na aromaterapia – é produzido o óleo essencial a partir de partes da planta e este funciona como calmante e relaxante, tratando diversos problemas relacionados à saúde.

Jasminum polyanthum

Jasminum polyanthum
Este é o jasmim-rosa. Também costuma florescer na primavera. É mais conhecido por ser usado em ornamentação de jardins e como decoração de casamentos. Os botões são cor-de-rosa e as flores ficam brancas ao abrir. Os botões possuem um cheiro inconfundível, intenso e muito agradável.

Trachelospermum jasminoides
Trachelospermum jasminoides
Também muito famoso, o jasmim-estrelado, com folhas verdes escuras e brilhantes no verão, ficando avermelhadas em invernos rigorosos. A floração ocorre nos meses do meio do ano com um perfume doce que invade o ambiente.

Jasminun azoricum1

Jasminun azoricum
Este jasmim é uma trepadeira muito usada em jardins ornamentais. Nativo das Ilhas Canárias, planta perene com crescimento moderado e com folhagem densa. As flores brancas são o conjunto perfeito com a folhagem, ornamentando cercas vivas e estruturas de enfeites de jardins.

Dicas de Cultivo
Apesar de serem flores delicadas, são plantas pouco exigentes com relação ao plantio, em relação à localização e ao solo que necessita para crescer. Elas conseguem sobreviver e se desenvolver em solos pobres em nutrientes e com falta de água, que seja por pouco tempo. Entretanto é uma planta que gosta de sol, para florescer.

Escolha um local de solo fértil e o seu Jasmim vai crescer mais rápido e vigoroso e com mais florações. Um solo profundo com nível alto de fósforo e rico em matéria orgânica também é necessário para que a planta floresça e cresça com vigor.

Assim como muitas plantas, há variações no cultivo de espécie para espécie. Alguns tipos de jasmim vão crescer e florescer mais com alta incidência solar. Outras irão preferir uma menor incidência. Na dúvida consulte um especialista e escolha a melhor para o seu jardim ou para a sua casa (algumas se adaptam bem em locais fechados, dependendo da ventilação e iluminação).

Na hora do plantio, que pode ser feito com sucesso a partir de mudas ou estacas, abra uma cova bem generosa e lembre-se de investir em fertilizante orgânico.

Depois de começar o crescimento da planta, você pode investir em uma adubação orgânica a cada ano ou quando sentir necessidade – perceba se o crescimento está estagnado, se as florações não estão acontecendo, se a cor da folha muda, etc. O período ideal para a adubação é no início do verão ou da época de chuvas.

folhas_1