Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




algodoeiro-da-prais

O Talipariti tiliaceum, mais conhecido como algodoeiro-da-praia, é uma árvore que  pode ser cultivada em todos os climas e regiões, porém, recebe este nome por seu plantio ser mais comum em regiões litorâneas.

Suas folhas apresentam características simples e suas flores são grandes, com pétalas amarelas e uma mancha em tons de vermelho escuro na base.

Pela facilidade em se desenvolver, o algodoeiro-da-praia é considerado até mesmo uma erva daninha em alguns locais, prejudicando outras plantas que estejam em seus arredores por conta de sua demanda de nutrientes do solo.

Nativa da Índia e naturalizada no Brasil, esta espécie é utilizada na ornamentação e na arborização em diversas localidades do país.

O algodoeiro-da-praia é conhecido também pelos nomes de aguaxima-do-mangue, algodoeiro-da-índia, algodoeiro, baru, embira, embira-do-mangue, guaxima-do-mangue, ibaxama, manhoco, quiabo-do-mangue e uacima-da-praia – estas nomenclaturas variam conforme a região do Brasil.

Para plantá-lo, abra buracos de 30 cm, tanto de profundidade, quanto de largura. Nestes buracos, adicione em torno de 2kg de composto orgânico, esterco ou húmus para misturar ao solo.

Para cultivar o algodoeiro, se o local escolhido é degradado e conta com luz direta o dia todo, tenha atenção com a umidade do solo, para evitar ressecamento. Se o local for úmido e sombreado, remova as estopas da raiz e atente para que o solo não fique encharcado.

flores do algodoeiro

As flores desta árvore florescem o ano todo, especialmente em maio e setembro, o que torna esta espécie ainda mais atrativa para quem pretende dar um up no jardim, já que suas flores irão colorir ainda mais seu espaço.

É originário das ilhas do Pacífico, já está disseminado mundialmente nos trópicos e subtrópicos. No Brasil é cultivado pela ornamentabilidade.

algodoeiro-da-praia variegado

A forma variegata é muito rara e muito bela, tanto as folhas como as flores possuem 3 tons distintos de cores, folhas brancas, verdes e vermelhas, flores amarelas, vermelhas e laranjas, tornam a forma variegata desta planta uma das mais exóticas do mundo.

Pode florir várias vezes ao ano, crescimento rápido e muito vigorosa, pode sofrer com geadas.

borboletas