Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




chuva-de-prata

Chuva-de-prata ou folha-de-prata é uma espécie arbustiva que apresenta ramagem ramificada, com folhagem e florescimento muito ornamentais. Suas folhas, com aspecto de feltro, apresentam pubescência levemente prateada, daí o nome.

A espécie conhecida popularmente por chuva de prata, tem folhas em um tom prateado nas pontas e flores coloridas, principalmente rosa.

Conhecida por chuva de prata, a planta originária da América do Norte, especialmente nos Estados Unidos e México, caracteriza-se por folhas ovais e brilhantes, com uma tonalidade prateada na parte inferior, que fica mais evidente quando balançadas pelo vento.

Ao lado do efeito das folhas, as flores acrescentam beleza e se desenvolvem após as chuvas de verão em cores vibrantes, principalmente rosa, mas também podem ser encontradas em outras tonalidades, como roxa, branca e azul.

De fácil manutenção, a chuva de prata é resistente a climas tropicais e subtropicais, de jardins desérticos a quintais de clima litorâneo

Leucophyllum_frutescens

A planta arbustiva, encontrada também no Brasil, principalmente na região da Mata Atlântica, é muito usada na jardinagem para a prática da topiaria-arte de podar plantas ornamentais em formas artísticas.

É frequentemente usada em projetos de paisagismo como uma árvore ornamental devido à sua folhagem exuberante e características estéticas únicas. É ideal para jardins tropicais, parques e até mesmo como destaque em quintais residenciais, devido ao seu porte e a sua beleza.

Destaca-se o uso em jardins, que apresentem características desérticas , neste caso, acompanhada por espécies como o cacto,  além de ter presença garantida em jardins mais úmidos, como casas do litoral.

chuva-de-prata

Como cuidar da chuva de prata
Rústica e de baixíssima manutenção, a planta não necessita de muito investimento em seus cuidados.  Confira abaixo as dicas. * Solo: se desenvolve em solos pobres e não necessita de adubação,. Não deve ser plantada em áreas encharcadas, pois as raízes vão apodrecer rápido.

* Onde plantar: a chuva de prata pode ser plantada diretamente no solo, em jardineiras, floreiras, jardins ou vasos. Deve ser plantada em locais com espaço adequado para o seu crescimento, já que pode atingir uma altura considerável.

* Adubação: não necessita de adubação, entretanto, recomenda-se a aplicação anual de calcário para neutralizar o pH do sol.

* Regas: no caso da planta jovem, recomenda-se que seja realizada a rega duas vezes por semana. Para as plantas estabelecidas ou adultas, deve ser feita uma vez por semana.

Leucophyllum_frutescens

* Luminosidade/clima: a planta é resistente a climas tropicais e subtropicais. Prefere locais com bastante luz solar direta, mas também tolera sombra parcial.

* Podas: a planta apresenta crescimento lento, sendo pouco exigente em relação à poda. “O ideal é que seja realizada para manter o formato arbustivo da espécie. Para isso podas de formação, removendo galhos mortos ou doentes, sem, no entanto, realizar cortes drásticos, pois isso pode prejudicar a  saúde da planta.

porta m 1