Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




formigas

Por mais que sejam vistas como uma “praga” pelo ser humano, as formigas são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema, reciclando a matéria orgânica, servindo de alimento para outros organismos, aerificação do solo e a dispersão de sementes.

No Brasil, a presença das formigas-cortadeiras, dos gêneros saúvas e quenquéns, faz parte do ambiente natural. Nesses casos, apenas o excesso dos insetos, ou quando prejudicam o desenvolvimento das plantas e invadem residências, indicam um problema.

Algumas folhas cortadas não atrapalharão o desenvolvimento das plantas. Às vezes, esse ataque de formigas é muito intenso, chegando a ferir muitas vezes a mesma planta, podendo levá-la à morte.

-formigas
Isso indica que houve um desequilíbrio ambiental, ou seja, a população de formigas está muito elevada, isso acontece quando os insetos estão em locais onde não tem mais vegetação nativa nem predadores naturais.

Para evitar que as formigas se tornem um problema é indicado evitar deixar alimentos expostos; restos orgânicos próximos às plantas, manter a higiene do ambiente; e realizar controle preventivo de pragas.

As formigas são atraídas por diversos fatores, como a presença de restos de comida, néctar de flores, secreções produzidas por pulgões ou cochonilhas, e abrigos adequados para construir seus ninhos. Nesses caos, podas regulares podem evitar o problema. Outra opção é plantar sementes que afastam a presença dos insetos.

Algumas plantas têm um odor que desnorteia o seu senso de direção, como gergelim. Então, plantar algumas espécies desse tipo, ao redor de plantas muito procuradas por formigas, diminui a incidência do inseto.

formiga-no-jardim

Nesses casos, é sugerido: capim-limão, alecrim, hortelã, manjericão, lavanda, citronela, canela, cravo-de-defunto, calêndula, tomilho, boldo e salsa.

A eficiência depende da proximidade, da densidade dessas plantas e da quantidade de formigas no ambiente

O controle também pode ser feito por uma barreira física, como uma proteção na base do caule ou do tronco, a fim de evitar que a formiga suba na planta para cortar a folha.

Isso pode ser feito com um anel de borracha de silicone ou de garrafa pet, como se fosse um pequeno chapéu ao redor do caule, impedindo a passagem do inseto.

ruachuvosa