Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




orelha de sherek

As suculentas têm conquistado corações e jardins ao redor do mundo, e entre essas maravilhas botânicas destaca-se a Crassula ovata Gollum, popularmente conhecida como “Orelha de Shrek”. Esta suculenta única e fascinante é reconhecida por suas folhas verdes e carnudas, que se assemelham de maneira notável às orelhas do famoso personagem verde da animação.

Características
A Crassula ovata Gollum apresenta folhas tubulares que lembram o formato das orelhas do icônico Shrek, daí o nome carinhoso. Essa peculiaridade não apenas adiciona um toque de fantasia ao jardim, mas também a torna uma escolha intrigante para colecionadores e entusiastas de plantas suculentas.

Cuidados especiais
Embora robusta, a Orelha de Shrek exige alguns cuidados específicos. Ela prospera em sol pleno e solo bem drenado, e como muitas suculentas, prefere ser regada de maneira moderada. Essa planta única é uma adição encantadora a arranjos e vasos, garantindo um toque de originalidade a qualquer ambiente.

orelha-de-shrek

Como cuidar da suculenta Orelha de Sherek
Exigências luminosas:
A Orelha de Shrek prospera em locais com exposição solar plena. Certifique-se de fornecer pelo menos seis horas de luz solar direta por dia. Em ambientes internos, posicione-a próxima a janelas que recebam luz intensa.

Sinais de luz inadequada: Se as folhas começarem a esticar-se ou a perder sua forma característica, pode ser um sinal de luz insuficiente. Por outro lado, folhas que apresentam descoloração podem indicar exposição excessiva ao sol.

Tipo de solo ideal: Garanta que o solo seja bem drenado e levemente arenoso. A Orelha de Shrek prefere um substrato que permite a secagem adequada entre as regas, evitando o acúmulo de umidade.

Vasos e recipientes: Ao plantar em vasos, escolha recipientes com furos de drenagem para evitar o encharcamento das raízes. Utilize uma mistura específica para suculentas ou cactos.

Rega moderada: Embora seja uma suculenta, a Crassula ovata Gollum não tolera solo constantemente úmido. Regue de forma moderada, permitindo que o solo seque completamente entre as regas.

Sinais de excesso de água: Manchas nas folhas ou apodrecimento da base podem indicar excesso de umidade. Ajuste a frequência de rega para manter um equilíbrio saudável.

Clima ameno: Esta suculenta prefere climas amenos. Evite exposição a temperaturas extremas e proteja-a de geadas. Em ambientes internos, mantenha-a longe de correntes de ar frio.

Umidade moderada: A Orelha de Shrek não exige alta umidade. No entanto, em regiões muito secas, pode beneficiar-se de um ambiente um pouco mais úmido.

Fertilização moderada: Adube durante a primavera e o verão com um fertilizante balanceado para suculentas. Evite fertilizar durante o período de dormência no inverno.

Dose recomendada: Siga as instruções do fertilizante escolhido e evite o excesso, pois as suculentas geralmente não requerem altas doses de nutrientes.

Ao seguir essas diretrizes de cuidado, você estará proporcionando um ambiente propício para o florescimento saudável da suculenta Orelha de Shrek, garantindo que ela mantenha sua forma única e encantadora.

Orelha de Shrek

Como fazer mudas da suculenta Orelha de Sherek
Seleção do material
Para propagar a Suculenta Orelha de Shrek, escolha uma planta saudável e madura. Opte por cortar hastes que tenham pelo menos 5 a 10 cm de comprimento, garantindo que haja algumas folhas presentes.

Procedimento:
*
Corte com cuidado: Utilize uma tesoura afiada ou uma lâmina para cortar a haste escolhida. Certifique-se de fazer o corte em um ângulo para aumentar a área de superfície para o enraizamento.
* Secagem e cicatrização: Permita que a extremidade cortada da muda seque e cicatrize por um ou dois dias. Isso ajuda a evitar problemas de apodrecimento durante o processo de enraizamento.
* Solo adequado: Plante a muda em um solo bem drenado, preferencialmente uma mistura específica para suculentas. Insira a haste na terra, garantindo que pelo menos um nó (onde as folhas estão conectadas à haste) esteja enterrado.
* Rega moderada: Mantenha o solo ligeiramente úmido durante o período de enraizamento. Evite regar em excesso para prevenir o apodrecimento.
* Ambiente propício: Coloque a muda em um local com luz indireta até que as raízes se desenvolvam. Após o enraizamento, você pode transferi-la para o local desejado.

Como plantar a suculenta Orelha de Shrek
Escolha do vaso ou local: Ao plantar a Suculenta Orelha de Shrek, certifique-se de escolher um vaso com furos de drenagem ou um local no jardim com solo bem drenado.

Preparo do solo:
Utilize uma mistura para suculentas ou cactos, ou prepare o solo misturando areia ou perlita para melhorar a drenagem.
* Plantio: Faça um buraco no solo e coloque a planta, pressionando suavemente ao redor da base para fixá-la.

* Rega inicial: Após o plantio, regue moderadamente para assentar o solo ao redor das raízes. Evite regar em excesso nos primeiros dias para permitir que a planta se adapte ao novo ambiente.

* Exposição solar: Coloque a Suculenta Orelha de Shrek em um local com exposição solar plena, garantindo que receba luz direta suficiente para promover um crescimento saudável.

Pragas e doenças mais comuns
Ao cultivar a suculenta Orelha de Shrek, é importante estar atento a possíveis pragas e doenças que podem afetar a saúde da planta. Aqui está uma lista das mais comuns:
* Ácaros:
Sintomas: Teias finas nas folhas, amarelamento.
Solução: Use um jato de água para remover ácaros ou recorra a óleos naturais.

* Cochonilhas:
Sintomas: Manchas brancas ou cotonetes nas folhas.
Solução: Remova manualmente ou use um inseticida adequado.

* Fungos:
Sintomas: Manchas escuras, mofo branco.
Solução: Reduza a umidade, aplique fungicidas apropriados.

* Podridão de raízes:
Sintomas: Folhas murchas, apodrecimento da base.
Solução: Reduza a rega, replante em solo bem drenado se necessário.

orelha de sherek1

Problemas comuns e suas soluções
* Folhas enrugadas ou encolhidas
Causa:
Exposição prolongada ao sol intenso.
Solução:
Movimente a planta para um local com luz indireta ou aplique uma tela de sombreamento.

* Folhas amareladas
Causa:
Excesso de umidade ou falta de nutrientes.
Solução:
Ajuste a frequência de rega e forneça um fertilizante equilibrado durante a temporada de crescimento.

* Estiramento das hastes
Causa: Insuficiência de luz.
Solução: Mude a planta para um local mais ensolarado e podar as hastes longas, se necessário.

* Manchas nas folhas
Causa:
Água nas folhas sob luz solar direta.
Solução: Evite regar nas horas mais quentes do dia para prevenir manchas por queimaduras solares.

orelha-de-shrek
Variação de cores nas folhas
Uma curiosidade fascinante sobre a Crassula ovata Gollum é a sua capacidade de mudar de cor em resposta às condições de crescimento. Em ambientes mais ensolarados, as folhas tendem a desenvolver tons mais intensos de verde, enquanto em condições de menor luminosidade, podem adquirir tonalidades mais claras.

Resistência e longevidade
Esta suculenta é conhecida por sua resistência e longevidade. Com os cuidados adequados, a Orelha de Shrek pode viver por muitos anos, tornando-a uma escolha duradoura para colecionadores de plantas suculentas.

névoa