Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




foto2861

São várias as possíveis cores das folhas de uma orquídea. Variam do “verde profundo” até um verde bem clarinho mais amarelado mesmo.
Então, se sua orquídea está amarelando, mantenha a calma e tente identificar o problema primeiro.

Cattleyas e Phalaenopsis costumam ter folhas verde-escuro. Dendrobium e Cymbidium costumam ter a folha verde-claro.

Mas faz sentido. Quanto mais escura uma cor, mais luz ela está absorvendo.

Então, se sua orquídea está amarelando, pode haver vários motivos, que sempre virão acompanhados de outros sinais, e é com base nestes 2os sinais que vamos identificar o problema.

O temido: Está morrendo por problemas no solo
Lembre-se, orquídea não gosta de terra. Se ela está plantada em local errado, ela pode amarelar. Pense bem nisto. Veja como estão as raízes, se as folhas não estão desidratadas e se a drenagem do substrato está boa.
Muita umidade pode trazer bactérias, nemateomintos e fungos, entrando nas raízes a apodrecendo-as.

Raízes fracas > poucos nutrientes > planta amarelada!

Pouca água
Isto não vai amarelar sua orquídea, mas o contrário, sim. Muita água vai trazer invasores para as raízes e vai prejudicar sua planta

E mais! Se o substrato tem uma ótima drenagem, então mesmo que você regue demais não vai prejudicar a orquídea por invasores.

Mudança de ambiente
Por mudança de ambiente sua orquídea vai ter que se readaptar ao novo local. Assim sendo, folhas podem cair, sua cor mudar e passar por um período de dormência mesmo.

1 – Dê local com pouca luz para local com muita luz e não ao contrário, e principalmente com Dendrobium.

Então, respeite sua planta. Quando for mudar a planta, faça para local parecido, tentando manter a mesma direção de luz e quantidade da mesma.

Falta de vitaminas.
Outra coisa que vai ser difícil acontecer. Orquídeas não precisam de muita vitamina a não ser que você esteja colocando ela em local muito diferente do que ela precisa.
Orquídeas rupícolas vão precisar realmente de mais vitaminas do que outras, use farinha de osso + torta de mamona 1 vez a cada 6 meses, (a quantidade varia de acordo com planta/vaso/substrato).

Se estiver amarelando e este for o caso, tome cuidado, pois ela estará ficando debilitada e muita vitamina de uma vez só seria como uma over-dose, prejudicando-a mais ainda.

Doenças variadas
Se estiverem aparecendo pontos amarelados, provavelmente é cochonilha (pontinhos brancos no centro dos pontos amarelos).

Se a folha inteira estiver ficando amarelada, e não o restante da planta, pode novamente ser a cochonilha, que pegou na base da folha.

Se a planta inteira amarelou, veja se as raízes não estão podres (umidade alta e afecções consequentes).

E se tem pulgões, ela pode amarelar, mas antes vai ficar desidratada e alaranjada. (nematelmintos trazidos pelos pulgões)
Neste caso, trate primeiro os pulgões, depois os nematelmintos deverão ser combatidos com defensivos específicos. Aconselho até procurar algum agrônomo. Pois estes defensivos são tóxicos e perigosos à saúde humana.

rosinha

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



5 Responses

  1. #1
    geruza lina de souza araujo 
    Wednesday, 30. November 2011

    adoro orquideas mais nao sei cuidar muito bem a minha esta com as folhas amarelas e caindo estou preocupada

  2. #2
    Amauri Antonio da Silva 
    Sunday, 4. March 2012

    minha orquidea esta com a raiz fraca e tambem esta muchando aos pouco eu retirei e coloquei a num vidro com hormonia enraizador o vaso em que ela estava era de casca de coco seco

  3. Oi! Estou meio perdida pois, estou com uma orquídea com a famosa mofo cinza, e outras duas, com as folhas amareladas e as raízes meio torcidas e nao sei como proceder, nao sei se devo cortar as folhas e as raízes? Enfim, sou novata no assunto orquídea, mas nao quero perde-las. E na hora de rega-las, devo molhar também as flores, ou só as folhas, ou somente a raiz?
    Socorro!

  4. #4
    Mercia 
    Monday, 17. June 2013

    Tenho uma orquidia Cynbidium, ela deu fungo e logo em seguida caiu todas as folhas restando so uma, coretei as raizes de cima que estavam pretas, troquei o vaso e coloquei carvão, sera que ela morreu, quando ela volta a dar folhas de novo se estiver viva. Socorro! me ajudem.

  5. Ola, tenho cerca de 20 plantas umas mais jovens e outras mais velhas, ja mantenho essa pequena coleçao a alguns anos, recentemente percebi q elas estao com pontos pretos e amarelando as folhas, so nao sei se esses pontos pretos surgiu antes ou depois das folhas amarelar… so sei q vai amarelando e murchando ate o bulbo ficar preto como carvao e secar por completo. Percebi isso acontecendo em 5 plantas, ate uma Vanda florida e com botoes para florir! Olhei o substrato e nao percebi mofo, tambem nao estao recebendo muito agua, elas ficam na parede da minha lavanderia nao recebem luz direta nem agua da chuva. Ja estao neste local a 2 anos… e nunca havia ocorrido algo parecido com isto. Se alguem puder me ajudar me orientar … oq devo salvar para salvar minhas meninas? Obrigada

Comente sobre o post