Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




flores-e-plantas

As plantas que são vendidas em supermercados e floras possuem o sistema radicular muito sensível. São cultivadas em substratos (produtos que servem apenas para substituir a terra)  não absorvem água e não possuem nutrientes para a alimentação das plantas).

São plantas cultivadas para terem baixa durabilidade no mercado. Nas estufas onde são produzidas seu sistema radicular é alimentado por fertilizantes diluídos na água.

Quando estão adultas e aptas para comercialização a adubação é interrompida e a planta acaba sofrendo devido à falta dos nutrientes necessários para o seu crescimento.

Por isso que, quando você compra um vaso de Begônia, que está bonito e cheio de flores, depois de 15 dias a planta começa a murchar, mesmo que haja água.

Begonia-6

Abaixo seguem 07 passos de como garantir que a planta sobreviva e produza flores continuamente.
1 – A escolha do vaso
O vaso que irá receber a planta deve ter 2 vezes o tamanho do vaso em que a planta está acondicionada. Dessa forma, haverá o crescimento e renovação radicular, garantindo o desenvolvimento da planta.

2 – A drenagem do vaso
Se o vaso escolhido não possuir furos no fundo, o mesmo deve ser feito com a utilização de uma furadeira. Se já possuir, a drenagem deve ser feita com manta bidim, argila expandida, brita, seixos, etc.

Deve-se colocar uma camada de 5 cm da argila expandida no fundo do vaso para que tenha uma boa drenagem. O excesso de água no sistema radicular ocasiona o apodrecimento do mesmo.

3 – Terra para plantio
A terra que deverá ser usada deve ser rica em nutrientes. O ideal para este plantio são os Condicionadores de Solo “Classe A”, pois possuem matérias orgânicas e nutrientes em sua composição.

Além de serem orgânicos, estes produtos são isentos de elementos contaminantes que são prejudiciais à saúde. O condicionador de solo “Classe A” ou terra vegetal (deve possuir esterco de curral em sua composição) deve ser colocado acima do elemento de drenagem até a borda do vaso.

tulipa

4 – O plantio
Não é necessário esperar a queda das flores para fazer o plantio. Como a planta gastou todo seu nutriente para florir ela não possuirá energia suficiente para enraizar e crescer, a menos que ela absorva da terra ou pelas folhas.

Após colocação do condicionador de solo ou terra vegetal, deve ser feito um buraco no centro do vaso para plantio do torrão (sistema radicular com substrato) do vaso de flor. É extremamente importante retirar o vaso de plástico ou sacola plástica para o plantio.

Não é necessário cortar o torrão, apenas esfarelar um pouco, apertando-o para liberar as raízes, para que, em contato com a terra, ela possa absorver os nutrientes. Após feito o buraco, preenche-se com a terra e aperta-se ao redor para que a planta fique firme no vaso.

5 – As condições ideais de crescimento
A maioria das plantas sobrevive na ausência do sol direto, necessitam apenas, da claridade. É importante protegê-las do vento, pois ele desidrata as plantas mais rápido que o sol.

Suculentas e cactos são plantas de sol, portanto, devem ser acondicionadas debaixo do sol direto. Kalanchoe, Gérbera, Ciclâmen e Flor-de-seda, são plantas que desenvolvem bem com luz indireta (janelas).

Begônias e Violetas preferem sombra, os raios solares queimam suas folhas e desidratam seus caules. As plantas precisam de água para sobreviver, porém tanto o excesso quanto a falta são prejudiciais para o seu crescimento.

violetas

Sempre que for molhar o vaso, verifique se a terra está seca, algumas plantas como a Begônia não toleram o excesso de água, por isso evite molhar demais ou deixar o pratinho com água. Já as violetas gostam que o pratinho tenha água, desde que não haja excesso. Suculentas e cactos são mais tolerantes à seca, o excesso de água ocasiona mela da planta.

6 – A adubação de crescimento
As plantas envasadas (vendidas em vasos) possuem uma maior necessidade de nutrientes por terem sido condicionadas dessa forma durante todo o seu ciclo de crescimento. É importante que a adubação nutricional siga as orientações contidas na embalagem dos produtos. O excesso de fertilizantes é prejudicial às plantas.

7 – Os cuidados com as plantas
As plantas estão susceptíveis ao ataque de pragas. O ataque das pragas é maior na época de baixa umidade do ar (inverno). Dessa forma é importante tomar alguns cuidados para evitar que estas pragas ataquem suas plantas.

No mercado estão disponíveis produtos orgânicos com grande eficiência no combate e controle destas pragas. Armadilhas amarelas para serem penduradas próximas aos vasos ou mesmo aquelas para serem colocadas diretamente nos vasos servem para controle e identificação de pragas voadoras.

Para o combate de lesmas e caracóis, pragas agressivas que comem as plantas à noite, devem ser combatidas com lesmicidas orgânicos. É importante controlar a praga, pois sua única função é se alimentar das nossas plantas.

flore1323

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post