Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Barléria

A Barléria é uma planta que pertence a família das Acanthaceae (é a família das plantas angiospérmicas – plantas que possuem flores). Pertence \á família das Acanthaceae (é a família das plantas angiospérmicas – plantas que possuem flores).

É um pequeno arbusto originado do continente asiático, que começou a ser cultivado na Índia, podendo ser encontrada com facilidade em outros países como: China, Filipinas, Mianmar e Tailândia.

Apesar de ser encontrada em alguns países da Ásia ela é nativa e típica das Filipinas, tanto que o país dá origem ao principal nome popular da planta.

É uma planta de flores tubulares, pequenas e delicadas. Possui uma bela folhagem e floresce quase todo o ano. Deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, com solo bem adubado. Não tolera clima muito frio.

Seu esplendor é observado nas épocas mais quentes. Sua utilização no paisagismo é bastante versátil, podendo ser plantada em vasos e bordaduras. Sua multiplicação é feita por sementes.

Apresenta características de uma planta herbácea (plantas que possuem um caule não lenhoso ou semi lenhoso podendo apresentar vários portes, e que podem conseguir os mesmos efeitos e características de uma planta arbustiva).

É conhecida popularmente pelo nome de Violeta Filipina, pertencente à categoria de plantas que possuem flores perenes, isto é, ela apresenta flores durante quase todas as épocas do ano, por isso uma das características mais marcantes da Barléria é o fato dela ser uma planta muito florífera. A Barléria possui flores pequenas e bastante delicadas, com as cores: roxa, rosa, rosa-arroxeada, azul e branca (tipo raro de Barléria), e que apresentam um formato que nos recorda uma trombeta.

É uma planta de pequeno porte, rústica (planta que se desenvolve sem a necessidade de ser cultivada), que se aclimata com facilidade as regiões litorâneas e que pode atingir em média de 0,90 m a 1,20 m de altura.

Para que a Barléria fique compacta, forte e robusta é recomendado que a seja despontada (o seu topo e extremidades sejam cortados). Ela é uma planta que possui um caule ereto e pendente (os ramos da planta se curvam para o solo).

A Barléria é uma planta que possui uma bela folhagem e é bastante usado por jardineiros e decoradores devido a sua beleza e as suas características ornamentais (apresenta flores durante quase todo o ano, o que realça a sua beleza e uso como planta de características decorativas – não existem tantas plantas que apresentam flores durante todo o ano).

As folhas são ásperas (espessas e duras) e possuem formato elíptico (apresentam a forma de um circulo achatado). Elas possuem a coloração verde escuro na sua parte superior e na parte inferior possuem a cor verde claro (opaco). Outra característica das folhas da Barléria é que elas possuem uma persistência permanente (a folhagem mantém as suas folhas durante todo o ano).

Os frutos apresentam o formato de cápsulas elipsoides (formato de círculos achatados), que possuem um tamanho de 1,5 cm e geram as sementes que são tão necessárias para a reprodução da planta.

Outra característica da Barléria é o fato dela ser uma planta de ciclo de vida perene (são plantas que apresentam ciclos de vidas longos – mais de dois anos).

Em outros países a Barléria é conhecida por outros nomes, como por exemplo: na língua inglesa (bluebell barleria, philippine Violet), na língua espanhola (campanitas azules e violeta filipina) e na língua alemã (philippinisches buschveilchen).

Como cultivar
A Barléria é uma planta típica para ser cultivada nas regiões de clima Tropical (quente e úmido), no entanto ela também se adapta facilmente aos climas: Subtropical, Equatorial e Mediterrâneo.

Apresenta o seu grande momento e esplendor de sua grande beleza nas épocas mais quentes do ano (isto ocorre principalmente no verão e na primavera).

Devido as suas características climáticas (de ser uma planta que gosta do calor e da umidade), é um tipo de planta que não suporta e nem tolera as baixas temperaturas e os climas frios.

A Barléria é uma planta que deve ser cultivada a sol pleno (principalmente nos locais que não sejam tão quentes) e a meia sombra (nos locais com temperaturas mais elevadas).

Deve ser cultivada em solos drenáveis, férteis e que sejam bem adubados com material orgânico e sejam irrigados de formas regulares (duas regas por semana são suficientes, pois dessa forma o solo não ficará encharcado). Essas atitudes ajudarão a planta a apresentar um bom desenvolvimento e ter uma bela floração.

O Solo pode ficar úmido, mas não precisa ser encharcado (o solo encharcado pode levar ao apodrecimento das raízes e por consequência a morte da planta).

Com relação as podas, elas podem ser realizadas com o objetivo ter um visual mais compacto e bonito.

É uma planta muito versátil quando se trata do seu cultivo, pois devido ao seu porte (pequeno) e a sua forma de crescimento ereta e colunar, ela pode ser plantada e cultivada em jardins que possuem pouco espaço disponível, pois ela pode ser plantada em vasos, jardineiras e bordaduras (servem para delinear os canteiros dos jardins).

Multiplicação e reprodução
A reprodução ou multiplicação da Barléria acontece normalmente durante o inverno e ela pode ocorrer de duas formas:
* Propagação de Sementes;
* Por Estaquia (formação de mudas);

A propagação das sementes acontece quando a planta realiza a produção de suas sementes e as mesmas são semeadas e cultivadas e a planta vai se reproduzindo.

No caso da reprodução por estaquia, que é um método de reprodução assexuada das plantas, ocorre a separação de ramos na formação de pequenas mudas para serem plantadas. Nestas mudas, são necessárias que existam a presença de ramos e raízes, para que elas sejam plantadas em outro local e tenham a capacidade de crescer e se tornar uma nova planta.

No cultivo da Barléria, são necessários poucos cuidados, no entanto às pessoas que desejam plantar e cultivá-la, precisam estar atenta as questões de temperatura, pois a Barléria é uma planta que não se adapta a baixas temperaturas, e caso ocorra o cultivo da planta nessas condições, ela pode vir a morrer.

Por ser uma planta muito bonita, com características arbustivas e apresentar flores durante quase todos os períodos do ano, é bastante utilizada por decoradores e paisagistas como planta decorativa.

Fica bastante bonita quando cultivada como revestimento para muros e também pode ser usada com outras plantas.

Além das características ornamentais, a Barléria possui propriedades medicinais. As folhas da Barléria podem ser utilizadas na preparação de um chá ou extrato que pode ser utilizado no tratamento das anemias, inflamações diversas e contra a dor de dente.

kjlki

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post