Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




capim dos pampas

O capim-dos-pampas é gigante, chegando a 2,5 m de altura.  É uma planta da família Poacea, que é conhecida por gramíneas, capins, gramas ou relvas (o antigo nome dessa família era Gramineae).

É uma planta nativa da América do Sul, principalmente de países como Brasil (região sul) e Argentina, na região dos pampas (por isso o seu nome popular, devido a essa região ser composta de países como Brasil, Argentina e o Uruguai).

As espécies que pertencem a esta família, se caracterizam por serem plantas floríferas, monocotiledôneas e possui grande importância para os seres humanos, tanto no aspecto econômico quanto no aspecto alimentar, pois fazem parte dessa família cultivar como: milho, trigo, aveia, centeio, cevada, arroz e cana de açúcar.

Também é chamado popularmente de: Cana-dos-pampas, Cana-tinga, Cortadeira, Penacho-branco, Pampa-grass e Pluma.

São encontradas as seguintes variedades desta espécie vegetal: Gold Band, Pumila e Sunningdale Silver.

A beleza do capim-dos-pampas é reconhecida e admirada por todo o mundo, devido às lindas plumas coloridas que são produzidas por esta espécie. Essas plumas são bastante resistentes e duráveis quando são cortadas da planta, e podem ser usadas na formação de arranjos e vasos.

capim-dos-pampas

Características do Capim-dos-Pampas
O capim-dos-pampas é uma herbácea, que se caracteriza por ser um tipo de planta que não possui caule lenhoso e podem adquirir a altura e as características de arbusto, que é o caso do desta planta.

É uma planta rizomatosa, isto é, possui caules subterrâneos que possuem a capacidade de guardar e armazenar nutrientes para o sustento da espécie vegetal. As plantas rizomatosas crescem formando touceiras que são separadas de forma periódica da planta mãe, para limpeza e para a multiplicação das plantas. As touceiras do capim-dos-pampas apresentam vários tufos de folhas.

O caule possui numerosos colmos, que é um caule típico das plantas rizomatosas, que são densos e com uma grande quantidade de folhas. É uma espécie vegetal que apresenta um ciclo de vida perene, isso significa que é uma planta que possui um longo ciclo de vida, que no reino vegetal significa que ela vive mais que dois anos.

capimdospampas

O capim-dos-pampas é considerado uma planta grande, pois apresenta uma altura média de 2,50 m e já foram encontradas espécies desta planta com 4,70 m.

Suas inflorescências se parecem com grandes plumas e podem ser de coloração branca, amarela, rósea, púrpura, azul celeste e roxa, e se formam no período do verão e em outono.

Outra característica das flores do capim-dos-pampas é que elas são flores perenes.  As folhas do capim-dos-pampas são longas, delgadas, lineares (apresentam a disposição de uma linha) e possuem bordas cortantes, pois são muito afiadas.

Elas podem se apresentar nas cores verde, verde azulada e cinza prateado. São folhas grandes, podendo apresentar 2 m de comprimento.

Sendo um planta diferente, sua beleza é ressaltada se utilizada isolada em gramados, podendo ser plantada em conjuntos. Presta-se também como flor de corte.

capim-dos-pampas

Cultivo do Capim-dos-Pampas
A planta tem como característica ser facilmente manejada e cultivada. É uma planta típica de clima temperado, contudo ela se adapta a ser cultivada em regiões que possuem clima mediterrâneo, tropical e subtropical. Suporta com boa capacidade de resistência aos climas frios e até mesmo a situações de frio extremo como as geadas.

Deve ser cultivado a sol pleno, principalmente nas regiões mais frias. O solo ideal para seu cultivo, é o fértil, e o solo pode ser enriquecido com material orgânico para aumentar a fertilidade do solo para que ele fique mais apropriado ainda para o cultivo.

A irrigação deve ser feita de forma regular, podendo o solo ficar levemente umedecido, no entanto é necessário cuidado para não encharcar o solo, pois essa situação pode causar o sufocamento das raízes.

Caracteriza-se por ser uma espécie vegetal bastante peculiar e diferente, por isso sua beleza é reforçada quando a planta é cultivada em gramados de forma isolada ou em conjuntos.

O capim-dos-pampas possui um belíssimo efeito decorativo e ornamental, podendo ser uma espécie usada tanto no paisagismo como na arte floral – produção de arranjos florais.

No caso do uso da planta para produzir arranjos florais, ela é cultivada como flor de corte, pois nesse caso elas são cortadas após desabrocharem e são secas expostas ao sol.

capim dos pampas

Multiplicação
O capim-dos-pampas se multiplica através da divisão de touceiras e pela dispersão de sementes.

A multiplicação por divisão das touceiras consiste na fragmentação (divisão) das touceiras que surgem em uma planta.  Devido a essa divisão, surgem mudas da espécie cultivada, e essas mudas que são obtidas, têm o objetivo de serem plantadas em outros locais, e assim serem geradas novas espécies do capim-dos-pampas em outros lugares.

A multiplicação por dispersão das sementes consiste em espalhar as sementes que são produzidas pelas flores da planta em locais com condições adequadas de cultivo. Um grande auxílio para a dispersão das sementes desta espécie é dada pelo vento, que faz a dispersão de maneira natural.

É uma espécie vegetal que se reproduz com extrema facilidade, tanto que em alguns países ela é considerada uma planta invasiva, pois o capim-dos-pampas tem a capacidade de produzir mais de 1milhão de sementes durante o seu ciclo de vida.

Também pode ser usado sobre taludes e bermas, como forma de combater a erosão dos solos e também como uma espécie de para vento, quando cultivadas próximos ao mar.

capimpampas

Podas
Recomenda-se fazer poda drástica na planta a cada ano, cortando-se toda a planta próximo ao chão. Isso geralmente é realizado no final do inverno ou início da primavera.

Por causa da folhagem afiada, a tarefa de poda deve ser feita com muito cuidado usando luvas e uma camisa de mangas compridas.

Embora não seja obrigatório, após a poda incorpore húmus de minhoca ao solo ao redor da planta e um fertilizante químico NPK 10-10-10 para estimular o crescimento, quando a planta estiver formada usar NPK 4-14-8 para estimular o florescimento.

cachoeiraarcoiris

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post